A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/4826 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência da Linguagem. |
id |
RCAP_0e20523548ef75ea1198dbff87d3d3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/4826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940DiscursoMúsicaSambaFadoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência da Linguagem.A justificativa que orienta este trabalho é a de que a área da Ciência da Linguagem, Lingüística do Texto e do Discurso – mais especificamente a Análise do Discurso – pode trazer contributos relevantes para os estudos sobre a música como prática discursiva. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os discursos das músicas e fazer uma comparação entre as discursividades samba e fado, no intuito de melhor analisar que “ideologias” (Pêcheux, 1975) constituem os “discursos” (Idem) das expressões musicais significativas do Brasil e de Portugal dentro da metodologia proposta de Análise do Discurso de Linha Francesa (AD). O trabalho buscou analisar o que há em comum nos dois gêneros e o que os difere como linguagem, sentido, ideologias, ou seja, que elementos linguísticos e discursivos apontam para que o fado seja fado e para que o samba seja samba. Estudando discursivamente as letras das músicas, investigamos como eram, em parte, as crenças, os valores, os desejos, as idéias, os anseios do homem urbano na década de 1930 e 1940 no Rio de Janeiro e em Lisboa. Nesse sentido, trabalhamos com a perspectiva das questões ideológicas como parte dos “acontecimentos dicursivos” de grupos sociais diferentes para alargar a discussão sobre as condições-socios históricas do surgimento do samba e do fado à luz da Análise do Discurso de Linha Francesa.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade nova de LisboaMenéndez, FernandaRodrigues, Marlon LealRUNFerreira, Roberta Gomes2011-01-13T12:21:39Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:34:51Zoai:run.unl.pt:10362/4826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:54.861628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 |
title |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 |
spellingShingle |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 Ferreira, Roberta Gomes Discurso Música Samba Fado |
title_short |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 |
title_full |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 |
title_fullStr |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 |
title_full_unstemmed |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 |
title_sort |
A constituição dos discursos do samba e do fado nas décadas de 1930 e 1940 |
author |
Ferreira, Roberta Gomes |
author_facet |
Ferreira, Roberta Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menéndez, Fernanda Rodrigues, Marlon Leal RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Roberta Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Música Samba Fado |
topic |
Discurso Música Samba Fado |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência da Linguagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03 2010-03-01T00:00:00Z 2011-01-13T12:21:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/4826 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/4826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137809617911808 |