Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9771 |
Resumo: | A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa. |
id |
RCAP_0cfd8edc2289d5eac122a3e1d54d90ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9771 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de casoe-liderançaTutoriaComunidade de aprendizagemRede de práticaLiderança distribuídaODS::04:Educação de QualidadeA presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.Repositório AbertoOliveira, IsolinaCourela, Conceição2020-06-09T12:35:20Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9771porOliveira, I. & Courela, C. (2016). Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. RENOTE, 14(1), 1-10.1679-1916https://doi.org/10.22456/1679-1916.67328info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:27.316689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso |
title |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso |
spellingShingle |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso Oliveira, Isolina e-liderança Tutoria Comunidade de aprendizagem Rede de prática Liderança distribuída ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso |
title_full |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso |
title_fullStr |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso |
title_sort |
Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Isolina |
author_facet |
Oliveira, Isolina Courela, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Courela, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isolina Courela, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-liderança Tutoria Comunidade de aprendizagem Rede de prática Liderança distribuída ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
e-liderança Tutoria Comunidade de aprendizagem Rede de prática Liderança distribuída ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2020-06-09T12:35:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9771 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, I. & Courela, C. (2016). Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. RENOTE, 14(1), 1-10. 1679-1916 https://doi.org/10.22456/1679-1916.67328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135079228768256 |