O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Diana Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16871
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
id RCAP_f06c165ee1aee3149ad19c30764edc61
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEBSuporte básico de vidaPrimeiros socorrosComponente práticaAvaliação práticaBasic life supportFirst aidPractical componentPractical evaluationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEBA atuação de leigos perante situações de acidente e emergência médica é uma realidade pouco comum em Portugal. Defende-se que a aprendizagem de Primeiros Socorros, desde cedo, aumenta a probabilidade de atuação enquanto adultos. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que efetivem a aquisição de conhecimentos, atitudes e competências no âmbito do Suporte Básico de Vida em duas turmas do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, foi realizada a visita ao quartel dos bombeiros voluntários de Sintra para que os alunos contactassem com vocabulário específico em contexto e por outros intervenientes que não o investigador, permitindo tomarem consciência da atuação destes em diversas situações. Numa segunda fase, foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foi realizada a intervenção pedagógica-didática, cujas dinâmicas de ensino e aprendizagem se focaram na componente teórica, com suporte em vídeo e esquemas, e na componente prática com a exemplificação do procedimento por parte da investigadora. Numa quarta fase, foi possibilitado aos alunos que praticassem os conteúdos com recurso a manequins e com feedback por parte da investigadora ou de elementos dos bombeiros, sendo depois avaliados em bancas práticas com recurso a grelha de avaliação. A última fase consistia na implementação de um questionário para verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos após a intervenção. A investigação pretendia comparar o impacto da componente prática e da duração da mesma na aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos permitem verificar que a componente prática, assim como a avaliação prática, permite aos alunos uma aprendizagem significativa e correta dos conteúdos de SBV.The role of lay people in situations of accidents and medical emergencies is a rare reality in Portugal. It is argued that learning First Aid, from an early age, increases the probability of acting as adults. The present study intends to contribute to the development of strategies that effect the acquisition of knowledge, attitudes and competences in the scope of Basic Life Support in two classes of the 6th year of the 2nd Cycle of Basic Education. In a first phase, a visit to the Sintra volunteer fire station was carried out so that the students could get in touch with specific vocabulary in context and by actors other than the researcher, allowing them to become aware of their performance in different situations. In a second phase, a questionnaire was applied to verify the students' prior knowledge regarding Basic Life Support. Subsequently, a pedagogical-didactic intervention was carried out, whose teaching and learning dynamics focused on the theoretical component, supported by video and diagrams, and on the practical component with the researcher illustrating the procedure. In a fourth phase, students were allowed to practice the contents using mannequins and with feedback from the researcher or firefighters, who were then evaluated on practical benches using an evaluation grid. The last phase consisted of the implementation of a questionnaire to verify the acquisition of knowledge by the students after the intervention. The investigation intended to compare the impact of the practical component and its duration on students' learning. The results obtained allow verifying that the practical component, as well as the practical evaluation, allows students to learn meaningfully and correctly the BLS contents.Valente, BianorRCIPLFranco, Diana Rodrigues2024-01-12T11:42:13Z2023-07-182023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16871TID:203374339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:59.502908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
title O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
spellingShingle O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
Franco, Diana Rodrigues
Suporte básico de vida
Primeiros socorros
Componente prática
Avaliação prática
Basic life support
First aid
Practical component
Practical evaluation
title_short O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
title_full O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
title_fullStr O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
title_full_unstemmed O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
title_sort O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
author Franco, Diana Rodrigues
author_facet Franco, Diana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Bianor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Diana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte básico de vida
Primeiros socorros
Componente prática
Avaliação prática
Basic life support
First aid
Practical component
Practical evaluation
topic Suporte básico de vida
Primeiros socorros
Componente prática
Avaliação prática
Basic life support
First aid
Practical component
Practical evaluation
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18
2023-07-18T00:00:00Z
2024-01-12T11:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16871
TID:203374339
url http://hdl.handle.net/10400.21/16871
identifier_str_mv TID:203374339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945742282752