Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200007 |
Resumo: | O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010. |
id |
RCAP_0cdef19eb85be22e908e7117ec376beb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292012000200007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em abertoensino superiorinserção profissionalaprendizagem ao longo da vidapolíticas educativasO artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010.Editora Mundos Sociais2012-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200007Sociologia, Problemas e Práticas n.69 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200007Alves,Mariana GaioAlves,NatáliaChaves,Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:51Zoai:scielo:S0873-65292012000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:12.926101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
spellingShingle |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto Alves,Mariana Gaio ensino superior inserção profissional aprendizagem ao longo da vida políticas educativas |
title_short |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_full |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_fullStr |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_full_unstemmed |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_sort |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
author |
Alves,Mariana Gaio |
author_facet |
Alves,Mariana Gaio Alves,Natália Chaves,Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Alves,Natália Chaves,Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,Mariana Gaio Alves,Natália Chaves,Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior inserção profissional aprendizagem ao longo da vida políticas educativas |
topic |
ensino superior inserção profissional aprendizagem ao longo da vida políticas educativas |
description |
O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.69 2012 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137305870467072 |