A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Susana Catarina Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8762
Resumo: A Língua Portuguesa desempenha um papel de grande relevo para os seus usuários, visto ser através dela que se realizam todas as comunicações, sejam orais ou escritas. Neste sentido, é fundamental que os falantes sejam capazes de utilizar a Língua Portuguesa de forma correta e adequada, tendo a escola uma grande responsabilidade neste aspeto, devendo proporcionar um ensino de qualidade, capaz de formar bons alunos e bons cidadãos. No presente trabalho, tendo presente a ideia de que a Língua Portuguesa ocupa um lugar de destaque ao longo de todo o processo educativo, debruçamo-nos sobre a sua operacionalização, de forma transversal, a todas as áreas, em contexto da educação préescolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Como tal, iniciamos o relatório com uma descrição sobre a importância da Língua Portuguesa, seguindo-se um estudo de natureza descritiva sobre a operacionalização da transversalidade da Língua Portuguesa, considerando a importância que a mesma tem em todas as áreas curriculares, nos dois contextos de ensino anteriormente mencionados. Por fim, apresentamos as atividades realizadas durante a prática de ensino supervisionada e uma reflexão sobre as mesmas.
id RCAP_e7a4d9e7a3213963d9594d0d509ec3bf
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoLíngua PortuguesaTransversalidadeOperacionalizaçãoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoA Língua Portuguesa desempenha um papel de grande relevo para os seus usuários, visto ser através dela que se realizam todas as comunicações, sejam orais ou escritas. Neste sentido, é fundamental que os falantes sejam capazes de utilizar a Língua Portuguesa de forma correta e adequada, tendo a escola uma grande responsabilidade neste aspeto, devendo proporcionar um ensino de qualidade, capaz de formar bons alunos e bons cidadãos. No presente trabalho, tendo presente a ideia de que a Língua Portuguesa ocupa um lugar de destaque ao longo de todo o processo educativo, debruçamo-nos sobre a sua operacionalização, de forma transversal, a todas as áreas, em contexto da educação préescolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Como tal, iniciamos o relatório com uma descrição sobre a importância da Língua Portuguesa, seguindo-se um estudo de natureza descritiva sobre a operacionalização da transversalidade da Língua Portuguesa, considerando a importância que a mesma tem em todas as áreas curriculares, nos dois contextos de ensino anteriormente mencionados. Por fim, apresentamos as atividades realizadas durante a prática de ensino supervisionada e uma reflexão sobre as mesmas.The Portuguese Language plays a great role for its users, since it is through it that all communications are carried out, whether oral or written. In this sense, it is fundamental that the speakers are able to use the Portuguese language in a correct and adequate way, having the school a great responsibility in this aspect, and must provide a quality education, capable of forming good students and good citizens. In the present work, bearing in mind the idea that the Portuguese Language occupies a prominent place throughout the educational process, we focus on its operationalization, in a transversal way, in all areas, in the context of pre-school education and the teaching of the 1st cycle of basic education. As such, we began the report with a description of the importance of the Portuguese Language, followed by a descriptive study on the operationalization of the transversality of the Portuguese Language, considering the importance it has in all curricular areas, in the two contexts of mentioned above. Finally, we present the activities carried out during supervised teaching practice and a reflection on them.2018-10-03T10:57:39Z2018-07-24T00:00:00Z2018-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8762TID:202326721porLeite, Susana Catarina Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:34.576324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Leite, Susana Catarina Coelho
Língua Portuguesa
Transversalidade
Operacionalização
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua operacionalização na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Leite, Susana Catarina Coelho
author_facet Leite, Susana Catarina Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Susana Catarina Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Transversalidade
Operacionalização
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic Língua Portuguesa
Transversalidade
Operacionalização
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
description A Língua Portuguesa desempenha um papel de grande relevo para os seus usuários, visto ser através dela que se realizam todas as comunicações, sejam orais ou escritas. Neste sentido, é fundamental que os falantes sejam capazes de utilizar a Língua Portuguesa de forma correta e adequada, tendo a escola uma grande responsabilidade neste aspeto, devendo proporcionar um ensino de qualidade, capaz de formar bons alunos e bons cidadãos. No presente trabalho, tendo presente a ideia de que a Língua Portuguesa ocupa um lugar de destaque ao longo de todo o processo educativo, debruçamo-nos sobre a sua operacionalização, de forma transversal, a todas as áreas, em contexto da educação préescolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Como tal, iniciamos o relatório com uma descrição sobre a importância da Língua Portuguesa, seguindo-se um estudo de natureza descritiva sobre a operacionalização da transversalidade da Língua Portuguesa, considerando a importância que a mesma tem em todas as áreas curriculares, nos dois contextos de ensino anteriormente mencionados. Por fim, apresentamos as atividades realizadas durante a prática de ensino supervisionada e uma reflexão sobre as mesmas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-03T10:57:39Z
2018-07-24T00:00:00Z
2018-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8762
TID:202326721
url http://hdl.handle.net/10348/8762
identifier_str_mv TID:202326721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154062876672