A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12850
Resumo: Liderança e gestão em contexto escolar são dois conceitos que atualmente são tidos em especial atenção para a direção de um estabelecimento de ensino. Lima (2002) reconhece que a (re)organização escolar é essencial para o entendimento destas competências num diretor. Bridges e Hallinger (1995) e Pont, Nusche e Moorman (2008) dão-nos conta de perspetivas específicas da liderança nas escolas enquanto motor de desenvolvimento e sustentabilidade, incorporando a gestão nessas conclusões. A eficácia da liderança e da gestão por parte dos diretores de escola é uma prioridade (Schleicher, 2012). Perante a realidade da avaliação externa das escolas, torna-se importante explorar parâmetros como a liderança e a gestão e alargar o alcance destes parâmetros à liderança e motivação das equipas. Assim sendo, pretendemos com esta dissertação: i) entender a perceção que os diretores de escolas têm da necessidade e exigência de competências de liderança e gestão para o cargo que ocupam; ii) contribuir para o discernimento e definição de indicadores concretos para medir a eficácia do diretor, verificando se há correspondência com os definidos pela AEE e pela IGEC; iii) percecionar que influência terá o organismo máximo de AEE nos modelos de liderança dos diretores de escola e na motivação das equipas educativas lideradas pelos diretores escolares.
id RCAP_0dcd470fd2b00f0acd64d19e6d9830b5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipasGestão escolarAvaliação da escolaGestão de recursos humanosEquipa de trabalhoLiderançaMotivaçãoLeadershipManagementExternal EvaluationMotivationLiderança e gestão em contexto escolar são dois conceitos que atualmente são tidos em especial atenção para a direção de um estabelecimento de ensino. Lima (2002) reconhece que a (re)organização escolar é essencial para o entendimento destas competências num diretor. Bridges e Hallinger (1995) e Pont, Nusche e Moorman (2008) dão-nos conta de perspetivas específicas da liderança nas escolas enquanto motor de desenvolvimento e sustentabilidade, incorporando a gestão nessas conclusões. A eficácia da liderança e da gestão por parte dos diretores de escola é uma prioridade (Schleicher, 2012). Perante a realidade da avaliação externa das escolas, torna-se importante explorar parâmetros como a liderança e a gestão e alargar o alcance destes parâmetros à liderança e motivação das equipas. Assim sendo, pretendemos com esta dissertação: i) entender a perceção que os diretores de escolas têm da necessidade e exigência de competências de liderança e gestão para o cargo que ocupam; ii) contribuir para o discernimento e definição de indicadores concretos para medir a eficácia do diretor, verificando se há correspondência com os definidos pela AEE e pela IGEC; iii) percecionar que influência terá o organismo máximo de AEE nos modelos de liderança dos diretores de escola e na motivação das equipas educativas lideradas pelos diretores escolares.Leadership and management in school context are two concepts which are nowadays crucial to a school principal. Lima (2002) acknowledges that school (re)organisation is essential for the understanding of these skills in a principal. Bridges & Hallinger (1995) and Pont, Nusche & Moorman (2008) show us specific perspectives of leadership in schools as issues responsible for their development and sustainability, as well as management issues. There is a priority in the efficacy of leadership and management among school principals (Schleicher, 2012). When we think about external school evaluation it is important to explore parameters such as leadership and management and enhance the range of these parameters to leadership and team motivation. This way, we intend to: i) understand the perception among school principals of the need and demand of their job in what personal leadership and management skills are concerned; ii) contribute for the reasoning and definition of specific indicators to measure the principal’s efficacy, checking whether there is a correlation with those imposed by the External School Evaluation and the General-Inspection of Education and Science (IGEC); iii) comprehend the influence the General-Inspection of Education and Science (IGEC) as a national external school evaluation bureau has in the school leaders’ models and team motivation’s models that are followed by school principals.2017-04-07T15:23:44Z2016-12-21T00:00:00Z2016-12-212016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12850TID:201508079porDias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:49.730784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
title A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
spellingShingle A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela
Gestão escolar
Avaliação da escola
Gestão de recursos humanos
Equipa de trabalho
Liderança
Motivação
Leadership
Management
External Evaluation
Motivation
title_short A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
title_full A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
title_fullStr A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
title_full_unstemmed A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
title_sort A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
author Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela
author_facet Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Avaliação da escola
Gestão de recursos humanos
Equipa de trabalho
Liderança
Motivação
Leadership
Management
External Evaluation
Motivation
topic Gestão escolar
Avaliação da escola
Gestão de recursos humanos
Equipa de trabalho
Liderança
Motivação
Leadership
Management
External Evaluation
Motivation
description Liderança e gestão em contexto escolar são dois conceitos que atualmente são tidos em especial atenção para a direção de um estabelecimento de ensino. Lima (2002) reconhece que a (re)organização escolar é essencial para o entendimento destas competências num diretor. Bridges e Hallinger (1995) e Pont, Nusche e Moorman (2008) dão-nos conta de perspetivas específicas da liderança nas escolas enquanto motor de desenvolvimento e sustentabilidade, incorporando a gestão nessas conclusões. A eficácia da liderança e da gestão por parte dos diretores de escola é uma prioridade (Schleicher, 2012). Perante a realidade da avaliação externa das escolas, torna-se importante explorar parâmetros como a liderança e a gestão e alargar o alcance destes parâmetros à liderança e motivação das equipas. Assim sendo, pretendemos com esta dissertação: i) entender a perceção que os diretores de escolas têm da necessidade e exigência de competências de liderança e gestão para o cargo que ocupam; ii) contribuir para o discernimento e definição de indicadores concretos para medir a eficácia do diretor, verificando se há correspondência com os definidos pela AEE e pela IGEC; iii) percecionar que influência terá o organismo máximo de AEE nos modelos de liderança dos diretores de escola e na motivação das equipas educativas lideradas pelos diretores escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21T00:00:00Z
2016-12-21
2016-10
2017-04-07T15:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/12850
TID:201508079
url http://hdl.handle.net/10071/12850
identifier_str_mv TID:201508079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134768057548800