Experiência transicional na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Dora Isabel da Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4389
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
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spelling Experiência transicional na creche e no jardim-de-infânciaExperiência transicionalIntervenção pedagógicaCreche e jardim-de-infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioTransitional experienceEducational interventionNurseryMestrado em Educação Pré-EscolarA experiência transicional é organizada ao longo do ciclo de vida. Deste modo, torna-se deveras importante que desde cedo, os profissionais de educação e familiares das crianças estejam abertos e atentos, valorizando as experiências vivenciadas pelas crianças, bem como a forma como estas as representam. Neste estudo a questão de partida foi a seguinte: Como poderemos nós afinar a nossa abertura face à experiência transicional das crianças? Para tentar responder a esta questão procurei conhecer a opinião da educadora de creche no que respeita à importância que confere à função da experiência transicional no contexto educativo, em que realizei o estágio. Tentei identificar e analisar exemplos concretos e reconhecer ainda algumas das vantagens de uma participação efectiva por parte dos profissionais de educação na experiência transicional das crianças. Para a realização deste projecto de investigação optei por uma metodologia qualitativa dado que em educação faz mais sentido utilizar-se uma metodologia qualitativa cujo paradigma em que se funda é o paradigma interpretativo. As informações recolhidas recorreram ao método da entrevista e também através da observação participante, de que decorreu o registo descritivo de informações recolhidas em conversas informais e no registo descritivo das observações directas da acção educativa. Fundei-me no paradigma interpretativo para adoptar o método descritivo e interpessoal, descrevendo todas as observações feitas, interpretando-as, cruzando assim as informações obtidas em entrevista e em conversas informais com as observações da acção educativa. A análise interpretativa permitiu-me constatar que a experiência transicional deve ser respeitada e valorizada e que o importante é acompanhar a criança durante todo o processo procurando assim que esta se torne autónoma.The transitional experience is organized along the life cycle. As such it is very important that early education professionals and families of children are open and responsive, validating the children‟s experiences as well as how they represent them. In this study the original question was: How can one be open in the face of transitional experience? To try to answer this question, feedback was sought from nursery teacher on the importance she attach to the role of transitional experience in this educational setting, where I undertook placement. I tried to identify and analyze concrete examples and to recognize some of the advantages of effective participation by the education practitioners in the transitional experience of the children. To carry out this research project I chose a qualitative methodology in that in education it makes more sense to use a qualitative methodology in which the paradigm it is based on is the interpretive paradigm. The data was collected using interviews and participant observation, making use of descriptive notes of informal conversations and direct observations of educational interactions. I followed the interpretive paradigm and adopted a descriptive and interpersonal method, describing and interpreting all the observations made, whilst crossing the information obtained in interviews and informal conversations with observations of educational interactions. The interpretative analysis allowed me to suggest that the transitional experience should be respected and valued and that it is important to accompany the child throughout the process, that way enabling the child to become independent.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, Augusto Luís de BritoRepositório ComumPestana, Dora Isabel da Conceição2013-06-21T10:03:09Z2012-022012-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:52.661288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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