A relação entre o auto-conceito e a aceitação pelos pares num grupo de crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emídio, Rita Mendes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4105
Resumo: A importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar a percepção geral que o indivíduo tem de si próprio, assim como as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entre a auto-percepção de competências e aceitação no grupo de pares, numa amostra de 40 crianças do préescolar. Para avaliar a percepção das competências foram utilizadas as Escalas Pictoriais de Percepção da Competência e Aceitação Social (adaptadas por Mata, Monteiro & Peixoto, 2008), para analisar o grau de aceitação no grupo de pares realizaram-se entrevistas sociométricas. Os resultados indicam que as crianças com valores mais elevados na sub-escala de aceitação entre os pares são as que apresentam valores mais elevados de aceitação no seu próprio grupo de pares (na sociometria). Verificou-se igualmente que a auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a efectiva aceitação pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação dos pares em diferentes aspectos, em particular na sua Aceitação.
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