Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjunto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15563 |
Resumo: | Este estudo foca duas temáticas no ensino do violino: a aprendizagem na iniciação em grupo e a aplicação do método de Dalcroze nessa aprendizagem. Segundo a minha experiência são cada vez mais os professores que acham fundamental a aprendizagem em grupo na prática instrumental, e neste estudo pretende-se não só perceber a importância e as consequentes vantagens e desvantagens mas também qual o impacto deste tipo de aprendizagem no panorama do ensino de música em Portugal. Dos três elementos da música – melodia, ritmo e harmonia – o ritmo foi o menos explorado ao nível do ensino da música em grupo, o que coloca Dalcroze como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de um método fundamentado nos princípios do ritmo – Rythmique. Vai ser com base nesta ideologia que este Projecto Educativo se vai fundamentar e desenvolver, aplicando os princípios ao ensino na iniciação do violino em grupo. |
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Dalcroze : a aplicação do método à iniciação do violino em conjuntoJaques-Dalcroze, ÉmileEnsino da músicaViolino - EnsinoRitmoMúsica de conjuntoInstrumentos musicaisEste estudo foca duas temáticas no ensino do violino: a aprendizagem na iniciação em grupo e a aplicação do método de Dalcroze nessa aprendizagem. Segundo a minha experiência são cada vez mais os professores que acham fundamental a aprendizagem em grupo na prática instrumental, e neste estudo pretende-se não só perceber a importância e as consequentes vantagens e desvantagens mas também qual o impacto deste tipo de aprendizagem no panorama do ensino de música em Portugal. Dos três elementos da música – melodia, ritmo e harmonia – o ritmo foi o menos explorado ao nível do ensino da música em grupo, o que coloca Dalcroze como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de um método fundamentado nos princípios do ritmo – Rythmique. Vai ser com base nesta ideologia que este Projecto Educativo se vai fundamentar e desenvolver, aplicando os princípios ao ensino na iniciação do violino em grupo.This study focuses on two themes in the teaching of violin: teaching children in group and the implementation of the Dalcroze method. More and more teachers think that group teaching is fundamental in instrumental practice and this study aims to not only try to understand its importance and the resulting advantages and disadvantages, but also the impact of this type of learning in the panorama of music in Portugal. Of the three elements of music – melody, rhythm and harmony, rhythm was the least explored in music education, which places Dalcroze as one of the main responsible for the development and improvement of a method based on the principles of rhythm – Rythmique. My educational project will be based on this ideology and it will develop applying its principles to the teaching of violin to little children in group.Universidade de Aveiro2016-05-06T15:48:44Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15563porGrilo, Ana Sofia Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:49Zoai:ria.ua.pt:10773/15563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:55.018471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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