A Gestão das Marcas: O caso das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4384
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_0d4f84ea7f55b679e6a913a6113be115
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Gestão das Marcas: O caso das marcasCapital da marcaqualidade percebidalealdadenotoriedadeassociações de marcamarcas políticasBrand equityperceived qualityloyaltyreputationbrand associations,political brandsMestrado em MarketingNo século XXI, a gestão das marcas tornou-se uma prioridade na gestão de topo de qualquer organização. A revisão de literatura efectuada demonstra que as marcas mais exploradas são, na sua maioria, as comerciais, parecendo estar as marcas políticas pouco representadas. No entanto, com o aparecimento das sociedades de grande consumo, os partidos políticos têm-se tornado mais orientados para o marketing. Uma vez que as marcas fazem parte do dia-a-dia do comportamento dos consumidores, é possível que os partidos políticos actuem e os eleitores façam escolhas similares à forma como os consumidores escolhem marcas comerciais. Esta dissertação pretende percepcionar os factores explicativos das marcas partidárias em Portugal através da aplicação de um modelo reconhecido. Procedeu-se à recolha de dados quantitativos através de uma amostra por conveniência. Os resultados obtidos, através de uma análise multivariada, mostraram que a qualidade percebida, a lealdade e a notoriedade e associações das marcas têm um reflexo positivo directo no capital da marca no panorama partidário em Portugal, salientando-se a lealdade como a variável com maior impacto no capital da marca política. Demonstrou-se, assim, a aplicabilidade de um modelo tipicamente utilizado um estudos de marcas comerciais a marcas políticas, ficando patente que a gestão de qualquer tipo de marca deverá ser uma preocupação constante em todas as organizações, mesmo os partidos políticos.In the twenty-first century, the brand management became a priority for top management in any organization. The literature review demonstrates that commercial brands are the most exploited, being the political brands poorly represented. However, with the emergence of high consumption societies, political parties have become more marketing oriented. Once brands are part of day-to-day consumer behavior, it is possible that political parties act and voters make choices similar to how consumers choose trademarks. This thesis attempts to perceive the explanatory factors of the political brands in Portugal through the application of a recognized model. The collection of quantitative data was held using a convenience sample. The results obtained through a multivariate analysis showed that perceived quality, loyalty and reputation and brand associations have a direct positive effect on brand equity in the partisan landscape in Portugal, being loyalty the variable with greatest impact on political brand equity. Thus, it has been demonstrated the applicability of a model typically used in the study of trademarks to political brands, becoming clear that the management of any type of mark should be a constant concern in all organizations, even political parties.Instituto Superior de Economia e GestãoFelício, José AugustoRepositório da Universidade de LisboaNevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga2012-05-14T14:03:17Z2012-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4384porNevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga. 2012. "A Gestão das Marcas: O caso das marcas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:03.218132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão das Marcas: O caso das marcas
title A Gestão das Marcas: O caso das marcas
spellingShingle A Gestão das Marcas: O caso das marcas
Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga
Capital da marca
qualidade percebida
lealdade
notoriedade
associações de marca
marcas políticas
Brand equity
perceived quality
loyalty
reputation
brand associations,
political brands
title_short A Gestão das Marcas: O caso das marcas
title_full A Gestão das Marcas: O caso das marcas
title_fullStr A Gestão das Marcas: O caso das marcas
title_full_unstemmed A Gestão das Marcas: O caso das marcas
title_sort A Gestão das Marcas: O caso das marcas
author Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga
author_facet Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felício, José Augusto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga
dc.subject.por.fl_str_mv Capital da marca
qualidade percebida
lealdade
notoriedade
associações de marca
marcas políticas
Brand equity
perceived quality
loyalty
reputation
brand associations,
political brands
topic Capital da marca
qualidade percebida
lealdade
notoriedade
associações de marca
marcas políticas
Brand equity
perceived quality
loyalty
reputation
brand associations,
political brands
description Mestrado em Marketing
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14T14:03:17Z
2012-01
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4384
url http://hdl.handle.net/10400.5/4384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga. 2012. "A Gestão das Marcas: O caso das marcas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130996991328256