Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/41090 |
Resumo: | O presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico através de atividades de leitura expressiva. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Será possível desenvolver ou reforçar competências em compreensão na leitura em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico recorrendo a atividades de leitura expressiva/em voz alta? Tínhamos ainda como objetivos de investigação: Desenvolver em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico o gosto pela leitura, conhecimento sobre a estrutura de diversos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) e competências em compreensão na leitura com recurso à leitura expressiva/em voz alta. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que envolvemos os alunos em atividades de leitura expressiva/em voz alta de textos dramáticos. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos aos conhecimentos adquiridos pelos alunos e ao seu desempenho em atividades de leitura expressiva/em voz alta. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimento sobre as características do texto dramático e desenvolvido competências em compreensão na leitura a partir do seu envolvimento em atividades de leitura expressiva/em voz alta, visto o seu desempenho ter melhorado. |
id |
RCAP_0daeddec6f2619b4cb900e4cb7340c4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/41090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básicoCompreensão na leituraCompetênciasLeitura expressivaEnsino da língua materna2.º ciclo do ensino básicoO presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico através de atividades de leitura expressiva. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Será possível desenvolver ou reforçar competências em compreensão na leitura em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico recorrendo a atividades de leitura expressiva/em voz alta? Tínhamos ainda como objetivos de investigação: Desenvolver em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico o gosto pela leitura, conhecimento sobre a estrutura de diversos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) e competências em compreensão na leitura com recurso à leitura expressiva/em voz alta. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que envolvemos os alunos em atividades de leitura expressiva/em voz alta de textos dramáticos. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos aos conhecimentos adquiridos pelos alunos e ao seu desempenho em atividades de leitura expressiva/em voz alta. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimento sobre as características do texto dramático e desenvolvido competências em compreensão na leitura a partir do seu envolvimento em atividades de leitura expressiva/em voz alta, visto o seu desempenho ter melhorado.This study aimed to develop reading competences in pupils attending the 6th grade through reading aloud activities. The project was supposed to help us find answers for the following research question: Is it possible to develop/reinforce reading competences in pupils attending the 6th grade through reading aloud activities? Our project also had the following research objectives: To develop the interest for reading, knowledge about the structure of several text types (narrative and dramatic texts) and reading competences in pupils attending the 6th grade through activities focused on reading aloud. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we involved the pupils in reading aloud activities focused on dramatic texts. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning knowledge acquired by the pupils and their performance in reading aloud. The content analysis of these data revealed that the pupils had really acquired knowledge about the characteristics of dramatic texts and developed reading competences through their participation in reading aloud activities, since their performance gradually improved.Cette étude avait pour but de développer des compétences en compréhension écrite chez des élèves de sixième à travers des activités de lecture de textes à haute voix. Le projet était guidé par une question de recherche : Est-ce que l’on peut développer/renforcer des compétences en compréhension écrite chez des élèves du collège à travers des activités de lecture à haute voix ? Il y avait aussi un objectif de recherche : Développer l’intérêt pour la lecture, les connaissances des élèves sur la structure de plusieurs types de textes (récit et texte dramatique) et des compétences en compréhension écrite chez des élèves du collège à travers des activités de lecture à haute voix. Par conséquent, on a préparé une intervention didactique au cours de laquelle on a engagé les élèves dans des activités de lecture à haute voix de textes dramatiques. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative, basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant les connaissances acquises par les élèves et leur performance dans des activités de lecture à haute voix. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les élèves avaient effectivement acquis des connaissances sur les caractéristiques du texte dramatique et développé des compétences en compréhension écrite à travers leur participation à des activités de lecture à haute voix, vu que leur performance s’est graduellement améliorée.2024-03-15T09:58:01Z2023-10-20T00:00:00Z2023-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/41090porPinto, Ana Carolina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:48:53Zoai:ria.ua.pt:10773/41090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:02:10.629263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico |
title |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico Pinto, Ana Carolina Pereira Compreensão na leitura Competências Leitura expressiva Ensino da língua materna 2.º ciclo do ensino básico |
title_short |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Da narrativa à dramatização pela leitura expressiva: um estudo no 2º ciclo do ensino básico |
author |
Pinto, Ana Carolina Pereira |
author_facet |
Pinto, Ana Carolina Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Carolina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão na leitura Competências Leitura expressiva Ensino da língua materna 2.º ciclo do ensino básico |
topic |
Compreensão na leitura Competências Leitura expressiva Ensino da língua materna 2.º ciclo do ensino básico |
description |
O presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico através de atividades de leitura expressiva. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Será possível desenvolver ou reforçar competências em compreensão na leitura em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico recorrendo a atividades de leitura expressiva/em voz alta? Tínhamos ainda como objetivos de investigação: Desenvolver em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico o gosto pela leitura, conhecimento sobre a estrutura de diversos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) e competências em compreensão na leitura com recurso à leitura expressiva/em voz alta. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que envolvemos os alunos em atividades de leitura expressiva/em voz alta de textos dramáticos. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos aos conhecimentos adquiridos pelos alunos e ao seu desempenho em atividades de leitura expressiva/em voz alta. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimento sobre as características do texto dramático e desenvolvido competências em compreensão na leitura a partir do seu envolvimento em atividades de leitura expressiva/em voz alta, visto o seu desempenho ter melhorado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-20T00:00:00Z 2023-10-20 2024-03-15T09:58:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/41090 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/41090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138193979736064 |