Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57405 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_a2f51648b0e329e7c4686ca311111415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva AGeometria descritivaTridimensionalCriatividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação“Luz e Sombra na Galáxia dos Sólidos” é o título do relatório da prática de ensino supervisionada, que decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira, Carnide, com uma turma do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, através de uma UD subordinada à temática da determinação de sombras, própria e projetada, de sólidos, no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A. A investigação partiu da metodologia investigação-ação e da seguinte questão da investigação – De que forma os recursos didáticos tridimensionais influenciam a capacidade de visualização espacial abstrata dos alunos de Geometria Descritiva A, através de uma didática sobre o estudo das sombras de sólidos? Os objetivos a alcançar relacionam-se diretamente com aprendizagem significante, enriquecimento do meio escolar e desenvolvimento profissional do professor. A planificação das diversas atividades partiu do estudo prévio do contexto escolar e da observação de aulas, iniciada no ano letivo anterior. E teve como suporte, a pesquisa teórica sobre práticas educativas e a análise dos materiais didáticos e orientações curriculares disponíveis para a disciplina e para o ensino secundário. Esta implementação decorreu entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2022, num total de nove aulas de dois tempos cada e abrangeu vinte e oito alunos do 11.º ano. Quanto à avaliação esta foi maioritariamente formativa. Dos resultados obtidos conclui-se que esta UD foi impactante, em particular para aqueles que apresentavam maiores dificuldades na disciplina, geradora de motivação, contribuindo para uma reflexão do processo ensino-aprendizagem e para novos caminhos educativos.The title of this supervised teaching practicum report is “Light and Shadow in the Solids Galaxy.” The supervised teaching took place at the Escola Secundária Vergílio Ferreira, Carnide. The course was “Geometria Descritiva A”, a part of the “Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias”. The teaching unit focused on how to determine the self and cast shadows of solids. Within the framework of the Research-Action Methodology, the research question was: In what way do tridimensional teaching resources influence students’ capacity for abstract spatial visualization? The objectives were: significant learning, enrichment of the school environment, and the professional development of the instructor. The various class activities were based on the study of the school context and inclass observations begun a year earlier. They were also informed by theoretical research on educational practices and by an analysis of the available teaching materials and curricular guidelines for the discipline and for high school education The implementation took place between the 18th of January and the 8th of February of 2022, totalling 9 two-period classes, and involving twenty-eight eleventhgrade students. Evaluation was mostly formative The results show that the teaching unit was impactful, especially for students who struggle the most with the subject matter. It generated motivation, and it contributed to a reflection on the teaching-learning process and to new educational paths.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Maria João de Magalhães e Castro Dias2023-05-10T14:34:00Z2022-07-222022-06-142022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:49.967531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A |
title |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A |
spellingShingle |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A Ribeiro, Maria João de Magalhães e Castro Dias Geometria descritiva Tridimensional Criatividade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A |
title_full |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A |
title_fullStr |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A |
title_full_unstemmed |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A |
title_sort |
Luz e sombra na galáxia dos sólidos - Didática da Geometria Descritiva A |
author |
Ribeiro, Maria João de Magalhães e Castro Dias |
author_facet |
Ribeiro, Maria João de Magalhães e Castro Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria João de Magalhães e Castro Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva Tridimensional Criatividade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Geometria descritiva Tridimensional Criatividade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-22 2022-06-14 2022-07-22T00:00:00Z 2023-05-10T14:34:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57405 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134631931412480 |