Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ricardo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Nuno, Aluai, Rodrigues, Maria José, Rodrigues, Isilda
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29617
Resumo: A educação com vista no incremento da literacia climática têm um grande desafio atual, pois ombreia com o os padrões atuais de consumismo desenfreado e com os paradigmas do capital e da industrialização. Este facto pode ser uma das razões pelas quais as escolas têm vindo a ficar aquém no que respeita à literacia climática dos seus alunos. Sendo assim, e numa tentativa de contribuirmos para contrariar essa tendência, propusemo-nos realizar uma investigação de caracter misto intitulada “Perceções de alunos dos 1.o e 2o ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso a atividades promotoras de literacia climática”. Esta contemplou, numa primeira fase, a aplicação de 245 questionários a crianças do 1.o e 2.o ciclo do ensino básico, oriundas de cinco escolas do distrito de Bragança. Este instrumento foi previamente aprovado pela Comissão de Ética da UTAD, pela Direção Geral de Educação (DGE) e pelos encarregados de educação das crianças participantes e visou averiguar as perceções dos alunos sobre as alterações climáticas. Face aos resultados obtidos, que evidenciaram várias lacunas ao nível do conhecimento e compreensão sobre o fenómeno das alterações climáticas, elaborámos, numa segunda fase, três atividades que visaram o enriquecimento da literacia climática a uma amostra de 54 alunos envolvidos no estudo. Optámos por um jogo de tabuleiro que contemplava o tema das alterações climáticas, a leitura de um livro adaptado as faixas etárias em questão e a construção de um terrário para explicar conceitos relacionados com as alterações climáticas, nomeadamente o efeito estufa. As atividades foram aplicadas em Maio e Junho de 2023, a planificação das mesmas, obedeceu a um guião de exploração didática validado por profissionais da área e para a sua aplicação recorremos à técnica do focus group. Os resultados, evidenciaram que as atividades propostas poderão ser uma ferramenta útil para explicar conceitos complexos e abstratos, contribuindo assim para promover a literacia climática dos alunos participantes. Verificou-se que as lacunas conceptuais que anteriormente tinham sido identificadas foram superadas, nomeadamente, conceito de pegada ecológica, causas e consequências das alterações climáticas e motivação para melhorar o comportamento em relação ao ambiente.
id RCAP_310be58e123ad429c496c0525ae63f0c
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propostas de atividades para promover a literacia climática em criançasAlterações climáticasLiteracia climáticaA educação com vista no incremento da literacia climática têm um grande desafio atual, pois ombreia com o os padrões atuais de consumismo desenfreado e com os paradigmas do capital e da industrialização. Este facto pode ser uma das razões pelas quais as escolas têm vindo a ficar aquém no que respeita à literacia climática dos seus alunos. Sendo assim, e numa tentativa de contribuirmos para contrariar essa tendência, propusemo-nos realizar uma investigação de caracter misto intitulada “Perceções de alunos dos 1.o e 2o ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso a atividades promotoras de literacia climática”. Esta contemplou, numa primeira fase, a aplicação de 245 questionários a crianças do 1.o e 2.o ciclo do ensino básico, oriundas de cinco escolas do distrito de Bragança. Este instrumento foi previamente aprovado pela Comissão de Ética da UTAD, pela Direção Geral de Educação (DGE) e pelos encarregados de educação das crianças participantes e visou averiguar as perceções dos alunos sobre as alterações climáticas. Face aos resultados obtidos, que evidenciaram várias lacunas ao nível do conhecimento e compreensão sobre o fenómeno das alterações climáticas, elaborámos, numa segunda fase, três atividades que visaram o enriquecimento da literacia climática a uma amostra de 54 alunos envolvidos no estudo. Optámos por um jogo de tabuleiro que contemplava o tema das alterações climáticas, a leitura de um livro adaptado as faixas etárias em questão e a construção de um terrário para explicar conceitos relacionados com as alterações climáticas, nomeadamente o efeito estufa. As atividades foram aplicadas em Maio e Junho de 2023, a planificação das mesmas, obedeceu a um guião de exploração didática validado por profissionais da área e para a sua aplicação recorremos à técnica do focus group. Os resultados, evidenciaram que as atividades propostas poderão ser uma ferramenta útil para explicar conceitos complexos e abstratos, contribuindo assim para promover a literacia climática dos alunos participantes. Verificou-se que as lacunas conceptuais que anteriormente tinham sido identificadas foram superadas, nomeadamente, conceito de pegada ecológica, causas e consequências das alterações climáticas e motivação para melhorar o comportamento em relação ao ambiente.UTADBiblioteca Digital do IPBRamos, RicardoNuno, AluaiRodrigues, Maria JoséRodrigues, Isilda2024-03-13T17:16:24Z20242024-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29617porRamos, Ricardo; Nuno, Aluai; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda (2024). Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças. In 2º Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas 2024. Vila Real. ISBN 978-989-704-568-4978-989-704-568-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-20T01:17:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-20T01:17:13Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
title Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
spellingShingle Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
Ramos, Ricardo
Alterações climáticas
Literacia climática
title_short Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
title_full Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
title_fullStr Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
title_full_unstemmed Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
title_sort Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
author Ramos, Ricardo
author_facet Ramos, Ricardo
Nuno, Aluai
Rodrigues, Maria José
Rodrigues, Isilda
author_role author
author2 Nuno, Aluai
Rodrigues, Maria José
Rodrigues, Isilda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ricardo
Nuno, Aluai
Rodrigues, Maria José
Rodrigues, Isilda
dc.subject.por.fl_str_mv Alterações climáticas
Literacia climática
topic Alterações climáticas
Literacia climática
description A educação com vista no incremento da literacia climática têm um grande desafio atual, pois ombreia com o os padrões atuais de consumismo desenfreado e com os paradigmas do capital e da industrialização. Este facto pode ser uma das razões pelas quais as escolas têm vindo a ficar aquém no que respeita à literacia climática dos seus alunos. Sendo assim, e numa tentativa de contribuirmos para contrariar essa tendência, propusemo-nos realizar uma investigação de caracter misto intitulada “Perceções de alunos dos 1.o e 2o ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso a atividades promotoras de literacia climática”. Esta contemplou, numa primeira fase, a aplicação de 245 questionários a crianças do 1.o e 2.o ciclo do ensino básico, oriundas de cinco escolas do distrito de Bragança. Este instrumento foi previamente aprovado pela Comissão de Ética da UTAD, pela Direção Geral de Educação (DGE) e pelos encarregados de educação das crianças participantes e visou averiguar as perceções dos alunos sobre as alterações climáticas. Face aos resultados obtidos, que evidenciaram várias lacunas ao nível do conhecimento e compreensão sobre o fenómeno das alterações climáticas, elaborámos, numa segunda fase, três atividades que visaram o enriquecimento da literacia climática a uma amostra de 54 alunos envolvidos no estudo. Optámos por um jogo de tabuleiro que contemplava o tema das alterações climáticas, a leitura de um livro adaptado as faixas etárias em questão e a construção de um terrário para explicar conceitos relacionados com as alterações climáticas, nomeadamente o efeito estufa. As atividades foram aplicadas em Maio e Junho de 2023, a planificação das mesmas, obedeceu a um guião de exploração didática validado por profissionais da área e para a sua aplicação recorremos à técnica do focus group. Os resultados, evidenciaram que as atividades propostas poderão ser uma ferramenta útil para explicar conceitos complexos e abstratos, contribuindo assim para promover a literacia climática dos alunos participantes. Verificou-se que as lacunas conceptuais que anteriormente tinham sido identificadas foram superadas, nomeadamente, conceito de pegada ecológica, causas e consequências das alterações climáticas e motivação para melhorar o comportamento em relação ao ambiente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13T17:16:24Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29617
url http://hdl.handle.net/10198/29617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Ricardo; Nuno, Aluai; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda (2024). Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças. In 2º Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas 2024. Vila Real. ISBN 978-989-704-568-4
978-989-704-568-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UTAD
publisher.none.fl_str_mv UTAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543216005644288