A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Beatriz da Cruz Correia Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20752
Resumo: O presente projeto de investigação, no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tem como principal objetivo estudar e perceber qual a melhor forma de realizar o processo de adaptação de crianças em creche e em jardim-de-infância. Pretende-se através desta investigação compreender a forma como as diferentes equipas pedagógicas se organizam e se comportam de modo a possibilitar um processo de adaptação mais harmonioso, tanto para as crianças como para as famílias. Para a realização deste projeto foi usada a metodologia de Investigação-Ação, na qual foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante; as notas de campo; os registos fotográficos; a pesquisa e análise documental; os inquéritos por questionários solicitados às 3 educadoras cooperantes. O projeto encontra-se dividido em cinco capítulos, o primeiro diz respeito à fundamentação teórica, o segundo a toda a metodologia utilizada na realização do mesmo, o terceiro é composto pela caracterização dos locais onde estagiei, assim como das equipas pedagógicas e dos grupos com quem entrevi, o quarto capitulo refere-se a casos práticos observados e intervenções realizadas quer por mim, quer pelas educadoras cooperantes, assim como as suas conceções sobre adaptação, o quinto e último capítulo diz respeito às considerações finais, a uma sintetização de todo o percurso por mim realizado, assim como este contribuiu para o meu desenvolvimento e crescimento tanto pessoal como profissional, na profissão de educadora de infância.
id RCAP_a35e169ef4b253a27588fe9030debead
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infânciaAdaptaçãoVinculaçãoSeparaçãoExperiência transicionalEquipa pedagógicaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioAdaptationBindingSeparationTransitional experiencePedagogical teamO presente projeto de investigação, no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tem como principal objetivo estudar e perceber qual a melhor forma de realizar o processo de adaptação de crianças em creche e em jardim-de-infância. Pretende-se através desta investigação compreender a forma como as diferentes equipas pedagógicas se organizam e se comportam de modo a possibilitar um processo de adaptação mais harmonioso, tanto para as crianças como para as famílias. Para a realização deste projeto foi usada a metodologia de Investigação-Ação, na qual foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante; as notas de campo; os registos fotográficos; a pesquisa e análise documental; os inquéritos por questionários solicitados às 3 educadoras cooperantes. O projeto encontra-se dividido em cinco capítulos, o primeiro diz respeito à fundamentação teórica, o segundo a toda a metodologia utilizada na realização do mesmo, o terceiro é composto pela caracterização dos locais onde estagiei, assim como das equipas pedagógicas e dos grupos com quem entrevi, o quarto capitulo refere-se a casos práticos observados e intervenções realizadas quer por mim, quer pelas educadoras cooperantes, assim como as suas conceções sobre adaptação, o quinto e último capítulo diz respeito às considerações finais, a uma sintetização de todo o percurso por mim realizado, assim como este contribuiu para o meu desenvolvimento e crescimento tanto pessoal como profissional, na profissão de educadora de infância.The present research project, in the framework of the Master of Education preschool held at Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, the main goal is to study and understand how best to carry out the process of adaptation of children in nursery school and kindergarten. This study aims to understand how the different pedagogical teams organize and behave so as to enable a more harmonious adaptation process, both for children and their families For the realization of this project was used the methodology of action research, in which were used the following collection an analysis of information tactics: participant observation; field notes; photographic records; research an analysis of documents; surveys requested to tree kindergarten teachers. The project is divided into five chapters, the first one deals with the theoretical basis, the second with the whole methodology used in the project, the third is composed of the characterization of the places where I was a teacher, as well as the pedagogical teams and groups with the fourth chapter refers to practical cases observed and interventions made by myself and the cooperating educators, as well as their conceptions on adaptation, the fifth and final chapter concerns the final considerations, a synthesis of the whole my contribution to my personal and professional development and growth in the profession as a kindergarten teacher.Pinheiro, AugustoRepositório ComumCosta, Beatriz da Cruz Correia Pereira2018-01-29T13:00:31Z2018-012018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20752TID:201906244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:10.271280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
title A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
spellingShingle A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
Costa, Beatriz da Cruz Correia Pereira
Adaptação
Vinculação
Separação
Experiência transicional
Equipa pedagógica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Adaptation
Binding
Separation
Transitional experience
Pedagogical team
title_short A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
title_full A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
title_fullStr A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
title_full_unstemmed A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
title_sort A experiência de transição em contexto de creche e jardim-de-infância
author Costa, Beatriz da Cruz Correia Pereira
author_facet Costa, Beatriz da Cruz Correia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Beatriz da Cruz Correia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Vinculação
Separação
Experiência transicional
Equipa pedagógica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Adaptation
Binding
Separation
Transitional experience
Pedagogical team
topic Adaptação
Vinculação
Separação
Experiência transicional
Equipa pedagógica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Adaptation
Binding
Separation
Transitional experience
Pedagogical team
description O presente projeto de investigação, no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tem como principal objetivo estudar e perceber qual a melhor forma de realizar o processo de adaptação de crianças em creche e em jardim-de-infância. Pretende-se através desta investigação compreender a forma como as diferentes equipas pedagógicas se organizam e se comportam de modo a possibilitar um processo de adaptação mais harmonioso, tanto para as crianças como para as famílias. Para a realização deste projeto foi usada a metodologia de Investigação-Ação, na qual foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante; as notas de campo; os registos fotográficos; a pesquisa e análise documental; os inquéritos por questionários solicitados às 3 educadoras cooperantes. O projeto encontra-se dividido em cinco capítulos, o primeiro diz respeito à fundamentação teórica, o segundo a toda a metodologia utilizada na realização do mesmo, o terceiro é composto pela caracterização dos locais onde estagiei, assim como das equipas pedagógicas e dos grupos com quem entrevi, o quarto capitulo refere-se a casos práticos observados e intervenções realizadas quer por mim, quer pelas educadoras cooperantes, assim como as suas conceções sobre adaptação, o quinto e último capítulo diz respeito às considerações finais, a uma sintetização de todo o percurso por mim realizado, assim como este contribuiu para o meu desenvolvimento e crescimento tanto pessoal como profissional, na profissão de educadora de infância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-29T13:00:31Z
2018-01
2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20752
TID:201906244
url http://hdl.handle.net/10400.26/20752
identifier_str_mv TID:201906244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135352945901568