Percepção das crianças acerca das alterações climáticas no nordeste de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29622 |
Resumo: | As alterações climáticas são um problema complexo com efeitos negativos em toda a sociedade, no entanto as perceções das crianças acerca do problema são pouco escrutinadas. Simultaneamente, em 2020, averiguou-se que 47% dos currículos em 100 países, incluindo Portugal, não contemplavam educação para as alterações climáticas com a profundidade desejável. Deste modo, realizou-se a presente investigação a crianças (N=245) do Nordeste de Portugal com idade compreendida entre os 9 e 13 anos. Após se submeter um inquérito por questionário à amostra, realizou-se uma análise estatística descritiva e inferencial utilizando o IBM SPSS. Procurou-se: (1) Perceber a compreensão científica acerca do fenómeno; (2) Constatar o conhecimento sobre as causas e consequências das alterações climáticas; (3) Perceber a postura atitudinal em relação ao ambiente. Os dados indicam que a amostra se preocupa com as alterações climáticas, porém a sua literacia climática não é robusta. Percebemos que a televisão é o meio através do qual as crianças mais aprendem acerca deste problema. Esta investigação poderá contribuir para políticas educativas que promovam mais e melhor educação acerca e para as alterações climáticas |
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