“2 Mundos”, o corpo das palavras : dramaturgia do corpo com a Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11967 |
Resumo: | O que pode vir a ser material dramatúrgico em dança? Onde o corpo se ancora para criá-lo? Como o artista faz o trânsito deste para a pesquisa de movimento? E, por fim, como cria a dramaturgia do corpo na cena? Para responder a estas questões norteadoras desta pesquisa busquei o solo fértil de investigação da Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro. Para a fundamentação, descrição e análise, foi eleito o processo de remontagem de “2 Mundos”, criação coreográfica que integrou à exposição fotográfica Trajetória(s) Mariana Muniz – quem, aliás, abriu a Mostra de Fomento à Dança de São Paulo (Brasil), em 2015, com a apresentação do mesmo. Assim, parti para o acompanhamento e observação dos ensaios da artista. Utilizei-me de anotações em um caderno de campo e vídeos. Discussões, trocas e diálogo com a mesma sobre seu caminho para a criação e, posterior, remontagem do espetáculo foram de singular importância para o direcionamento do meu olhar buscador. Sentimos, ao longo do processo, a necessidade de realizar uma entrevista que apontasse, assim, maiores detalhes sobre seu caminhar para este trabalho. Encontramos quatro “práticas” que serviram de treino corporal à artista: Gerda Alexander e a Eutonia, Rudolf Steiner e seu pensamento sobre a Antroposofia que criou a Euritmia; o T`ai Chi Chuan e o Yoga. Para Mariana Muniz “entrar no lugar da criação” requer ferramentas ora da dança ora do teatro ou, ainda, de ambas. Desta forma, Grotowski, referência indicada pela artista, permitiu um rico intercâmbio entre a dança e o teatro por uma dramaturga do corpo. “2 Mundos”, cujo registro em vídeo acompanha esta dissertação, é um convite ao universo da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Para surdos e ouvintes, neste espetáculo, a palavra ganha corpo e Mariana Muniz nos oferece com delicadeza sua diferença enquanto artista do movimento. |
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“2 Mundos”, o corpo das palavras : dramaturgia do corpo com a Cia. Mariana Muniz de Dança e TeatroCorpoProcesso criativoDançaDramaturgia do corpoBodyCreative processDanceDramaturgy of the bodyDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO que pode vir a ser material dramatúrgico em dança? Onde o corpo se ancora para criá-lo? Como o artista faz o trânsito deste para a pesquisa de movimento? E, por fim, como cria a dramaturgia do corpo na cena? Para responder a estas questões norteadoras desta pesquisa busquei o solo fértil de investigação da Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro. Para a fundamentação, descrição e análise, foi eleito o processo de remontagem de “2 Mundos”, criação coreográfica que integrou à exposição fotográfica Trajetória(s) Mariana Muniz – quem, aliás, abriu a Mostra de Fomento à Dança de São Paulo (Brasil), em 2015, com a apresentação do mesmo. Assim, parti para o acompanhamento e observação dos ensaios da artista. Utilizei-me de anotações em um caderno de campo e vídeos. Discussões, trocas e diálogo com a mesma sobre seu caminho para a criação e, posterior, remontagem do espetáculo foram de singular importância para o direcionamento do meu olhar buscador. Sentimos, ao longo do processo, a necessidade de realizar uma entrevista que apontasse, assim, maiores detalhes sobre seu caminhar para este trabalho. Encontramos quatro “práticas” que serviram de treino corporal à artista: Gerda Alexander e a Eutonia, Rudolf Steiner e seu pensamento sobre a Antroposofia que criou a Euritmia; o T`ai Chi Chuan e o Yoga. Para Mariana Muniz “entrar no lugar da criação” requer ferramentas ora da dança ora do teatro ou, ainda, de ambas. Desta forma, Grotowski, referência indicada pela artista, permitiu um rico intercâmbio entre a dança e o teatro por uma dramaturga do corpo. “2 Mundos”, cujo registro em vídeo acompanha esta dissertação, é um convite ao universo da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Para surdos e ouvintes, neste espetáculo, a palavra ganha corpo e Mariana Muniz nos oferece com delicadeza sua diferença enquanto artista do movimento.What can be transformed in documets for dramatugry in dance? Where is the support of the body to create them? How does the artist transport them to her research of movement? Then, at least, how does she creates body dramaturgy to the scene? To answer these questions that guide this research, I have found a food for thought at Mariana Muniz Dance-Theater Company. I have chosen for base, description and analysis the process of reassembly to “2 Worlds”, choreographic creation that is part of photograph exhibition “Trajetórias”, through which we can know the artist`s way – who, by the way, open the Mostra de Fomento à Dança of São Paulo (Brazil), em 2015, showing the performance thai is going to be researched here. Then, I have followed and observed the artist`s rehearsals. I used to take notes and record her performance. Discussions, changing ideas and conversations with the artist about her way to create and, after that, reassembly of the performance were special importance to aim my view. We have felt, during the process, the necessity of making an interview that show, therefor, more details on her way for this performance. We have found four practices that were used for the body training of the artists: Gerda Alexander and the Eutonia; Rudolf Steiner and his thoughts on Anthroposophy that generated Euritmia; the T`ai Chi Chuan and the Yoga. For Mariana Muniz “enter at the place of creation” demands tools from dance or from theater or still both. By this way, Grotowski, a reference coted to the artist, allowed a rich exchange between dance and theater for a body dramaturgy. “2 Worlds”, which is registered on the DVD that follows this research, it is an invite for universe of LIBRAS (Brazilian Sign Language). For death and listener, in this performance, the word gains body and Mariana Muniz offers to us with delicacy her difference while artist of the movement.Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaBorges, Barbara da Silva2016-08-18T13:11:19Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamvideo/quicktimeapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamvideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10400.5/11967TID:201222248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:10.758562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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