A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Sandra M. M. L.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Paulo Talhadas dos, Azeiteiro, Ulisses Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13479
Resumo: A Educação é um meio fundamental para promover as mudanças comportamentais e provir todos os cidadãos de uma Literacia Ambiental (LA) que permita um Desenvolvimento Sustentável (DS). A escola, tendo um papel primordial na educação dos alunos, requer professores comprometidos e empenhados com as problemáticas do Ambiente. É pois fundamental monitorizar a sua LA pois são elementos fundamentais na promoção do sucesso educativo na escola e por tanto no desenvolvimento da literacia dos seus alunos, futuros cidadãos comprometidos com o Ambiente. O presente trabalho teve como objectivo caracterizar a LA dos docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto, com base na análise das componentes relativas às atitudes e aos conhecimentos (escolástico, informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
id RCAP_0d86404c112c83d4e39d10123bfeea88
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/13479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)A Educação é um meio fundamental para promover as mudanças comportamentais e provir todos os cidadãos de uma Literacia Ambiental (LA) que permita um Desenvolvimento Sustentável (DS). A escola, tendo um papel primordial na educação dos alunos, requer professores comprometidos e empenhados com as problemáticas do Ambiente. É pois fundamental monitorizar a sua LA pois são elementos fundamentais na promoção do sucesso educativo na escola e por tanto no desenvolvimento da literacia dos seus alunos, futuros cidadãos comprometidos com o Ambiente. O presente trabalho teve como objectivo caracterizar a LA dos docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto, com base na análise das componentes relativas às atitudes e aos conhecimentos (escolástico, informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13479oai:proa.ua.pt:article/13479Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 52-69Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 52-691647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13479https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13479https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13479/9025https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Sandra M. M. L.Santos, Paulo Talhadas dosAzeiteiro, Ulisses Miranda2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/13479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:27.039630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
title A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
spellingShingle A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Esteves, Sandra M. M. L.
title_short A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
title_full A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
title_fullStr A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
title_full_unstemmed A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
title_sort A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
author Esteves, Sandra M. M. L.
author_facet Esteves, Sandra M. M. L.
Santos, Paulo Talhadas dos
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author_role author
author2 Santos, Paulo Talhadas dos
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Sandra M. M. L.
Santos, Paulo Talhadas dos
Azeiteiro, Ulisses Miranda
description A Educação é um meio fundamental para promover as mudanças comportamentais e provir todos os cidadãos de uma Literacia Ambiental (LA) que permita um Desenvolvimento Sustentável (DS). A escola, tendo um papel primordial na educação dos alunos, requer professores comprometidos e empenhados com as problemáticas do Ambiente. É pois fundamental monitorizar a sua LA pois são elementos fundamentais na promoção do sucesso educativo na escola e por tanto no desenvolvimento da literacia dos seus alunos, futuros cidadãos comprometidos com o Ambiente. O presente trabalho teve como objectivo caracterizar a LA dos docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto, com base na análise das componentes relativas às atitudes e aos conhecimentos (escolástico, informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13479
oai:proa.ua.pt:article/13479
url https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13479
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/13479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13479
https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13479
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13479/9025
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 52-69
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 52-69
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875069534208