Primeiros socorros e suporte básico de vida: uma intervenção no âmbito da saúde escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cristina Leocádio Barreiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46212
Resumo: A escola é por excelência o local que favorece o convívio, a aprendizagem e a partilha social, sendo por este motivo um local que se pretende seguro e adequado à aprendizagem. Os acidentes são uma realidade em contexto escolar, desencadeando situações de stress e de forte impacto na vida de toda a comunidade escolar. Objetivo: Pretende-se desta forma perceber junto da comunidade docente e não docente do 2o, 3o ciclos de um agrupamento de escolas do Alentejo Central, quais os conhecimentos acerca do Suporte Básico de Vida (SBV). Método: Com base na Metodologia do Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, dirigido aos professores e assistentes operacionais do 2o e 3o ciclos de um agrupamento de escolas de um concelho do Alentejo Central. Como técnica de colheita de dados, para a realização do Diagnóstico da Situação, foi aplicado um questionário de avaliação de conhecimentos aos professores e assistentes operacionais, sendo os mesmos reaplicados, posteriormente, como estratégia de avaliação. Resultados: Relativamente aos dados apurados, 97% dos inquiridos referiu que a formação em Primeiros Socorros e SBV é importante para qualquer cidadão no entanto 26,9% dos inquiridos nunca frequentaram uma formação nesta temática. Relativamente aos conhecimentos acerca dos Primeiros Socorros e SBV 60,5% foram respostas corretas. Conclusão: A necessidade de momentos formativos em Primeiros Socorros e SBV em contexto escolar foi evidenciada e os conteúdos que apresentaram maior percentagem de respostas incorretas relacionam-se com o pedido de ajuda, a abordagem à vítima e as questões de segurança. Assim, a literacia em Primeiros Socorros e SBV contribui para a capacitação e sensibilização da comunidade nesta área de intervenção. Tendo subjacente o diagnóstico de situação procedeu-se à implementação do projeto “Primeiros Socorros e Suporte Básico de vida: uma intervenção no âmbito da saúde escolar” com recurso à metodologia de planeamento em saúde, suportado nos modelos teóricos: Modelo da promoção da saúde de Nola Pender e Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário de Pedro Melo.
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Método: Com base na Metodologia do Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, dirigido aos professores e assistentes operacionais do 2o e 3o ciclos de um agrupamento de escolas de um concelho do Alentejo Central. Como técnica de colheita de dados, para a realização do Diagnóstico da Situação, foi aplicado um questionário de avaliação de conhecimentos aos professores e assistentes operacionais, sendo os mesmos reaplicados, posteriormente, como estratégia de avaliação. Resultados: Relativamente aos dados apurados, 97% dos inquiridos referiu que a formação em Primeiros Socorros e SBV é importante para qualquer cidadão no entanto 26,9% dos inquiridos nunca frequentaram uma formação nesta temática. Relativamente aos conhecimentos acerca dos Primeiros Socorros e SBV 60,5% foram respostas corretas. Conclusão: A necessidade de momentos formativos em Primeiros Socorros e SBV em contexto escolar foi evidenciada e os conteúdos que apresentaram maior percentagem de respostas incorretas relacionam-se com o pedido de ajuda, a abordagem à vítima e as questões de segurança. Assim, a literacia em Primeiros Socorros e SBV contribui para a capacitação e sensibilização da comunidade nesta área de intervenção. Tendo subjacente o diagnóstico de situação procedeu-se à implementação do projeto “Primeiros Socorros e Suporte Básico de vida: uma intervenção no âmbito da saúde escolar” com recurso à metodologia de planeamento em saúde, suportado nos modelos teóricos: Modelo da promoção da saúde de Nola Pender e Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário de Pedro Melo.The school is par excellence the place that favors conviviality, learning and social sharing, being for this reason a place that is intended to be safe and suitable for learning. Accidents are a reality in the school context, triggering stressful situations and having a strong impact on the life of the entire school community. Objective: in this way, it is intended to understand, together with the teaching and non-teaching community of the 2nd, 3rd cycles of a group of schools in the central alentejo, what is the knowledge about basic life support (bls). Method: based on the health planning methodology, a community intervention project was developed, aimed at teachers and operational assistants of the 2nd and 3rd cycles of a group of schools in an alentejo municipality, data collection technique, to carry out the diagnosis of the situation, a knowledge assessment questionnaire was applied to teachers and operational assistants, which were later reapplied as an evaluation strategy. Results: Regarding the collected data, 97% of respondents mentioned that training in First Aid and BLS is important for any citizen, however 26.9% of respondents never attended training on this subject. With regard to knowledge about First Aid and BLS in a total of 6720 responses, 60.5% were correct. Conclusion: The need for training moments in First Aid and BLS in the school context was highlighted and the contents that presented the highest percentage of incorrect answers were related to the request for help, the approach to the victim and safety issues. Thus, literacy in First Aid and BLS contributes to the training and awareness of the community in this area of intervention. Based on the diagnosis of the situation, the project “First Aid and Basic Life Support: an intervention within the scope of school health” was implemented using the health planning methodology, supported by theoretical models: Nola Pender and Pedro Melo's Evaluation, Intervention and Community Empowerment Model.Gemito, Maria LaurênciaRepositório ComumLourenço, Cristina Leocádio Barreiros2023-08-29T13:52:26Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:10.577318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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