Lideranças e inovação em contextos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grave-Resendes, Lídia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bastos, Glória, Oliveira, Isolina
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7396
Resumo: O presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área.
id RCAP_e559100eef9cdf6578f8f933d1f3e002
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lideranças e inovação em contextos educativosUniversidade AbertaLiderançaLideranças intermédiasPráticas de liderançaEscolaAgrupamento de escolasCultura organizacionalAutonomia escolarPapel do professorAvaliação do desempenhoBoas práticasInovaçãoODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área.Universidade AbertaRepositório AbertoGrave-Resendes, LídiaBastos, GlóriaOliveira, Isolina2018-07-10T10:36:33Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7396porGrave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina, coord. - Lideranças e inovação em contextos educativos [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta, 2018. 235 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 4). ISBN 978-972-674-819-9978-972-674-819-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:41.003734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lideranças e inovação em contextos educativos
title Lideranças e inovação em contextos educativos
spellingShingle Lideranças e inovação em contextos educativos
Grave-Resendes, Lídia
Universidade Aberta
Liderança
Lideranças intermédias
Práticas de liderança
Escola
Agrupamento de escolas
Cultura organizacional
Autonomia escolar
Papel do professor
Avaliação do desempenho
Boas práticas
Inovação
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Lideranças e inovação em contextos educativos
title_full Lideranças e inovação em contextos educativos
title_fullStr Lideranças e inovação em contextos educativos
title_full_unstemmed Lideranças e inovação em contextos educativos
title_sort Lideranças e inovação em contextos educativos
author Grave-Resendes, Lídia
author_facet Grave-Resendes, Lídia
Bastos, Glória
Oliveira, Isolina
author_role author
author2 Bastos, Glória
Oliveira, Isolina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Grave-Resendes, Lídia
Bastos, Glória
Oliveira, Isolina
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta
Liderança
Lideranças intermédias
Práticas de liderança
Escola
Agrupamento de escolas
Cultura organizacional
Autonomia escolar
Papel do professor
Avaliação do desempenho
Boas práticas
Inovação
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Universidade Aberta
Liderança
Lideranças intermédias
Práticas de liderança
Escola
Agrupamento de escolas
Cultura organizacional
Autonomia escolar
Papel do professor
Avaliação do desempenho
Boas práticas
Inovação
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-10T10:36:33Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7396
url http://hdl.handle.net/10400.2/7396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina, coord. - Lideranças e inovação em contextos educativos [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta, 2018. 235 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 4). ISBN 978-972-674-819-9
978-972-674-819-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135054700478464