Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1298 |
Resumo: | Este trabalho consiste num resumo da prática desenvolvida no estágio, realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino pré-escolar e 1ª Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Comunicação e Desporto, que confere a habilitação profissional para a docência naqueles dois níveis de ensino. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o percurso de formação, atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar todos os obstáculos; será também apresentado um estudo sobre o papel do jornal escolar, como ferramenta pedagógica. Na atual sociedade de informação e do conhecimento, caracterizada por constantes mudanças, são colocadas, cada vez mais, exigências sobre métodos e práticas de trabalho na escola. Neste sentido, o papel da escola e do professor é acompanhar esta complexa sociedade de transformações, repensar estratégias e procurar recursos a utilizar nas escolas. Produzir um jornal escolar é uma mais-valia nas escolas e um importante contributo para o ensino/aprendizagem pois é um meio onde o aluno pode desenvolver a sua criatividade e tornar-se cidadão crítico e participativo, que se concebe como conhecedor e agente de direitos e deveres, dentro e fora da escola. |
id |
RCAP_86990b8dcb4c8535a8a57714dafa51d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/1298 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaJornal EscolarEste trabalho consiste num resumo da prática desenvolvida no estágio, realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino pré-escolar e 1ª Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Comunicação e Desporto, que confere a habilitação profissional para a docência naqueles dois níveis de ensino. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o percurso de formação, atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar todos os obstáculos; será também apresentado um estudo sobre o papel do jornal escolar, como ferramenta pedagógica. Na atual sociedade de informação e do conhecimento, caracterizada por constantes mudanças, são colocadas, cada vez mais, exigências sobre métodos e práticas de trabalho na escola. Neste sentido, o papel da escola e do professor é acompanhar esta complexa sociedade de transformações, repensar estratégias e procurar recursos a utilizar nas escolas. Produzir um jornal escolar é uma mais-valia nas escolas e um importante contributo para o ensino/aprendizagem pois é um meio onde o aluno pode desenvolver a sua criatividade e tornar-se cidadão crítico e participativo, que se concebe como conhecedor e agente de direitos e deveres, dentro e fora da escola.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-23T13:36:19Z2013-02-232012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1298http://hdl.handle.net/10314/1298porFonseca, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:36Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:18.054113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada Fonseca, Ana Prática de Ensino Supervisionada Jornal Escolar |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Fonseca, Ana |
author_facet |
Fonseca, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Jornal Escolar |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Jornal Escolar |
description |
Este trabalho consiste num resumo da prática desenvolvida no estágio, realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino pré-escolar e 1ª Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Comunicação e Desporto, que confere a habilitação profissional para a docência naqueles dois níveis de ensino. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o percurso de formação, atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar todos os obstáculos; será também apresentado um estudo sobre o papel do jornal escolar, como ferramenta pedagógica. Na atual sociedade de informação e do conhecimento, caracterizada por constantes mudanças, são colocadas, cada vez mais, exigências sobre métodos e práticas de trabalho na escola. Neste sentido, o papel da escola e do professor é acompanhar esta complexa sociedade de transformações, repensar estratégias e procurar recursos a utilizar nas escolas. Produzir um jornal escolar é uma mais-valia nas escolas e um importante contributo para o ensino/aprendizagem pois é um meio onde o aluno pode desenvolver a sua criatividade e tornar-se cidadão crítico e participativo, que se concebe como conhecedor e agente de direitos e deveres, dentro e fora da escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01T00:00:00Z 2013-02-23T13:36:19Z 2013-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/1298 http://hdl.handle.net/10314/1298 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/1298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136903114522624 |