Valores Morais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2276 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos. A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio. . No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas. A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança. Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto. A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável. |
id |
RCAP_0db415aacaa651d7f2fcae893b59e1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2276 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valores MoraisEducação pré-escolarvalores moraissentimentoscontolivrosO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos. A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio. . No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas. A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança. Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto. A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável.Instituto Politécnico da Guarda2016-05-17T13:34:57Z2016-05-172014-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2276http://hdl.handle.net/10314/2276TID:201005107porPires, Carla Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:05Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:57.179417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores Morais |
title |
Valores Morais |
spellingShingle |
Valores Morais Pires, Carla S Educação pré-escolar valores morais sentimentos conto livros |
title_short |
Valores Morais |
title_full |
Valores Morais |
title_fullStr |
Valores Morais |
title_full_unstemmed |
Valores Morais |
title_sort |
Valores Morais |
author |
Pires, Carla S |
author_facet |
Pires, Carla S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Carla S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar valores morais sentimentos conto livros |
topic |
Educação pré-escolar valores morais sentimentos conto livros |
description |
O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos. A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio. . No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas. A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança. Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto. A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-03T00:00:00Z 2016-05-17T13:34:57Z 2016-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2276 http://hdl.handle.net/10314/2276 TID:201005107 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2276 |
identifier_str_mv |
TID:201005107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136910375911424 |