Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Diana Patrícia Pereira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6183
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de prática supervisionada e uma investigação empírica aborda a problemática do desenvolvimento das competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, procedemos à reflexão crítica sobre a experiência de estágio realizado, recorrendo aos materiais, por nós elaborados ao longo das sessões, bem como a vários autores de referência em educação e à legislação em vigor. Todo este processo, devidamente fundamentado, teve como finalidade a reflexão sobre as próprias práticas e sobre o trabalho de grupo nas diversas áreas disciplinares e na prática realizada. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico, que teve como objetivo perceber de que forma as competências emocionais se encontram desenvolvidas nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e se a abordagem às mesmas em sala de aula é, ou não, positiva para o desenvolvimento harmonioso dos alunos enquanto seres sociais. A investigação-ação foi realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pertencente ao concelho de Viseu, tendo sido aplicados dois instrumentos de recolha de dados diferentes e com finalidades distintas, antes e depois da intervenção levada a efeito. Assim, tendo em consideração as várias conclusões que alcançamos, urge a necessidade de implementar momentos de literacia emocional nas salas de aulas, tendo em consideração a formação dos professores relativamente às competências emocionais.
id RCAP_0e293f30b51dadca77fdd6ba1d6afcfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)Prática de Ensino SupervisionadaEmoçõesSentimentosEmpatiaAutoconsciência emocionalLiteracia emocional1st Cycle of Basic EducationSupervised TeachingO presente Relatório Final de Estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de prática supervisionada e uma investigação empírica aborda a problemática do desenvolvimento das competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, procedemos à reflexão crítica sobre a experiência de estágio realizado, recorrendo aos materiais, por nós elaborados ao longo das sessões, bem como a vários autores de referência em educação e à legislação em vigor. Todo este processo, devidamente fundamentado, teve como finalidade a reflexão sobre as próprias práticas e sobre o trabalho de grupo nas diversas áreas disciplinares e na prática realizada. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico, que teve como objetivo perceber de que forma as competências emocionais se encontram desenvolvidas nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e se a abordagem às mesmas em sala de aula é, ou não, positiva para o desenvolvimento harmonioso dos alunos enquanto seres sociais. A investigação-ação foi realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pertencente ao concelho de Viseu, tendo sido aplicados dois instrumentos de recolha de dados diferentes e com finalidades distintas, antes e depois da intervenção levada a efeito. Assim, tendo em consideração as várias conclusões que alcançamos, urge a necessidade de implementar momentos de literacia emocional nas salas de aulas, tendo em consideração a formação dos professores relativamente às competências emocionais.This Final Stage Report integrates a critical reflection on the practices developed in the context of supervised practice and an empirical investigation whose subject reports to the development of emotional competences in students of the 1st Cycle of Basic Education. In the first part, we proceeded to reflect on the experience of the internship, using the materials we developed during the sessions, as well as several reference authors in education and the legislation in force. All this process, duly grounded, had as purpose the reflection on the own practices and on the work of group in the diverse disciplinary areas and in the realized practice. In the second part, we present the empirical study, which aimed to understand how the emotional competences are developed in the students of the 1st Cycle of Basic Education and whether the approach to them in the classroom is positive for the harmonious development of students and all social beings. The action research was carried out in a class of the 4th year of a school belonging to the county of Viseu, and two instruments of different data collection were applied with different purposes before and after the intervention carried out. Thus, taking into account the various conclusions we have reached there is a need to implement moments of emotional literacy in the classroom taking into account teachers training regarding emotional skills.Cardoso, Ana PaulaLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Diana Patrícia Pereira de2021-12-12T01:30:11Z2019-12-122019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6183TID:202412342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:09.265418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Almeida, Diana Patrícia Pereira de
1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
Prática de Ensino Supervisionada
Emoções
Sentimentos
Empatia
Autoconsciência emocional
Literacia emocional
1st Cycle of Basic Education
Supervised Teaching
title_short Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Almeida, Diana Patrícia Pereira de
author_facet Almeida, Diana Patrícia Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Lacerda, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Diana Patrícia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
Prática de Ensino Supervisionada
Emoções
Sentimentos
Empatia
Autoconsciência emocional
Literacia emocional
1st Cycle of Basic Education
Supervised Teaching
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
Prática de Ensino Supervisionada
Emoções
Sentimentos
Empatia
Autoconsciência emocional
Literacia emocional
1st Cycle of Basic Education
Supervised Teaching
description O presente Relatório Final de Estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de prática supervisionada e uma investigação empírica aborda a problemática do desenvolvimento das competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, procedemos à reflexão crítica sobre a experiência de estágio realizado, recorrendo aos materiais, por nós elaborados ao longo das sessões, bem como a vários autores de referência em educação e à legislação em vigor. Todo este processo, devidamente fundamentado, teve como finalidade a reflexão sobre as próprias práticas e sobre o trabalho de grupo nas diversas áreas disciplinares e na prática realizada. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico, que teve como objetivo perceber de que forma as competências emocionais se encontram desenvolvidas nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e se a abordagem às mesmas em sala de aula é, ou não, positiva para o desenvolvimento harmonioso dos alunos enquanto seres sociais. A investigação-ação foi realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pertencente ao concelho de Viseu, tendo sido aplicados dois instrumentos de recolha de dados diferentes e com finalidades distintas, antes e depois da intervenção levada a efeito. Assim, tendo em consideração as várias conclusões que alcançamos, urge a necessidade de implementar momentos de literacia emocional nas salas de aulas, tendo em consideração a formação dos professores relativamente às competências emocionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2019-12-12T00:00:00Z
2021-12-12T01:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6183
TID:202412342
url http://hdl.handle.net/10400.19/6183
identifier_str_mv TID:202412342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130911612076032