Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Lígia Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8942
Resumo: O presente relatório de estágio pretende ser o reflexo do processo de aprendizagem profissional e pessoal decorrido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integradas no plano curricular do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica em análise neste documento pretendeu-se sustentada por um quadro teórico e legal relevante e coerente, bem como pautada pela articulação entre teoria e prática, dimensões trianguladas com princípios éticos alicerçantes da qualidade da ação desenvolvida no terreno. É de relevar a importância do ciclo de investigação-ação, enquanto metodologia de investigação em educação desenvolvida ao longo da prática pedagógica, conferindo-lhe intencionalidade no quadro da caracterização de cada um dos contextos educativos em que a mesma se desenvolveu. A ação educativa em foco teve subjacente um conjunto de pressupostos teóricos e de convicções éticas coerentes com um paradigma sócio construtivista, que serviram de quadro de referência à educação como um processo holístico e contínuo ao longo da vida, preconizando uma abordagem pedagógica inclusiva e centrada na criança. Enquanto processo de formação para a docência, este trabalho relevou especialmente o seu caráter reflexivo, tendo a supervisão e os processos colaborativos desempenhado papéis primordiais no desenvolvimento de competências, consciência e estratégias profissionais. Tendo este percurso a finalidade de habilitar para um perfil profissional duplo, salienta-se nele a problematização dos processos de continuidade educativa.
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