Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Susana Borralho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16373
Resumo: O presente estudo pretende desenvolver conhecimentos e competências relacionados com a estrutura do texto dramático e a escrita e leitura expressiva de textos desta natureza em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que fazia interagir atividades desta natureza, contemplando ainda a identificação da estrutura do texto dramático. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos, a partir das atividades em que estes participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que tinham aperfeiçoado o seu conhecimento sobre o texto dramático e desenvolvido competências relacionadas com a sua produção escrita e leitura expressiva, mas que subsistiam dificuldades.
id RCAP_d562abe7f5d1467e92b2da12723174ae
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da língua maternaEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento das competênciasCompreensão da leituraTextos literáriosO presente estudo pretende desenvolver conhecimentos e competências relacionados com a estrutura do texto dramático e a escrita e leitura expressiva de textos desta natureza em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que fazia interagir atividades desta natureza, contemplando ainda a identificação da estrutura do texto dramático. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos, a partir das atividades em que estes participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que tinham aperfeiçoado o seu conhecimento sobre o texto dramático e desenvolvido competências relacionadas com a sua produção escrita e leitura expressiva, mas que subsistiam dificuldades.This study aimed to develop knowledge concerning the dramatic text and competences related to reading aloud and written expression in children attending Primary Education. Therefore, we conceived and applied a didactic intervention focused on the interaction between reading aloud and writing dramatic texts, which structure was analyzed. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that the pupils had consolidated their knowledge on dramatic text and developed competences on reading aloud and writing dramatic texts, although some problems had not been solved.Cette étude avait pour but de développer des connaissances concernant le texte dramatique et des compétences en lecture à haute voix et composition de ce type/genre de textes chez des enfants en CM1. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique centrée sur l’analyse de la structure du texte dramatique et l’interaction de la lecture à haute voix et de la production de ce type/genre de textes On a recueilli des données concernant leur performance, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leur connaissance concernant la structure du texte dramatique et des compétences en lecture à haute voix et composition de ce type/genre de textes, mais que quelques-uns problèmes identifiés étaient loin d’être réglés.Universidade de Aveiro2016-11-30T09:49:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16373TID:201594692porLopes, Susana Borralhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:35Zoai:ria.ua.pt:10773/16373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:31.480331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Lopes, Susana Borralho
Ensino da língua materna
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das competências
Compreensão da leitura
Textos literários
title_short Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Lopes, Susana Borralho
author_facet Lopes, Susana Borralho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Susana Borralho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua materna
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das competências
Compreensão da leitura
Textos literários
topic Ensino da língua materna
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das competências
Compreensão da leitura
Textos literários
description O presente estudo pretende desenvolver conhecimentos e competências relacionados com a estrutura do texto dramático e a escrita e leitura expressiva de textos desta natureza em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que fazia interagir atividades desta natureza, contemplando ainda a identificação da estrutura do texto dramático. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos, a partir das atividades em que estes participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que tinham aperfeiçoado o seu conhecimento sobre o texto dramático e desenvolvido competências relacionadas com a sua produção escrita e leitura expressiva, mas que subsistiam dificuldades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-30T09:49:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16373
TID:201594692
url http://hdl.handle.net/10773/16373
identifier_str_mv TID:201594692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137565146611712