Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Susana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Filomena
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31982
Resumo: O estado de emergência planetário impôs o desenvolvimento de um quadro referencial estratégico em matéria de ambiente a nível internacional, no qual se destaca a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no domínio climático. Sustentado numa metodologia de revisão, o presente estudo tomou como objetivo analisar referências atuais indicativas de problemas e de respostas na educação científica no domínio da alteração climática, em particular na formação de professores. Como reflexão final, evidencia-se que as instituições de ensino superior que formam professores/as devem assumir a formação em domínios científicos e pedagógicos que os/as habilitem na sua futura prática docente a usar metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas para a promoção da literacia ambiental e ecológica. Tais práticas devem possibilitar aprendizagens a nível cognitivo, procedimental e atitudinal, convergentes com os processos de mitigação e adaptação à Alteração Climática.
id RCAP_53cdfd7903c24bc5d5edaec6ef2ee7d2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básicoEducação para o desenvolvimento sustentávelLiteracia ecológica e ambientalAlterações climáticasFormação de professoresO estado de emergência planetário impôs o desenvolvimento de um quadro referencial estratégico em matéria de ambiente a nível internacional, no qual se destaca a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no domínio climático. Sustentado numa metodologia de revisão, o presente estudo tomou como objetivo analisar referências atuais indicativas de problemas e de respostas na educação científica no domínio da alteração climática, em particular na formação de professores. Como reflexão final, evidencia-se que as instituições de ensino superior que formam professores/as devem assumir a formação em domínios científicos e pedagógicos que os/as habilitem na sua futura prática docente a usar metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas para a promoção da literacia ambiental e ecológica. Tais práticas devem possibilitar aprendizagens a nível cognitivo, procedimental e atitudinal, convergentes com os processos de mitigação e adaptação à Alteração Climática.The planetary emergency state has led to the development of a strategic reference framework for the environment, at international level, in which Education for Sustainable Development in the climate field stands out. The present study reflects on knowledge gaps evidenced by students leaving elementary education in the field of climate change and on constraints identified by teachers in their educational practice. Higher education institutions that train teachers should take on account the students training in scientific and pedagogical domains that enable them in their future teaching practice to use appropriate teaching and learning methodologies, in order to promote environmental and ecological literacy. Practices, that allow learning at the cognitive, procedural and attitudinal level, convergent with the processes of mitigation and adaptation to Climate Change.Instituto Politécnico de Castelo Branco2021-09-02T09:37:22Z2019-10-01T00:00:00Z2019-10book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31982por978-989-8196-93-4Silveira, SusanaTeixeira, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:33:06Zoai:ria.ua.pt:10773/31982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:33:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
title Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
spellingShingle Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
Silveira, Susana
Educação para o desenvolvimento sustentável
Literacia ecológica e ambiental
Alterações climáticas
Formação de professores
title_short Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
title_full Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
title_fullStr Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
title_full_unstemmed Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
title_sort Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico
author Silveira, Susana
author_facet Silveira, Susana
Teixeira, Filomena
author_role author
author2 Teixeira, Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Susana
Teixeira, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento sustentável
Literacia ecológica e ambiental
Alterações climáticas
Formação de professores
topic Educação para o desenvolvimento sustentável
Literacia ecológica e ambiental
Alterações climáticas
Formação de professores
description O estado de emergência planetário impôs o desenvolvimento de um quadro referencial estratégico em matéria de ambiente a nível internacional, no qual se destaca a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no domínio climático. Sustentado numa metodologia de revisão, o presente estudo tomou como objetivo analisar referências atuais indicativas de problemas e de respostas na educação científica no domínio da alteração climática, em particular na formação de professores. Como reflexão final, evidencia-se que as instituições de ensino superior que formam professores/as devem assumir a formação em domínios científicos e pedagógicos que os/as habilitem na sua futura prática docente a usar metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas para a promoção da literacia ambiental e ecológica. Tais práticas devem possibilitar aprendizagens a nível cognitivo, procedimental e atitudinal, convergentes com os processos de mitigação e adaptação à Alteração Climática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T00:00:00Z
2019-10
2021-09-02T09:37:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31982
url http://hdl.handle.net/10773/31982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8196-93-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543786922770432