Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabel J P
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1306
Resumo: O presente relatório diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, a qual está integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino básico. Inicialmente serão apresentadas as instituições de ensino onde foram realizados os estágios curriculares, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos e caraterização dos grupos. Dedicamos especial atenção à temática dos valores, pois o ser humano necessita de construir de forma segura e vincada a sua personalidade, tendo em conta os valores aceites pela sociedade, para que nela se integre e saiba discernir o bem do mal, o correto do incorreto. Os anos de educação pré-escolar correspondem a uma faixa etária (3 a 6 anos) fundamental no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais. Assim se poderá compreender o porquê da escolha da temática, no âmbito dos valores, e de como esta foi implementada transversalmente em ambiente pré-escolar. Para que fosse possível realçar este aspeto tão crucial à formação de cidadãos, concretizámos um projeto que proporcionou a planificação, e devida realização de atividades exploradas transversalmente em todas as áreas de conteúdo. Neste contexto, pretendemos contribuir para a construção, no interior de cada criança, de um cidadão competente e preocupado com o outro, tomando atitudes conscientes, interiorizadas e seguras, ao longo das mais diversas situações vivenciadas no decorrer da sua vida. A elaboração deste projeto perspetivava a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo. Desta forma, graças à fase de avaliação, comprovámos a sua gradual e positiva alteração, quer em relação à educadora, quer aos diversos elementos do grupo, sendo visível a crescente cooperação, amizade e a consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável. Globalmente as crianças revelaram uma evolução comportamental favorável e a aquisição de competências fulcrais à vida em sociedade.
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