Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Clémence da Eira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21109
Resumo: Os estilos parentais têm impacto em vários aspetos do comportamento das crianças e também na aceitação social destas na escola. Este estudo tem como objetivo geral explorar o efeito mediador dos problemas de comportamento na relação entre estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar. Pretende-se ainda analisar eventuais diferenças nestes constructos em função do sexo da criança. Participaram neste estudo 337 crianças (174 meninas e 163 meninos) com idades compreendidas entre 41.66 meses e os 75.63 meses (M= 60.16, DP= 7.86), as suas mães e 58 educadoras de jardins de infância da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhidas as informações junto das crianças, das suas respetivas mães e das educadoras. Os principais resultados do presente estudo evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças do sexo feminino e crianças do sexo masculino quanto aos problemas de comportamento externalizantes, com as crianças do sexo masculino a apresentarem resultados mais elevados. Verificou-se também um efeito positivo e significativo do estilo autoritário sobre os problemas de comportamento externalizantes. Verificou ainda uma relação de mediação, com o estilo autoritário associado à aceitação social das crianças em contexto pré-escolar, por intermédio dos problemas de comportamento externalizantes. Os resultados deste estudo fornecem dados relevantes para o desenvolvimento de futuras investigações na área da parentalidade.
id RCAP_1d374def4e576c5cec48443e1e23a5f6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamentoEstilos parentaisAceitação socialProblemas de comportamentoControloSuporteParenting styleBehaviour problemsSocial acceptancePreschool childrenOs estilos parentais têm impacto em vários aspetos do comportamento das crianças e também na aceitação social destas na escola. Este estudo tem como objetivo geral explorar o efeito mediador dos problemas de comportamento na relação entre estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar. Pretende-se ainda analisar eventuais diferenças nestes constructos em função do sexo da criança. Participaram neste estudo 337 crianças (174 meninas e 163 meninos) com idades compreendidas entre 41.66 meses e os 75.63 meses (M= 60.16, DP= 7.86), as suas mães e 58 educadoras de jardins de infância da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhidas as informações junto das crianças, das suas respetivas mães e das educadoras. Os principais resultados do presente estudo evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças do sexo feminino e crianças do sexo masculino quanto aos problemas de comportamento externalizantes, com as crianças do sexo masculino a apresentarem resultados mais elevados. Verificou-se também um efeito positivo e significativo do estilo autoritário sobre os problemas de comportamento externalizantes. Verificou ainda uma relação de mediação, com o estilo autoritário associado à aceitação social das crianças em contexto pré-escolar, por intermédio dos problemas de comportamento externalizantes. Os resultados deste estudo fornecem dados relevantes para o desenvolvimento de futuras investigações na área da parentalidade.Parental styles have an impact on various aspects of children's behavior and also on their social acceptance at school. This study aims to explore the mediating effect of behavioural problems in the relationship between parenting styles and social acceptance of preschool children. It is also intended to analyse possible differences in these constructs according to the child's gender. The sample consisted of 337 children (174 girls and 163 boys) aged between 41.66 months and 75.63 months (M=60.16, DP=7.86), their mothers and 58 educators from the Metropolitan Area of Lisbon, and information has been collected from children, their mothers and educators. The main results of this study showed statistically significant differences between female and male children in relation to externalizing behavioral problems, with male children showing higher results. There was also a positive and significant effect of the authoritarian style on externalizing behavioural problems. However, as regards the general objective, there was a mediation effect, with an authoritarian style associated with the social acceptance of preschool children, through externalizing behavioral problems. The results of this study provide relevant data for the development of future parenting investigations.2021-01-05T16:44:53Z2020-11-23T00:00:00Z2020-11-232020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21109TID:202558681porFreitas, Clémence da Eirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:01.551589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
title Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
spellingShingle Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
Freitas, Clémence da Eira
Estilos parentais
Aceitação social
Problemas de comportamento
Controlo
Suporte
Parenting style
Behaviour problems
Social acceptance
Preschool children
title_short Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
title_full Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
title_fullStr Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
title_full_unstemmed Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
title_sort Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
author Freitas, Clémence da Eira
author_facet Freitas, Clémence da Eira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Clémence da Eira
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos parentais
Aceitação social
Problemas de comportamento
Controlo
Suporte
Parenting style
Behaviour problems
Social acceptance
Preschool children
topic Estilos parentais
Aceitação social
Problemas de comportamento
Controlo
Suporte
Parenting style
Behaviour problems
Social acceptance
Preschool children
description Os estilos parentais têm impacto em vários aspetos do comportamento das crianças e também na aceitação social destas na escola. Este estudo tem como objetivo geral explorar o efeito mediador dos problemas de comportamento na relação entre estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar. Pretende-se ainda analisar eventuais diferenças nestes constructos em função do sexo da criança. Participaram neste estudo 337 crianças (174 meninas e 163 meninos) com idades compreendidas entre 41.66 meses e os 75.63 meses (M= 60.16, DP= 7.86), as suas mães e 58 educadoras de jardins de infância da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhidas as informações junto das crianças, das suas respetivas mães e das educadoras. Os principais resultados do presente estudo evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças do sexo feminino e crianças do sexo masculino quanto aos problemas de comportamento externalizantes, com as crianças do sexo masculino a apresentarem resultados mais elevados. Verificou-se também um efeito positivo e significativo do estilo autoritário sobre os problemas de comportamento externalizantes. Verificou ainda uma relação de mediação, com o estilo autoritário associado à aceitação social das crianças em contexto pré-escolar, por intermédio dos problemas de comportamento externalizantes. Os resultados deste estudo fornecem dados relevantes para o desenvolvimento de futuras investigações na área da parentalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T00:00:00Z
2020-11-23
2020-09
2021-01-05T16:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21109
TID:202558681
url http://hdl.handle.net/10071/21109
identifier_str_mv TID:202558681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134707146817536