Sexualidade, afetos e empoderamento comunitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30906 |
Resumo: | Introdução: A comunidade como cliente dos enfermeiros exige uma orientação da tomada de decisão alicerçada no empoderamento comunitário enquanto processo e enquanto resultado. Este relatório descreve e reflete o percurso do estágio final, bem como a experiência do estágio saúde comunitária: vigilância e decisão clínica, identificando o processo de desenvolvimento das competências de enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, com a integração num projeto no contexto da Sexualidade e Afetos, no âmbito do proposto pelo Programa Nacional de Saúde Escolar e da legislação em vigor para a Educação Sexual em Meio Escolar. Métodos: O relatório apresenta um estudo de caso da gestão e implementação de um projeto de intervenção comunitária, utilizando como metodologia o Planeamento em Saúde, numa escola da região norte de Portugal, a partir de uma Unidade de Cuidados na Comunidade. Descreve ainda os contributos da experiência do estágio anterior para a compreensão dos recursos da comunidade, para a abordagem da sexualidade e afetos nos jovens no contexto da Saúde Familiar, em interrelação com a abordagem no contexto comunitário, do projeto de estágio final. Resultados: Foi identificado o contributo do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública no contexto da saúde escolar, na promoção da saúde no âmbito da sexualidade e afetos e na promoção do empoderamento comunitário. Foram desenvolvidas neste processo as competências de enfermeira especialista na área específica do Mestrado em Enfermagem, bem como as previstas para o grau de Mestre em Enfermagem. Discussão e conclusão: O relatório apresentado, permite identificar ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem comunitária e realizados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Comunitária e de Saúde Pública, na comunidade escolar como cliente e analisar o impacto destes cuidados no nível de empoderamento comunitário e contribuir para promoção da saúde no contexto da Sexualidade e Afetos, de uma forma integrada e integradora e identificar o desenvolvimento das competências especializadas e de mestre em Enfermagem |
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Sexualidade, afetos e empoderamento comunitárioSexuality, affections and community empowermentSexualidadeAfetosComunidade escolarEmpoderamentoSexualityAffectionsSchool communityEmpowermentDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeIntrodução: A comunidade como cliente dos enfermeiros exige uma orientação da tomada de decisão alicerçada no empoderamento comunitário enquanto processo e enquanto resultado. Este relatório descreve e reflete o percurso do estágio final, bem como a experiência do estágio saúde comunitária: vigilância e decisão clínica, identificando o processo de desenvolvimento das competências de enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, com a integração num projeto no contexto da Sexualidade e Afetos, no âmbito do proposto pelo Programa Nacional de Saúde Escolar e da legislação em vigor para a Educação Sexual em Meio Escolar. Métodos: O relatório apresenta um estudo de caso da gestão e implementação de um projeto de intervenção comunitária, utilizando como metodologia o Planeamento em Saúde, numa escola da região norte de Portugal, a partir de uma Unidade de Cuidados na Comunidade. Descreve ainda os contributos da experiência do estágio anterior para a compreensão dos recursos da comunidade, para a abordagem da sexualidade e afetos nos jovens no contexto da Saúde Familiar, em interrelação com a abordagem no contexto comunitário, do projeto de estágio final. Resultados: Foi identificado o contributo do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública no contexto da saúde escolar, na promoção da saúde no âmbito da sexualidade e afetos e na promoção do empoderamento comunitário. Foram desenvolvidas neste processo as competências de enfermeira especialista na área específica do Mestrado em Enfermagem, bem como as previstas para o grau de Mestre em Enfermagem. Discussão e conclusão: O relatório apresentado, permite identificar ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem comunitária e realizados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Comunitária e de Saúde Pública, na comunidade escolar como cliente e analisar o impacto destes cuidados no nível de empoderamento comunitário e contribuir para promoção da saúde no contexto da Sexualidade e Afetos, de uma forma integrada e integradora e identificar o desenvolvimento das competências especializadas e de mestre em EnfermagemIntroduction: The community as a client of nurses requires a decision-making orientation based on community empowerment as a process and as a conclusion. This report describes and reflects the path of the final stage, as well as the experience of the community health stage: surveillance and clinical decision, identifying the process of developing the skills of a nurse Specialist in Community Health and Public Health Nursing, with integration in a project in the context of Sexuality and Affections, within the scope of that proposed by the National School Health Program and the legislation in force for Sexual Education in the School Environment. Methods: The report presents a case study of the management and implementation of a community intervention project, using Health Planning as methodology, in a school in the northern region of Portugal, from a Care Unit in the Community. It also describes the contributions of the experience of the previous stage to the understanding of community resources, to the approach of sexuality and affections in young people in the context of Family Health, in interrelation with the approach in the community context, of the final stage project. Results: The contribution of the specialist nurse in Community Health and Public Health Nursing was identified in the context of school health, in the promotion of health in the context of sexuality and affections and in the promotion of community empowerment. In this process, the skills of a specialist nurse in the specific area of the Master of Nursing were developed, as well as those provided for the Master of Nursing degree. Discussion and conclusion: The report presented, allows to identify health gains sensitive to community nursing care and performed by Specialist Nurses in Community Health and Public Health, in the school community as a client and to analyze the impact of this care on the level of community empowerment and contribute to health promotion in the context of Sexuality and Affections, in an integrated and integrating way and to identify the development of specialized and master's skills in Nursing.Melo, Pedro Miguel AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Raquel Rodrigues Oliveira2020-09-10T10:32:16Z2020-05-2620202020-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30906TID:202505502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:50.223778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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