As perceções dos professores face à inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo nas turmas de ensino regular e em unidades de ensino estruturado
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4791 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
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As perceções dos professores face à inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo nas turmas de ensino regular e em unidades de ensino estruturadoInclusãoPerceção dos professoresPerturbações do espetro do autismoContexto educativoInclusionPerception of teachersAutism spectrum disordersEducational contextDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA presente dissertação tem como tema de estudo e objetivo essencial conhecer e refletir sobre a perceção dos professores face à inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo (PEA)1 nas turmas do ensino regular e em unidades de ensino estruturado. Como tal, incide numa primeira parte, de caráter teórico, sobre a escola inclusiva direcionada por excelência para alunos com PEA, com referência especial para a intervenção pedagógica utilizada para os mesmos. Numa segunda parte apresenta-se o trabalho empírico, de caráter exploratório (descritivo), assente numa metodologia quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário dirigido a uma amostra de docentes de educação especial e do ensino regular de um agrupamento de escolas, com experiência docente com esta tipologia de alunos. Neste espírito, pretendeu-se conhecer as suas opiniões sobre diversificada temática, caso da aprendizagem, comportamento e inclusão dos alunos com PEA no contexto educativo, bem como a promoção da inclusão por parte do agrupamento para com estes alunos, nomeadamente quanto à organização, gestão dos recursos humanos/pedagógicos e processo de inclusão dos alunos na sala de aula do ensino regular, bem como nas unidades de ensino estruturado. Como resultados finais, há a relevar uma generalizada perceção positiva dos docentes inquiridos quanto à maior parte dos itens questionados nas diversas temáticas abordadas, testemunho de uma escola inclusiva e integração destes alunos nas turmas do ensino regular em unidades de ensino estruturado, conforme objetivo central de reflexão da presente dissertação.This dissertation has a essential subject of study to know and reflect on teachers perception towards the inclusion of students with autism spectrum disorders in the regular classes and objective structured teaching units. As such, focuses in the first part, the theoretical nature of inclusive school guided by excellence for student with autism spectrum disorders, with special reference to the pedagogical intervention used to them. The second part presents the empirical work, which has exploraty and descriptive nature, based on a quantitative methodology using a survey questionnaire to a sample of special education and regular education teachers of a school group. These teachers have experience faculty with this typology of students. In this spirit, we intended to Know their opinions on divers themes, namely learning, behavior and inclusion of students with autism spectrum disorders in the educational context, as well as inclusion promotion of these students done by the grouping, particulary regarding the organization, management of human/ learning resources and inclusion process of students in the class or regular education room as well as in units of structured teaching. As final results, there is to reveal widespread positive perception of teachers as respondents for most items asked in the various addressed topics, testifying and inclusive school able to integrate these students in regular classes and units of structured teaching according to the central objective reflection of this dissertation.[s.n.]Madeira, LeocádiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaConceição, Maria Manuela Ferreira da2015-05-26T10:51:18Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4791202438627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:08Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:37.698513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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