Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Ana Sofia Saraiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15563
Resumo: Este estudo foca duas temáticas no ensino do violino: a aprendizagem na iniciação em grupo e a aplicação do método de Dalcroze nessa aprendizagem. Segundo a minha experiência são cada vez mais os professores que acham fundamental a aprendizagem em grupo na prática instrumental, e neste estudo pretende-se não só perceber a importância e as consequentes vantagens e desvantagens mas também qual o impacto deste tipo de aprendizagem no panorama do ensino de música em Portugal. Dos três elementos da música – melodia, ritmo e harmonia – o ritmo foi o menos explorado ao nível do ensino da música em grupo, o que coloca Dalcroze como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de um método fundamentado nos princípios do ritmo – Rythmique. Vai ser com base nesta ideologia que este Projecto Educativo se vai fundamentar e desenvolver, aplicando os princípios ao ensino na iniciação do violino em grupo.
id RCAP_0e35d0150d36de2f23ba0da55fbf2f65
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjuntoJaques-Dalcroze, ÉmileEnsino da músicaViolino - EnsinoRitmoMúsica de conjuntoInstrumentos musicaisEste estudo foca duas temáticas no ensino do violino: a aprendizagem na iniciação em grupo e a aplicação do método de Dalcroze nessa aprendizagem. Segundo a minha experiência são cada vez mais os professores que acham fundamental a aprendizagem em grupo na prática instrumental, e neste estudo pretende-se não só perceber a importância e as consequentes vantagens e desvantagens mas também qual o impacto deste tipo de aprendizagem no panorama do ensino de música em Portugal. Dos três elementos da música – melodia, ritmo e harmonia – o ritmo foi o menos explorado ao nível do ensino da música em grupo, o que coloca Dalcroze como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de um método fundamentado nos princípios do ritmo – Rythmique. Vai ser com base nesta ideologia que este Projecto Educativo se vai fundamentar e desenvolver, aplicando os princípios ao ensino na iniciação do violino em grupo.This study focuses on two themes in the teaching of violin: teaching children in group and the implementation of the Dalcroze method. More and more teachers think that group teaching is fundamental in instrumental practice and this study aims to not only try to understand its importance and the resulting advantages and disadvantages, but also the impact of this type of learning in the panorama of music in Portugal. Of the three elements of music – melody, rhythm and harmony, rhythm was the least explored in music education, which places Dalcroze as one of the main responsible for the development and improvement of a method based on the principles of rhythm – Rythmique. My educational project will be based on this ideology and it will develop applying its principles to the teaching of violin to little children in group.Universidade de Aveiro2016-05-06T15:48:44Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15563porGrilo, Ana Sofia Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:49Zoai:ria.ua.pt:10773/15563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:55.018471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
title Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
spellingShingle Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
Grilo, Ana Sofia Saraiva
Jaques-Dalcroze, Émile
Ensino da música
Violino - Ensino
Ritmo
Música de conjunto
Instrumentos musicais
title_short Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
title_full Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
title_fullStr Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
title_full_unstemmed Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
title_sort Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
author Grilo, Ana Sofia Saraiva
author_facet Grilo, Ana Sofia Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Ana Sofia Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Jaques-Dalcroze, Émile
Ensino da música
Violino - Ensino
Ritmo
Música de conjunto
Instrumentos musicais
topic Jaques-Dalcroze, Émile
Ensino da música
Violino - Ensino
Ritmo
Música de conjunto
Instrumentos musicais
description Este estudo foca duas temáticas no ensino do violino: a aprendizagem na iniciação em grupo e a aplicação do método de Dalcroze nessa aprendizagem. Segundo a minha experiência são cada vez mais os professores que acham fundamental a aprendizagem em grupo na prática instrumental, e neste estudo pretende-se não só perceber a importância e as consequentes vantagens e desvantagens mas também qual o impacto deste tipo de aprendizagem no panorama do ensino de música em Portugal. Dos três elementos da música – melodia, ritmo e harmonia – o ritmo foi o menos explorado ao nível do ensino da música em grupo, o que coloca Dalcroze como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de um método fundamentado nos princípios do ritmo – Rythmique. Vai ser com base nesta ideologia que este Projecto Educativo se vai fundamentar e desenvolver, aplicando os princípios ao ensino na iniciação do violino em grupo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-05-06T15:48:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15563
url http://hdl.handle.net/10773/15563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137558823698432