Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isolina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Courela, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9771
Resumo: A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.
id RCAP_0cfd8edc2289d5eac122a3e1d54d90ee
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de liderança em contextos online: um estudo de casoe-liderançaTutoriaComunidade de aprendizagemRede de práticaLiderança distribuídaODS::04:Educação de QualidadeA presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.Repositório AbertoOliveira, IsolinaCourela, Conceição2020-06-09T12:35:20Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9771porOliveira, I. & Courela, C. (2016). Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. RENOTE, 14(1), 1-10.1679-1916https://doi.org/10.22456/1679-1916.67328info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:27.316689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
title Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
spellingShingle Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
Oliveira, Isolina
e-liderança
Tutoria
Comunidade de aprendizagem
Rede de prática
Liderança distribuída
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
title_full Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
title_fullStr Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
title_full_unstemmed Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
title_sort Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
author Oliveira, Isolina
author_facet Oliveira, Isolina
Courela, Conceição
author_role author
author2 Courela, Conceição
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Courela, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv e-liderança
Tutoria
Comunidade de aprendizagem
Rede de prática
Liderança distribuída
ODS::04:Educação de Qualidade
topic e-liderança
Tutoria
Comunidade de aprendizagem
Rede de prática
Liderança distribuída
ODS::04:Educação de Qualidade
description A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2020-06-09T12:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9771
url http://hdl.handle.net/10400.2/9771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, I. & Courela, C. (2016). Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. RENOTE, 14(1), 1-10.
1679-1916
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079228768256