A relação entre o auto-conceito e a aceitação pelos pares num grupo de crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4105 |
Resumo: | A importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar a percepção geral que o indivíduo tem de si próprio, assim como as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entre a auto-percepção de competências e aceitação no grupo de pares, numa amostra de 40 crianças do préescolar. Para avaliar a percepção das competências foram utilizadas as Escalas Pictoriais de Percepção da Competência e Aceitação Social (adaptadas por Mata, Monteiro & Peixoto, 2008), para analisar o grau de aceitação no grupo de pares realizaram-se entrevistas sociométricas. Os resultados indicam que as crianças com valores mais elevados na sub-escala de aceitação entre os pares são as que apresentam valores mais elevados de aceitação no seu próprio grupo de pares (na sociometria). Verificou-se igualmente que a auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a efectiva aceitação pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação dos pares em diferentes aspectos, em particular na sua Aceitação. |
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A relação entre o auto-conceito e a aceitação pelos pares num grupo de crianças em idade pré-escolarAuto-conceitoAceitação no grupo de paresCrianças no pré-escolarSelf conceptAcceptance in pears groupPreschool childrenPsicologia ClínicaA importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar a percepção geral que o indivíduo tem de si próprio, assim como as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entre a auto-percepção de competências e aceitação no grupo de pares, numa amostra de 40 crianças do préescolar. Para avaliar a percepção das competências foram utilizadas as Escalas Pictoriais de Percepção da Competência e Aceitação Social (adaptadas por Mata, Monteiro & Peixoto, 2008), para analisar o grau de aceitação no grupo de pares realizaram-se entrevistas sociométricas. Os resultados indicam que as crianças com valores mais elevados na sub-escala de aceitação entre os pares são as que apresentam valores mais elevados de aceitação no seu próprio grupo de pares (na sociometria). Verificou-se igualmente que a auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a efectiva aceitação pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação dos pares em diferentes aspectos, em particular na sua Aceitação.ABSTRACT: Self-concept helps to regulate our own actions and the way we interact with others, therefore having a grate impact on human behavior. According to Hater (1999) it’s important to also analyze self-perceptions in specific dominions such as cognition, social or physical. This study aims to analyze the relations between self-perceptions of 40 preschool age children and the way they are seen, that is, accepted by their pears in the school context. The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (adapted to the Portuguese population by Mata, Monteiro & Peixoto, 2008) and sociometrics interviews were used to collect the data. The results indicate that children with higher scores on the sub-scale: acceptance by their pears are indeed the ones with higher acceptance scores by the peers (sociometrics). Maternal acceptance sub-scale is related to the cognitive skills and pears acceptance sub-scales. Social interactions are an important context for the development of self-concept and for children’s social behavior.Santos, António JoséRepositório do ISPAEmídio, Rita Mendes2015-11-23T11:19:05Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:51Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:56.180785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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