Reflexão sobre o desenvolvimento de competências na área de enfermagem à pessoa em situação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Helda Isabel Esteves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41541
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo evidenciar o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 2º ano do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Na introdução deste relatório, pretendeu-se enquadrar e contextualizar o estágio realizado, referindo os objetivos do trabalho e a metodologia utilizada para a sua realização. O desenvolvimento deste relatório dividiu-se em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, “Caracterização dos contextos de estágio”, contextualizou os locais de estágio, uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um Hospital central do Norte e o contexto de Emergência extra-hospitalar, realizando, também, uma breve referência ao estágio da Unidade Curricular “A pessoa em situação crítica e família: Vigilância e decisão clínica”, do 1º ano do Curso, realizado num Serviço de Urgência de um Hospital central da região Norte do país. No segundo capítulo, “Percurso de aquisição e desenvolvimento de competências de especialista e mestre na área de enfermagem à pessoa em situação crítica”, refletiu-se sobre as atividades mais significativas desenvolvidas nestes contextos de estágio, visando dar resposta aos objetivos anteriormente delineados, cujo enquadramento teve por base as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica. Esta análise foi reflexiva e devidamente fundamentada na evidência, contribuindo para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem, na área da pessoa em situação crítica. Em cada contexto clínico foram realizadas revisões de literatura e pretendeu-se especificar as competências desenvolvidas em cada contexto através da elaboração destes trabalhos. Com a conclusão, pretendeu-se realizar uma síntese com análise crítica dos itens abordados no desenvolvimento, assim como dos principais contributos deste percurso para a prática clínica, tendo em vista a melhoria dos cuidados, e abordar as considerações finais sobre a própria aprendizagem. A metodologia utilizada foi descritiva, analítico-reflexiva, de forma a descrever o pensamento e o processo de tomada de decisão desenvolvidos enquanto enfermeira especialista e mestre no percurso de desenvolvimento das competências nos contextos de prática clínica. A pesquisa contínua e a fundamentação de toda a prática desenvolvida foram aspetos que acompanharam todo o percurso.
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spelling Reflexão sobre o desenvolvimento de competências na área de enfermagem à pessoa em situação críticaReflection on the skills’ development in the area of nursing to the person in critical situationEnfermagem médico-cirúrgicaEnfermeiro especialistaUnidade de cuidados intensivosEmergência extra-hospitalarMedical-surgical nursingSpecialist nurseIntensive care unitOut-of-hospital emergencyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório de estágio tem como objetivo evidenciar o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 2º ano do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Na introdução deste relatório, pretendeu-se enquadrar e contextualizar o estágio realizado, referindo os objetivos do trabalho e a metodologia utilizada para a sua realização. O desenvolvimento deste relatório dividiu-se em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, “Caracterização dos contextos de estágio”, contextualizou os locais de estágio, uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um Hospital central do Norte e o contexto de Emergência extra-hospitalar, realizando, também, uma breve referência ao estágio da Unidade Curricular “A pessoa em situação crítica e família: Vigilância e decisão clínica”, do 1º ano do Curso, realizado num Serviço de Urgência de um Hospital central da região Norte do país. No segundo capítulo, “Percurso de aquisição e desenvolvimento de competências de especialista e mestre na área de enfermagem à pessoa em situação crítica”, refletiu-se sobre as atividades mais significativas desenvolvidas nestes contextos de estágio, visando dar resposta aos objetivos anteriormente delineados, cujo enquadramento teve por base as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica. Esta análise foi reflexiva e devidamente fundamentada na evidência, contribuindo para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem, na área da pessoa em situação crítica. Em cada contexto clínico foram realizadas revisões de literatura e pretendeu-se especificar as competências desenvolvidas em cada contexto através da elaboração destes trabalhos. Com a conclusão, pretendeu-se realizar uma síntese com análise crítica dos itens abordados no desenvolvimento, assim como dos principais contributos deste percurso para a prática clínica, tendo em vista a melhoria dos cuidados, e abordar as considerações finais sobre a própria aprendizagem. A metodologia utilizada foi descritiva, analítico-reflexiva, de forma a descrever o pensamento e o processo de tomada de decisão desenvolvidos enquanto enfermeira especialista e mestre no percurso de desenvolvimento das competências nos contextos de prática clínica. A pesquisa contínua e a fundamentação de toda a prática desenvolvida foram aspetos que acompanharam todo o percurso.This report aims to highlight the learning process throughout the Curricular Unit "Final Internship and Report", which occurred in the second year of the 15th Master's Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing to the person in critical situation, from the School of Nursing (Porto) at Universidade Católica Portuguesa. In the introduction section of this work, the internship is contextualized, referring to the objectives of the work and the methodology used to carry it out. Two major chapters were used to organize this report. The first one, “Characterization of the internship contexts”, contextualizes the internship locations, a Multipurpose Intensive Care Unit of a central Hospital in the North of the country and the context of extra-hospital Emergency, making a brief reference to the internship integrated in the Curricular Unit “The person in critical situation and family: Surveillance and clinical decision”, from the first year of the Course, carried out in an Emergency Department of a central Hospital in the northern region of the country. The other chapter, “Journey of acquisition and development of specialist and master's competences in the area of nursing for the person in critical situation”, presents the reflection on the most significant activities developed in this internship, aiming to respond to the previously outlined objectives, whose framework was based on the common and specific skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing to the person in critical situation. The analysis was reflective and based on evidence, contributing to the consolidation of the Master’s in Nursing profile in the setting of the person in critical situation. In each clinical context, literature reviews were thoroughly done with the intention to pinpoint the competences developed in each context through the elaboration of written papers. The conclusion section carried out a synthesis of the items addressed in the development through critical analysis, as well as the main contributions of this path to clinical practice, with a view to improving care, and addresses the final considerations on the learning itself. The methodology used was descriptive, analytical-reflective, to describe the thinking and decision-making process developed as a specialist nurse and master in the process of acquiring and developing skills in the contexts of clinical practice. Continuous research and evidence-based practice accompanied the entire journey.Gonçalves, Patrícia Daniela BarataVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSoares, Helda Isabel Esteves2023-07-04T12:22:09Z2023-06-062023-032023-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41541TID:203323521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:13.107857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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