Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Macedo José
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59186
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
id RCAP_0e6eff071fd6270db2f0f3d2fe64e286
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030Curriculum and Internationalization: the higher education Angolan Context and the Education Agenda of UNESCO 2030CurrículoEducaçãoGlobalizaçãoInternacionalizaçãoCurriculumEducationGlobalizationInternationalizationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)Os debates sobre as estratégias de desenvolvimento a longo prazo dos Estados situam-se, essencialmente, num plano multidisciplinar e prospectivo, tendo em atenção, ainda, que a complexidade e incapacidade de dominar fenómenos que ameaçam o mundo actual, desafiam os responsáveis pelas tomadas de decisões a ter uma atenção acrescida às tendências fundamentais que irão modelar a realidade educativa. A internacionalização dos estudos curriculares pode ser compreendida como a criação de espaços transnacionais, onde as tradições de conhecimento local na investigação curricular podem ser protagonizadas em conjunto, não apenas como representações locais. Esta é uma missão que cabe, sobretudo, às Universidades, através do currículo que perseguem nos seus cursos, pelo que é neste contexto que emerge a nossa questão de investigação: como se concilia e conflitua a missão do Ensino Superior em Angola, no âmbito da Educação para a Cidadania Global, com as intervenções das instituições internacionais (UNESCO) na formulação de uma política educativa e curricular? Para a concretização desta problemática, elegemos como principais objectivos: conhecer as perspectivas dos agentes políticos e curriculares, sobre a formulação do currículo educacional do ensino superior em Angola; sobre as políticas criadas para o controlo da eficácia do currículo do ensino superior; avaliar da necessidade de um currículo coeso que articule a missão do Ensino Superior nacional com os objectivos das instâncias internacionais; e analisar os vários planos e estratégias governamentais (PND, PNFQ, PDN) e a conciliação com a agenda da UNESCO. Para atingir os objectivos realizámos uma investigação de natureza qualitativa descritiva; com recurso a quatro entrevistas semi-estruturadas, junto de entrevistados que desempenham funções de gestão e liderança, bem como em quadros com cargos de chefia de departamento. Os principais resultados revelam que em Angola não existe um órgão único responsável pela formulação do currículo, à semelhança de outros Estados membros da UNESCO; não existem normativos nem dispositivos de controlo da eficácia do currículo e não existe uma harmonização/coesão entre o currículo no ensino superior. Os resultados apontam também que a missão do ensino superior em Angola está dentro das recomendações da Agenda da Educação UNESCO 2030 embora a internacionalização curricular seja, ainda, incipiente.Discussions on the long-term strategies of the development of the States are essentially a multidisciplinary approach, adding that the complexity and inability to decide phenomena that threaten today's world decision makers to pay more attention to the fundamental trends that will shape the educational reality. The internationalization of curricular studies can be understood as the creation of transnational spaces, where traditions of local knowledge in curricular research can be carried out together and not only as local representations. This is a mission that, above all, belongs to the Universities, through the curriculum they pursue in their courses, so it is in this context that our research question emerges: how the mission of Higher Education in Angola is linked and/or conflicts within the scope of Education for Global Citizenship, with the interventions of international institutions (UNESCO) in the formulation of an educational and curricular policy? To achieve this, we have chosen these main objectives: to know the perspectives of the political and curricular agents, on the formulation of the educational curriculum of higher education in Angola; on policies designed to monitor the effectiveness of the higher education curriculum; to evaluate the need for a cohesive curriculum that articulates the mission of the National Higher Education with the objectives of the international bodies; and analyze the various government plans and strategies (PND, PNFQ, PDN) and reconciliation with the UNESCO agenda. In order to achieve the objectives, we carried out an investigation of a qualitative descriptive nature; with the use of four semi - structured interviews with interviewees who perform management and leadership roles, as well as in management positions with department heads. The main results show that in Angola there is no single body responsible for formulating the curriculum, like other UNESCO Member States; there are no rules or arrangements to monitor the effectiveness of the curriculum and there is no harmonization / cohesion between the curriculum in higher education. The results also indicate that the mission of higher education in Angola is within the recommendations of the UNESCO Education Agenda 2030, although the internationalization is still at the biginning.Alves, Maria PalmiraUniversidade do MinhoDiogo, Macedo José20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59186por202168530info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:01.386542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
Curriculum and Internationalization: the higher education Angolan Context and the Education Agenda of UNESCO 2030
title Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
spellingShingle Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
Diogo, Macedo José
Currículo
Educação
Globalização
Internacionalização
Curriculum
Education
Globalization
Internationalization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
title_full Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
title_fullStr Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
title_full_unstemmed Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
title_sort Currículo e internacionalização: o contexto do ensino superior angolano e a agenda da educação da UNESCO 2030
author Diogo, Macedo José
author_facet Diogo, Macedo José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Palmira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Macedo José
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação
Globalização
Internacionalização
Curriculum
Education
Globalization
Internationalization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
Educação
Globalização
Internacionalização
Curriculum
Education
Globalization
Internationalization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59186
url http://hdl.handle.net/1822/59186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202168530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132957826351104