A pessoa em situação crítica e a excelência dos cuidados de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38248 |
Resumo: | O Relatório, construído tendo por base uma metodologia descritiva e reflexiva das atividades desenvolvidas, tem como objetivo evidenciar o processo de desenvolvimento de competências obtido ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica da Escola de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Estruturalmente, o relatório organiza-se, para além da introdução, conclusão e referências bibliográficas num capítulo denominado o percurso de enfermeiro generalista a enfermeiro especialista, onde se contextualiza o estágio realizado no primeiro ano do curso de Mestrado e de que forma este contribuiu para o desenvolvimento de competências e as aprendizagens mais significativas realizadas nesse período. Posteriormente apresenta-se um capítulo que se denomina desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que se divide em subcapítulos mediantes os domínios de competências para a área de enfermagem à pessoa em situação crítica. O estágio desenvolveu-se em dois contextos, o primeiro numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e o seguinte numa Unidade de Cuidados Intensivos Coronários. As atividades desenvolvidas mais significativas que visaram dar resposta aos objetivos previamente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado no âmbito das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foram alvo de análise reflexiva e fundamentação baseada na evidência, explanando de que forma contribuíram para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica. A preocupação com a melhoria da transição de cuidados foi transversal ao desenvolvimento de competências, pelo se efetuou um artigo de revisão da literatura denominado “O uso de ferramentas comunicacionais e a transição de cuidados no serviço de urgência”, dando continuidade a um trabalho académico desenvolvido no estágio do primeiro ano do curso de Mestrado, pelos contributos passíveis de serem integrados em serviços de cuidados intensivos. A execução de uma prática de excelência nos cuidados de enfermagem norteou as atividades desenvolvidas, sendo igualmente o desígnio que fundamentou o contributo deixado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente sob a forma de Proposta de Instrução de Trabalho - Nutrição entérica na pessoa em situação crítica e na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários sob a forma de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem denominado de Recomendações de boas práticas na manutenção de acessos vasculares periféricos. Estas propostas integraram-se no processo transversal de desenvolvimento de competências que foi ocorrendo neste período, potencializado pelas experiências diferenciadoras proporcionadas nos dois contextos. A realização deste relatório culmina todo o percurso desenvolvido ao longo do curso de Mestrado, aportando conhecimento e capacidade de efetuar prática reflexiva ao know how desenvolvido ao longo do processo formativo, consolidando os recursos prévios ao mesmo tempo que foi analisada a aquisição de competências diferenciadoras, tendo em visto o assumir em pleno o papel do Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica nas instituições de saúde. |
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A pessoa em situação crítica e a excelência dos cuidados de enfermagemPerson in critical situation and the excellence of nursing careEnfermeiro especialistaEnfermagem médico-cirúrgicaUnidade de cuidados intensivosNurse specialistMedical-surgical nursingIntensive care unitDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO Relatório, construído tendo por base uma metodologia descritiva e reflexiva das atividades desenvolvidas, tem como objetivo evidenciar o processo de desenvolvimento de competências obtido ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica da Escola de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Estruturalmente, o relatório organiza-se, para além da introdução, conclusão e referências bibliográficas num capítulo denominado o percurso de enfermeiro generalista a enfermeiro especialista, onde se contextualiza o estágio realizado no primeiro ano do curso de Mestrado e de que forma este contribuiu para o desenvolvimento de competências e as aprendizagens mais significativas realizadas nesse período. Posteriormente apresenta-se um capítulo que se denomina desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que se divide em subcapítulos mediantes os domínios de competências para a área de enfermagem à pessoa em situação crítica. O estágio desenvolveu-se em dois contextos, o primeiro numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e o seguinte numa Unidade de Cuidados Intensivos Coronários. As atividades desenvolvidas mais significativas que visaram dar resposta aos objetivos previamente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado no âmbito das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foram alvo de análise reflexiva e fundamentação baseada na evidência, explanando de que forma contribuíram para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica. A preocupação com a melhoria da transição de cuidados foi transversal ao desenvolvimento de competências, pelo se efetuou um artigo de revisão da literatura denominado “O uso de ferramentas comunicacionais e a transição de cuidados no serviço de urgência”, dando continuidade a um trabalho académico desenvolvido no estágio do primeiro ano do curso de Mestrado, pelos contributos passíveis de serem integrados em serviços de cuidados intensivos. A execução de uma prática de excelência nos cuidados de enfermagem norteou as atividades desenvolvidas, sendo igualmente o desígnio que fundamentou o contributo deixado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente sob a forma de Proposta de Instrução de Trabalho - Nutrição entérica na pessoa em situação crítica e na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários sob a forma de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem denominado de Recomendações de boas práticas na manutenção de acessos vasculares periféricos. Estas propostas integraram-se no processo transversal de desenvolvimento de competências que foi ocorrendo neste período, potencializado pelas experiências diferenciadoras proporcionadas nos dois contextos. A realização deste relatório culmina todo o percurso desenvolvido ao longo do curso de Mestrado, aportando conhecimento e capacidade de efetuar prática reflexiva ao know how desenvolvido ao longo do processo formativo, consolidando os recursos prévios ao mesmo tempo que foi analisada a aquisição de competências diferenciadoras, tendo em visto o assumir em pleno o papel do Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica nas instituições de saúde.The report, created by having a reflexive and descriptive methodology of the developed activities, it has the purpose of enhance the development process of acquired skills throughout the final internship course unit of the fourteenth Master’s Degree Course in Nursing, with specialization in the field of Nursing a person in a critical condition form Porto’s Nursing School of the Universidade Católica Portuguesa. Structurally, the report is organized, besides the introduction, conclusion and bibliographical references, in a chapter denominated by the journey of the nurse practitioner to a specialised nurse, where is contextualized the carried-out internship in the first year and the way it has contributed for the development of specific skills of the most significant apprenticeships accomplished between that period of time. Afterwards it is presented a chapter entitled the development of the specific skills of the Specialised Nurse in MedicalSurgical Nursing, which is divided in subchapters according to the fields of expertise to the nursing area of Nursing a person in a critical condition. The internship has developed in two different contexts, the first one in a Multipurpose Intensive Care Unit and the other one in a Coronary Intensive Care Unit. The most significant developed activities which aimed for a response to the previous outlined aims, whose framework had been organised within the specific competences of the Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing, were examined in reflective analysis detail and on evidencebased scientific grounds, explaining in which way these contributed for the consolidation of the Master in Nursing in the field of Nursing a person in a critical condition. The concern for the transitional care improvement was transversal to the skills development, so it lead to a literature article review entitled “The use of communication tools and the transitional care in the emergency services”, giving follow-up to an academic essay developed in the first year internship of the Master’s Degree, for the valuable input disposed to be integrated in Intensive care services. The performance of a nursing care world-class has guided the developed activities, being also the purpose which underlined/stated the contribution carried in the Multipurpose Intensive Care Unit as a form of Working Educational Proposal – Enteric Nutrition of a person in a critical condition and in the Coronary Intensive Care Unit as a form of Continue Improvement of the Nursing Care Quality Project referred to good practice recommendations in the preservation of the peripheral vascular accesses. These proposals are integrated in the skills development transversal process which occurred during this period, enhanced by the distinctive trials provided by these two contexts. The accomplishment of this report culminates in all the journey developed throughout the Master’s Degree, leads to ability and knowledge of performing a reflective practice to the know-how developed throughout the training process, consolidating previous resources ate the same time that was considered the acquisition of distinctive skills, bearing in mind the assuming in full of the role of Nurse Specialist and Medical-Surgical Nursing Master, in the field of a person in a critical condition in the healthcare institutions.Coelho, Sílvia Patrícia FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaReis, Tiago José Proença2022-07-18T12:38:59Z2022-06-272022-032022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38248TID:203035593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:10.799891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Relatório, construído tendo por base uma metodologia descritiva e reflexiva das atividades desenvolvidas, tem como objetivo evidenciar o processo de desenvolvimento de competências obtido ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica da Escola de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Estruturalmente, o relatório organiza-se, para além da introdução, conclusão e referências bibliográficas num capítulo denominado o percurso de enfermeiro generalista a enfermeiro especialista, onde se contextualiza o estágio realizado no primeiro ano do curso de Mestrado e de que forma este contribuiu para o desenvolvimento de competências e as aprendizagens mais significativas realizadas nesse período. Posteriormente apresenta-se um capítulo que se denomina desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que se divide em subcapítulos mediantes os domínios de competências para a área de enfermagem à pessoa em situação crítica. O estágio desenvolveu-se em dois contextos, o primeiro numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e o seguinte numa Unidade de Cuidados Intensivos Coronários. As atividades desenvolvidas mais significativas que visaram dar resposta aos objetivos previamente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado no âmbito das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foram alvo de análise reflexiva e fundamentação baseada na evidência, explanando de que forma contribuíram para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área da pessoa em situação crítica. A preocupação com a melhoria da transição de cuidados foi transversal ao desenvolvimento de competências, pelo se efetuou um artigo de revisão da literatura denominado “O uso de ferramentas comunicacionais e a transição de cuidados no serviço de urgência”, dando continuidade a um trabalho académico desenvolvido no estágio do primeiro ano do curso de Mestrado, pelos contributos passíveis de serem integrados em serviços de cuidados intensivos. A execução de uma prática de excelência nos cuidados de enfermagem norteou as atividades desenvolvidas, sendo igualmente o desígnio que fundamentou o contributo deixado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente sob a forma de Proposta de Instrução de Trabalho - Nutrição entérica na pessoa em situação crítica e na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários sob a forma de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem denominado de Recomendações de boas práticas na manutenção de acessos vasculares periféricos. Estas propostas integraram-se no processo transversal de desenvolvimento de competências que foi ocorrendo neste período, potencializado pelas experiências diferenciadoras proporcionadas nos dois contextos. A realização deste relatório culmina todo o percurso desenvolvido ao longo do curso de Mestrado, aportando conhecimento e capacidade de efetuar prática reflexiva ao know how desenvolvido ao longo do processo formativo, consolidando os recursos prévios ao mesmo tempo que foi analisada a aquisição de competências diferenciadoras, tendo em visto o assumir em pleno o papel do Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica nas instituições de saúde. |
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