Resolução de problemas abertos com alunos do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tânia Patrícia Graça
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1994
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O estudo realizou-se numa escola básica do concelho de Barcelos, numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo. O principal objetivo do estudo visou perceber o contributo de problemas abertos para o desempenho dos alunos, para a forma como veem a matemática e para a sua capacidade de comunicar. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas abertas que foram apresentadas aos alunos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes questões: (i) Como é que a resolução de problemas abertos influencia a imagem dos alunos sobre a matemática? (ii) Qual o grau de envolvimento dos alunos na resolução de problemas abertos? Como se carateriza o desempenho dos alunos perante problemas abertos? (iii) Como é que o recurso a problemas abertos desenvolve a capacidade de comunicar dos alunos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem através do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo-se ao método Investigação - Ação. A observação, as tarefas matemáticas, as notas de campo e o recurso a questionário aos alunos foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos, tanto quanto à resolução de problemas como à comunicação matemática, e demonstraram que a resolução de problemas abertos é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática.
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