A Gestão das Marcas: O caso das marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4384 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_0d4f84ea7f55b679e6a913a6113be115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4384 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Gestão das Marcas: O caso das marcasCapital da marcaqualidade percebidalealdadenotoriedadeassociações de marcamarcas políticasBrand equityperceived qualityloyaltyreputationbrand associations,political brandsMestrado em MarketingNo século XXI, a gestão das marcas tornou-se uma prioridade na gestão de topo de qualquer organização. A revisão de literatura efectuada demonstra que as marcas mais exploradas são, na sua maioria, as comerciais, parecendo estar as marcas políticas pouco representadas. No entanto, com o aparecimento das sociedades de grande consumo, os partidos políticos têm-se tornado mais orientados para o marketing. Uma vez que as marcas fazem parte do dia-a-dia do comportamento dos consumidores, é possível que os partidos políticos actuem e os eleitores façam escolhas similares à forma como os consumidores escolhem marcas comerciais. Esta dissertação pretende percepcionar os factores explicativos das marcas partidárias em Portugal através da aplicação de um modelo reconhecido. Procedeu-se à recolha de dados quantitativos através de uma amostra por conveniência. Os resultados obtidos, através de uma análise multivariada, mostraram que a qualidade percebida, a lealdade e a notoriedade e associações das marcas têm um reflexo positivo directo no capital da marca no panorama partidário em Portugal, salientando-se a lealdade como a variável com maior impacto no capital da marca política. Demonstrou-se, assim, a aplicabilidade de um modelo tipicamente utilizado um estudos de marcas comerciais a marcas políticas, ficando patente que a gestão de qualquer tipo de marca deverá ser uma preocupação constante em todas as organizações, mesmo os partidos políticos.In the twenty-first century, the brand management became a priority for top management in any organization. The literature review demonstrates that commercial brands are the most exploited, being the political brands poorly represented. However, with the emergence of high consumption societies, political parties have become more marketing oriented. Once brands are part of day-to-day consumer behavior, it is possible that political parties act and voters make choices similar to how consumers choose trademarks. This thesis attempts to perceive the explanatory factors of the political brands in Portugal through the application of a recognized model. The collection of quantitative data was held using a convenience sample. The results obtained through a multivariate analysis showed that perceived quality, loyalty and reputation and brand associations have a direct positive effect on brand equity in the partisan landscape in Portugal, being loyalty the variable with greatest impact on political brand equity. Thus, it has been demonstrated the applicability of a model typically used in the study of trademarks to political brands, becoming clear that the management of any type of mark should be a constant concern in all organizations, even political parties.Instituto Superior de Economia e GestãoFelício, José AugustoRepositório da Universidade de LisboaNevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga2012-05-14T14:03:17Z2012-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4384porNevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga. 2012. "A Gestão das Marcas: O caso das marcas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:03.218132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas |
title |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas |
spellingShingle |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga Capital da marca qualidade percebida lealdade notoriedade associações de marca marcas políticas Brand equity perceived quality loyalty reputation brand associations, political brands |
title_short |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas |
title_full |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas |
title_fullStr |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas |
title_full_unstemmed |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas |
title_sort |
A Gestão das Marcas: O caso das marcas |
author |
Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga |
author_facet |
Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felício, José Augusto Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital da marca qualidade percebida lealdade notoriedade associações de marca marcas políticas Brand equity perceived quality loyalty reputation brand associations, political brands |
topic |
Capital da marca qualidade percebida lealdade notoriedade associações de marca marcas políticas Brand equity perceived quality loyalty reputation brand associations, political brands |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-14T14:03:17Z 2012-01 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/4384 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/4384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nevado, Gonçalo Albuquerque Picaluga. 2012. "A Gestão das Marcas: O caso das marcas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130996991328256 |