Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3538 |
Resumo: | Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_0d3f947e58d085a150bf8f5bfa15fb60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3538 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)AprendizagemLíngua PortuguesaPrática EducativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.[...]. Neste relatório é apresentada uma componente de investigação teórica relativamente às dificuldades de aprendizagem com os objetivos de analisar os problemas de aprendizagem dos alunos e definir estratégias apropriadas para trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem. A minha investigação foi realizada inicialmente de forma mais abrangente com o intuito de contextualizar as dificuldades de aprendizagem em geral e depois centrei a minha pesquisa nas dificuldades de aprendizagem na Língua Portuguesa. As dificuldades nesta área podem estar relacionadas com diversos fatores, como a falta de incentivo e motivação para a aprendizagem como também problemas de aprendizagem específicos, como a dislexia, disortografia e disgrafia que necessitam de uma avaliação e intervenção adequadas. O sucesso do aluno é determinado por diversos fatores, sendo que a motivação para a aprendizagem tem um elevado impacto na predisposição do aluno para aprender. [...].ABSTRACT: [...]. In this report an element of research concerning learning disabilities is presented with the aims of analysing the learning disabilities of the learners and defining suitable strategies for working with children with learning disabilities. My research was initially done in a more comprehensively way in order to contextualize the learning disabilities in general, having afterwards focused my study on the Portuguese Language learning disabilities. The disabilities in this area can be related to several factors, such as the lack of stimulus and motivation to learn as well as specific learning disabilities as dyslexia, dysortographia and dysgraphia, which need a suitable evaluation and intervention. The learner’s success is determined by several factors, having the motivation to learn a high impact on the learner’s willingness to learn. [...].Castanho, Maria da Graça BorgesSerpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresAndrade, Andreia Monteiro2015-12-07T18:01:31Z2015-06-182015-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3538201393816porAndrade, Andreia Monteiro. "Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 116 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:12.078071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico Andrade, Andreia Monteiro Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Aprendizagem Língua Portuguesa Prática Educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Andrade, Andreia Monteiro |
author_facet |
Andrade, Andreia Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Maria da Graça Borges Serpa, Margarida Damião Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Andreia Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Aprendizagem Língua Portuguesa Prática Educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Aprendizagem Língua Portuguesa Prática Educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07T18:01:31Z 2015-06-18 2015-06-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3538 201393816 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3538 |
identifier_str_mv |
201393816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Andrade, Andreia Monteiro. "Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 116 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130714316210176 |