A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12850 |
Resumo: | Liderança e gestão em contexto escolar são dois conceitos que atualmente são tidos em especial atenção para a direção de um estabelecimento de ensino. Lima (2002) reconhece que a (re)organização escolar é essencial para o entendimento destas competências num diretor. Bridges e Hallinger (1995) e Pont, Nusche e Moorman (2008) dão-nos conta de perspetivas específicas da liderança nas escolas enquanto motor de desenvolvimento e sustentabilidade, incorporando a gestão nessas conclusões. A eficácia da liderança e da gestão por parte dos diretores de escola é uma prioridade (Schleicher, 2012). Perante a realidade da avaliação externa das escolas, torna-se importante explorar parâmetros como a liderança e a gestão e alargar o alcance destes parâmetros à liderança e motivação das equipas. Assim sendo, pretendemos com esta dissertação: i) entender a perceção que os diretores de escolas têm da necessidade e exigência de competências de liderança e gestão para o cargo que ocupam; ii) contribuir para o discernimento e definição de indicadores concretos para medir a eficácia do diretor, verificando se há correspondência com os definidos pela AEE e pela IGEC; iii) percecionar que influência terá o organismo máximo de AEE nos modelos de liderança dos diretores de escola e na motivação das equipas educativas lideradas pelos diretores escolares. |
id |
RCAP_0dcd470fd2b00f0acd64d19e6d9830b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12850 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipasGestão escolarAvaliação da escolaGestão de recursos humanosEquipa de trabalhoLiderançaMotivaçãoLeadershipManagementExternal EvaluationMotivationLiderança e gestão em contexto escolar são dois conceitos que atualmente são tidos em especial atenção para a direção de um estabelecimento de ensino. Lima (2002) reconhece que a (re)organização escolar é essencial para o entendimento destas competências num diretor. Bridges e Hallinger (1995) e Pont, Nusche e Moorman (2008) dão-nos conta de perspetivas específicas da liderança nas escolas enquanto motor de desenvolvimento e sustentabilidade, incorporando a gestão nessas conclusões. A eficácia da liderança e da gestão por parte dos diretores de escola é uma prioridade (Schleicher, 2012). Perante a realidade da avaliação externa das escolas, torna-se importante explorar parâmetros como a liderança e a gestão e alargar o alcance destes parâmetros à liderança e motivação das equipas. Assim sendo, pretendemos com esta dissertação: i) entender a perceção que os diretores de escolas têm da necessidade e exigência de competências de liderança e gestão para o cargo que ocupam; ii) contribuir para o discernimento e definição de indicadores concretos para medir a eficácia do diretor, verificando se há correspondência com os definidos pela AEE e pela IGEC; iii) percecionar que influência terá o organismo máximo de AEE nos modelos de liderança dos diretores de escola e na motivação das equipas educativas lideradas pelos diretores escolares.Leadership and management in school context are two concepts which are nowadays crucial to a school principal. Lima (2002) acknowledges that school (re)organisation is essential for the understanding of these skills in a principal. Bridges & Hallinger (1995) and Pont, Nusche & Moorman (2008) show us specific perspectives of leadership in schools as issues responsible for their development and sustainability, as well as management issues. There is a priority in the efficacy of leadership and management among school principals (Schleicher, 2012). When we think about external school evaluation it is important to explore parameters such as leadership and management and enhance the range of these parameters to leadership and team motivation. This way, we intend to: i) understand the perception among school principals of the need and demand of their job in what personal leadership and management skills are concerned; ii) contribute for the reasoning and definition of specific indicators to measure the principal’s efficacy, checking whether there is a correlation with those imposed by the External School Evaluation and the General-Inspection of Education and Science (IGEC); iii) comprehend the influence the General-Inspection of Education and Science (IGEC) as a national external school evaluation bureau has in the school leaders’ models and team motivation’s models that are followed by school principals.2017-04-07T15:23:44Z2016-12-21T00:00:00Z2016-12-212016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12850TID:201508079porDias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:49.730784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas |
title |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas |
spellingShingle |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela Gestão escolar Avaliação da escola Gestão de recursos humanos Equipa de trabalho Liderança Motivação Leadership Management External Evaluation Motivation |
title_short |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas |
title_full |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas |
title_fullStr |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas |
title_full_unstemmed |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas |
title_sort |
A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas |
author |
Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela |
author_facet |
Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Avaliação da escola Gestão de recursos humanos Equipa de trabalho Liderança Motivação Leadership Management External Evaluation Motivation |
topic |
Gestão escolar Avaliação da escola Gestão de recursos humanos Equipa de trabalho Liderança Motivação Leadership Management External Evaluation Motivation |
description |
Liderança e gestão em contexto escolar são dois conceitos que atualmente são tidos em especial atenção para a direção de um estabelecimento de ensino. Lima (2002) reconhece que a (re)organização escolar é essencial para o entendimento destas competências num diretor. Bridges e Hallinger (1995) e Pont, Nusche e Moorman (2008) dão-nos conta de perspetivas específicas da liderança nas escolas enquanto motor de desenvolvimento e sustentabilidade, incorporando a gestão nessas conclusões. A eficácia da liderança e da gestão por parte dos diretores de escola é uma prioridade (Schleicher, 2012). Perante a realidade da avaliação externa das escolas, torna-se importante explorar parâmetros como a liderança e a gestão e alargar o alcance destes parâmetros à liderança e motivação das equipas. Assim sendo, pretendemos com esta dissertação: i) entender a perceção que os diretores de escolas têm da necessidade e exigência de competências de liderança e gestão para o cargo que ocupam; ii) contribuir para o discernimento e definição de indicadores concretos para medir a eficácia do diretor, verificando se há correspondência com os definidos pela AEE e pela IGEC; iii) percecionar que influência terá o organismo máximo de AEE nos modelos de liderança dos diretores de escola e na motivação das equipas educativas lideradas pelos diretores escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21T00:00:00Z 2016-12-21 2016-10 2017-04-07T15:23:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/12850 TID:201508079 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/12850 |
identifier_str_mv |
TID:201508079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134768057548800 |