Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31982 |
Resumo: | O estado de emergência planetário impôs o desenvolvimento de um quadro referencial estratégico em matéria de ambiente a nível internacional, no qual se destaca a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no domínio climático. Sustentado numa metodologia de revisão, o presente estudo tomou como objetivo analisar referências atuais indicativas de problemas e de respostas na educação científica no domínio da alteração climática, em particular na formação de professores. Como reflexão final, evidencia-se que as instituições de ensino superior que formam professores/as devem assumir a formação em domínios científicos e pedagógicos que os/as habilitem na sua futura prática docente a usar metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas para a promoção da literacia ambiental e ecológica. Tais práticas devem possibilitar aprendizagens a nível cognitivo, procedimental e atitudinal, convergentes com os processos de mitigação e adaptação à Alteração Climática. |
id |
RCAP_53cdfd7903c24bc5d5edaec6ef2ee7d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31982 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básicoEducação para o desenvolvimento sustentávelLiteracia ecológica e ambientalAlterações climáticasFormação de professoresO estado de emergência planetário impôs o desenvolvimento de um quadro referencial estratégico em matéria de ambiente a nível internacional, no qual se destaca a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no domínio climático. Sustentado numa metodologia de revisão, o presente estudo tomou como objetivo analisar referências atuais indicativas de problemas e de respostas na educação científica no domínio da alteração climática, em particular na formação de professores. Como reflexão final, evidencia-se que as instituições de ensino superior que formam professores/as devem assumir a formação em domínios científicos e pedagógicos que os/as habilitem na sua futura prática docente a usar metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas para a promoção da literacia ambiental e ecológica. Tais práticas devem possibilitar aprendizagens a nível cognitivo, procedimental e atitudinal, convergentes com os processos de mitigação e adaptação à Alteração Climática.The planetary emergency state has led to the development of a strategic reference framework for the environment, at international level, in which Education for Sustainable Development in the climate field stands out. The present study reflects on knowledge gaps evidenced by students leaving elementary education in the field of climate change and on constraints identified by teachers in their educational practice. Higher education institutions that train teachers should take on account the students training in scientific and pedagogical domains that enable them in their future teaching practice to use appropriate teaching and learning methodologies, in order to promote environmental and ecological literacy. Practices, that allow learning at the cognitive, procedural and attitudinal level, convergent with the processes of mitigation and adaptation to Climate Change.Instituto Politécnico de Castelo Branco2021-09-02T09:37:22Z2019-10-01T00:00:00Z2019-10book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31982por978-989-8196-93-4Silveira, SusanaTeixeira, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:33:06Zoai:ria.ua.pt:10773/31982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:33:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico |
title |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico |
spellingShingle |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico Silveira, Susana Educação para o desenvolvimento sustentável Literacia ecológica e ambiental Alterações climáticas Formação de professores |
title_short |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico |
title_full |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico |
title_fullStr |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico |
title_sort |
Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico |
author |
Silveira, Susana |
author_facet |
Silveira, Susana Teixeira, Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Susana Teixeira, Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para o desenvolvimento sustentável Literacia ecológica e ambiental Alterações climáticas Formação de professores |
topic |
Educação para o desenvolvimento sustentável Literacia ecológica e ambiental Alterações climáticas Formação de professores |
description |
O estado de emergência planetário impôs o desenvolvimento de um quadro referencial estratégico em matéria de ambiente a nível internacional, no qual se destaca a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no domínio climático. Sustentado numa metodologia de revisão, o presente estudo tomou como objetivo analisar referências atuais indicativas de problemas e de respostas na educação científica no domínio da alteração climática, em particular na formação de professores. Como reflexão final, evidencia-se que as instituições de ensino superior que formam professores/as devem assumir a formação em domínios científicos e pedagógicos que os/as habilitem na sua futura prática docente a usar metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas para a promoção da literacia ambiental e ecológica. Tais práticas devem possibilitar aprendizagens a nível cognitivo, procedimental e atitudinal, convergentes com os processos de mitigação e adaptação à Alteração Climática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01T00:00:00Z 2019-10 2021-09-02T09:37:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31982 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8196-93-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543786922770432 |