Lideranças e inovação em contextos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7396 |
Resumo: | O presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área. |
id |
RCAP_e559100eef9cdf6578f8f933d1f3e002 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lideranças e inovação em contextos educativosUniversidade AbertaLiderançaLideranças intermédiasPráticas de liderançaEscolaAgrupamento de escolasCultura organizacionalAutonomia escolarPapel do professorAvaliação do desempenhoBoas práticasInovaçãoODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área.Universidade AbertaRepositório AbertoGrave-Resendes, LídiaBastos, GlóriaOliveira, Isolina2018-07-10T10:36:33Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7396porGrave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina, coord. - Lideranças e inovação em contextos educativos [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta, 2018. 235 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 4). ISBN 978-972-674-819-9978-972-674-819-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:41.003734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lideranças e inovação em contextos educativos |
title |
Lideranças e inovação em contextos educativos |
spellingShingle |
Lideranças e inovação em contextos educativos Grave-Resendes, Lídia Universidade Aberta Liderança Lideranças intermédias Práticas de liderança Escola Agrupamento de escolas Cultura organizacional Autonomia escolar Papel do professor Avaliação do desempenho Boas práticas Inovação ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Lideranças e inovação em contextos educativos |
title_full |
Lideranças e inovação em contextos educativos |
title_fullStr |
Lideranças e inovação em contextos educativos |
title_full_unstemmed |
Lideranças e inovação em contextos educativos |
title_sort |
Lideranças e inovação em contextos educativos |
author |
Grave-Resendes, Lídia |
author_facet |
Grave-Resendes, Lídia Bastos, Glória Oliveira, Isolina |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Glória Oliveira, Isolina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grave-Resendes, Lídia Bastos, Glória Oliveira, Isolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Aberta Liderança Lideranças intermédias Práticas de liderança Escola Agrupamento de escolas Cultura organizacional Autonomia escolar Papel do professor Avaliação do desempenho Boas práticas Inovação ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Universidade Aberta Liderança Lideranças intermédias Práticas de liderança Escola Agrupamento de escolas Cultura organizacional Autonomia escolar Papel do professor Avaliação do desempenho Boas práticas Inovação ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
O presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-10T10:36:33Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7396 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina, coord. - Lideranças e inovação em contextos educativos [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta, 2018. 235 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 4). ISBN 978-972-674-819-9 978-972-674-819-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135054700478464 |