Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Hélder
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1430
Resumo: Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), do Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o nosso trabalho desenvolvido ao longo da Prática do Ensino Supervisionada (PES), assim como as reflexões sobre as atividades promovidas relativas à iniciação da leitura no pré-escolar. Estas atividades foram desenvolvidas por um grupo de crianças do pré-escolar da Fundação Augusto Gil. Este grupo era constituído por dezanove crianças com idade de cinco anos. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a maneira como abordar a iniciação à leitura no pré-escolar, em contexto de prática de ensino supervisionada. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro, o contexto, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio envolvente onde a Fundação Augusto Gil está inserida. No segundo capítulo, descreveremos a prática que efetuámos ao longo das trinta e cinco regências e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta experiência de Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro capítulo, analisaremos a Infância de uma forma geral, referindo as características do seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, assim como a importância da Leitura e de que modo ela pode influenciar e ser adquirida aos cinco anos de idade. De que forma a aquisição da leitura aos cinco anos influencia o percurso escolar da criança? Que influência desempenha na aquisição da leitura o contexto social e económico em que a criança está inserida? Interrogações estas que serviram de base para o tema escolhido: «Competências básicas para a aprendizagem da leitura nos cinco anos». Por fim, analisaremos o resultado do inquérito feito aos pais e das fichas de trabalho que fomos dando ao longo da nossa prática e cujos resultados foram determinantes para a resposta às perguntas em cima mencionadas e que serviram de base aos resultados que apresentamos na conclusão desse capítulo.
id RCAP_122500298724bd72309cc95e9c096b9a
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/1430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-EscolarPrática de Ensino SupervisionadaAprendizagemIniciação à LeituraEste estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), do Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o nosso trabalho desenvolvido ao longo da Prática do Ensino Supervisionada (PES), assim como as reflexões sobre as atividades promovidas relativas à iniciação da leitura no pré-escolar. Estas atividades foram desenvolvidas por um grupo de crianças do pré-escolar da Fundação Augusto Gil. Este grupo era constituído por dezanove crianças com idade de cinco anos. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a maneira como abordar a iniciação à leitura no pré-escolar, em contexto de prática de ensino supervisionada. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro, o contexto, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio envolvente onde a Fundação Augusto Gil está inserida. No segundo capítulo, descreveremos a prática que efetuámos ao longo das trinta e cinco regências e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta experiência de Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro capítulo, analisaremos a Infância de uma forma geral, referindo as características do seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, assim como a importância da Leitura e de que modo ela pode influenciar e ser adquirida aos cinco anos de idade. De que forma a aquisição da leitura aos cinco anos influencia o percurso escolar da criança? Que influência desempenha na aquisição da leitura o contexto social e económico em que a criança está inserida? Interrogações estas que serviram de base para o tema escolhido: «Competências básicas para a aprendizagem da leitura nos cinco anos». Por fim, analisaremos o resultado do inquérito feito aos pais e das fichas de trabalho que fomos dando ao longo da nossa prática e cujos resultados foram determinantes para a resposta às perguntas em cima mencionadas e que serviram de base aos resultados que apresentamos na conclusão desse capítulo.Instituto Politecnico da Guarda2013-07-13T13:30:00Z2013-07-132013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1430http://hdl.handle.net/10314/1430porSaraiva, Hélderinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:51Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:22.524120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Saraiva, Hélder
Educação Pré-Escolar
Prática de Ensino Supervisionada
Aprendizagem
Iniciação à Leitura
title_short Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
author Saraiva, Hélder
author_facet Saraiva, Hélder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Hélder
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática de Ensino Supervisionada
Aprendizagem
Iniciação à Leitura
topic Educação Pré-Escolar
Prática de Ensino Supervisionada
Aprendizagem
Iniciação à Leitura
description Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), do Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o nosso trabalho desenvolvido ao longo da Prática do Ensino Supervisionada (PES), assim como as reflexões sobre as atividades promovidas relativas à iniciação da leitura no pré-escolar. Estas atividades foram desenvolvidas por um grupo de crianças do pré-escolar da Fundação Augusto Gil. Este grupo era constituído por dezanove crianças com idade de cinco anos. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a maneira como abordar a iniciação à leitura no pré-escolar, em contexto de prática de ensino supervisionada. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro, o contexto, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio envolvente onde a Fundação Augusto Gil está inserida. No segundo capítulo, descreveremos a prática que efetuámos ao longo das trinta e cinco regências e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta experiência de Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro capítulo, analisaremos a Infância de uma forma geral, referindo as características do seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, assim como a importância da Leitura e de que modo ela pode influenciar e ser adquirida aos cinco anos de idade. De que forma a aquisição da leitura aos cinco anos influencia o percurso escolar da criança? Que influência desempenha na aquisição da leitura o contexto social e económico em que a criança está inserida? Interrogações estas que serviram de base para o tema escolhido: «Competências básicas para a aprendizagem da leitura nos cinco anos». Por fim, analisaremos o resultado do inquérito feito aos pais e das fichas de trabalho que fomos dando ao longo da nossa prática e cujos resultados foram determinantes para a resposta às perguntas em cima mencionadas e que serviram de base aos resultados que apresentamos na conclusão desse capítulo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13T13:30:00Z
2013-07-13
2013-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/1430
http://hdl.handle.net/10314/1430
url http://hdl.handle.net/10314/1430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politecnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politecnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136903747862528