Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1430 |
Resumo: | Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), do Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o nosso trabalho desenvolvido ao longo da Prática do Ensino Supervisionada (PES), assim como as reflexões sobre as atividades promovidas relativas à iniciação da leitura no pré-escolar. Estas atividades foram desenvolvidas por um grupo de crianças do pré-escolar da Fundação Augusto Gil. Este grupo era constituído por dezanove crianças com idade de cinco anos. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a maneira como abordar a iniciação à leitura no pré-escolar, em contexto de prática de ensino supervisionada. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro, o contexto, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio envolvente onde a Fundação Augusto Gil está inserida. No segundo capítulo, descreveremos a prática que efetuámos ao longo das trinta e cinco regências e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta experiência de Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro capítulo, analisaremos a Infância de uma forma geral, referindo as características do seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, assim como a importância da Leitura e de que modo ela pode influenciar e ser adquirida aos cinco anos de idade. De que forma a aquisição da leitura aos cinco anos influencia o percurso escolar da criança? Que influência desempenha na aquisição da leitura o contexto social e económico em que a criança está inserida? Interrogações estas que serviram de base para o tema escolhido: «Competências básicas para a aprendizagem da leitura nos cinco anos». Por fim, analisaremos o resultado do inquérito feito aos pais e das fichas de trabalho que fomos dando ao longo da nossa prática e cujos resultados foram determinantes para a resposta às perguntas em cima mencionadas e que serviram de base aos resultados que apresentamos na conclusão desse capítulo. |
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Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), do Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o nosso trabalho desenvolvido ao longo da Prática do Ensino Supervisionada (PES), assim como as reflexões sobre as atividades promovidas relativas à iniciação da leitura no pré-escolar. Estas atividades foram desenvolvidas por um grupo de crianças do pré-escolar da Fundação Augusto Gil. Este grupo era constituído por dezanove crianças com idade de cinco anos. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a maneira como abordar a iniciação à leitura no pré-escolar, em contexto de prática de ensino supervisionada. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro, o contexto, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio envolvente onde a Fundação Augusto Gil está inserida. No segundo capítulo, descreveremos a prática que efetuámos ao longo das trinta e cinco regências e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta experiência de Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro capítulo, analisaremos a Infância de uma forma geral, referindo as características do seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, assim como a importância da Leitura e de que modo ela pode influenciar e ser adquirida aos cinco anos de idade. De que forma a aquisição da leitura aos cinco anos influencia o percurso escolar da criança? Que influência desempenha na aquisição da leitura o contexto social e económico em que a criança está inserida? Interrogações estas que serviram de base para o tema escolhido: «Competências básicas para a aprendizagem da leitura nos cinco anos». Por fim, analisaremos o resultado do inquérito feito aos pais e das fichas de trabalho que fomos dando ao longo da nossa prática e cujos resultados foram determinantes para a resposta às perguntas em cima mencionadas e que serviram de base aos resultados que apresentamos na conclusão desse capítulo. |
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