Propostas de atividades para promover a literacia climática em crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29617 |
Resumo: | A educação com vista no incremento da literacia climática têm um grande desafio atual, pois ombreia com o os padrões atuais de consumismo desenfreado e com os paradigmas do capital e da industrialização. Este facto pode ser uma das razões pelas quais as escolas têm vindo a ficar aquém no que respeita à literacia climática dos seus alunos. Sendo assim, e numa tentativa de contribuirmos para contrariar essa tendência, propusemo-nos realizar uma investigação de caracter misto intitulada “Perceções de alunos dos 1.o e 2o ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso a atividades promotoras de literacia climática”. Esta contemplou, numa primeira fase, a aplicação de 245 questionários a crianças do 1.o e 2.o ciclo do ensino básico, oriundas de cinco escolas do distrito de Bragança. Este instrumento foi previamente aprovado pela Comissão de Ética da UTAD, pela Direção Geral de Educação (DGE) e pelos encarregados de educação das crianças participantes e visou averiguar as perceções dos alunos sobre as alterações climáticas. Face aos resultados obtidos, que evidenciaram várias lacunas ao nível do conhecimento e compreensão sobre o fenómeno das alterações climáticas, elaborámos, numa segunda fase, três atividades que visaram o enriquecimento da literacia climática a uma amostra de 54 alunos envolvidos no estudo. Optámos por um jogo de tabuleiro que contemplava o tema das alterações climáticas, a leitura de um livro adaptado as faixas etárias em questão e a construção de um terrário para explicar conceitos relacionados com as alterações climáticas, nomeadamente o efeito estufa. As atividades foram aplicadas em Maio e Junho de 2023, a planificação das mesmas, obedeceu a um guião de exploração didática validado por profissionais da área e para a sua aplicação recorremos à técnica do focus group. Os resultados, evidenciaram que as atividades propostas poderão ser uma ferramenta útil para explicar conceitos complexos e abstratos, contribuindo assim para promover a literacia climática dos alunos participantes. Verificou-se que as lacunas conceptuais que anteriormente tinham sido identificadas foram superadas, nomeadamente, conceito de pegada ecológica, causas e consequências das alterações climáticas e motivação para melhorar o comportamento em relação ao ambiente. |
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