Valores Morais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carla S
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2276
Resumo: O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos. A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio. . No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas. A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança. Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto. A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável.
id RCAP_0db415aacaa651d7f2fcae893b59e1a4
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valores MoraisEducação pré-escolarvalores moraissentimentoscontolivrosO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos. A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio. . No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas. A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança. Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto. A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável.Instituto Politécnico da Guarda2016-05-17T13:34:57Z2016-05-172014-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2276http://hdl.handle.net/10314/2276TID:201005107porPires, Carla Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:05Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:57.179417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valores Morais
title Valores Morais
spellingShingle Valores Morais
Pires, Carla S
Educação pré-escolar
valores morais
sentimentos
conto
livros
title_short Valores Morais
title_full Valores Morais
title_fullStr Valores Morais
title_full_unstemmed Valores Morais
title_sort Valores Morais
author Pires, Carla S
author_facet Pires, Carla S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Carla S
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
valores morais
sentimentos
conto
livros
topic Educação pré-escolar
valores morais
sentimentos
conto
livros
description O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos. A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio. . No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas. A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança. Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto. A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-03T00:00:00Z
2016-05-17T13:34:57Z
2016-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2276
http://hdl.handle.net/10314/2276
TID:201005107
url http://hdl.handle.net/10314/2276
identifier_str_mv TID:201005107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136910375911424