Sobre a internacionalização comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Patrícia Torrão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6302
Resumo: A presente dissertação teve como principal objetivo analisar o comportamento de um conjunto de países no que respeita ao seu comércio internacional, propondo assim dez indicadores baseados em quatro dimensões, sendo estas o número de países de destino do comércio, o volume, o equilíbrio entre mercados e a distância percorrida pelo comércio, estudando estas dimensões isolada e conjuntamente. Analisou-se o comércio bilateral para uma amostra de 75 países utilizando a base de dados CHELEM-IT, entre os anos de 1967 e 2010, analisados de 3 em 3 anos. Os resultados obtidos apontam para um aumento da internacionalização, verificando-se uma melhoria em termos médios das quatro dimensões consideradas. Assim verifica-se que: (i) cada país exporta para mais parceiros comerciais; (ii) o volume do comércio tem apresentado uma evolução positiva; (iii) existe uma maior tendência para o equilíbrio entre mercados de destino, com uma diminuição do grau de concentração das exportações; e (iv) o comércio tem vindo a percorrer, em média, distâncias cada vez maiores.
id RCAP_d4da5a8861c6bd2bc1054af8a90500c1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre a internacionalização comercialGlobalizaçãoInternacionalizaçãoMediçãoÍndicesGlobalizationInternationalizationMeasurementIndexA presente dissertação teve como principal objetivo analisar o comportamento de um conjunto de países no que respeita ao seu comércio internacional, propondo assim dez indicadores baseados em quatro dimensões, sendo estas o número de países de destino do comércio, o volume, o equilíbrio entre mercados e a distância percorrida pelo comércio, estudando estas dimensões isolada e conjuntamente. Analisou-se o comércio bilateral para uma amostra de 75 países utilizando a base de dados CHELEM-IT, entre os anos de 1967 e 2010, analisados de 3 em 3 anos. Os resultados obtidos apontam para um aumento da internacionalização, verificando-se uma melhoria em termos médios das quatro dimensões consideradas. Assim verifica-se que: (i) cada país exporta para mais parceiros comerciais; (ii) o volume do comércio tem apresentado uma evolução positiva; (iii) existe uma maior tendência para o equilíbrio entre mercados de destino, com uma diminuição do grau de concentração das exportações; e (iv) o comércio tem vindo a percorrer, em média, distâncias cada vez maiores.This work aimed to analyze the behavior of a set of countries with regard to its international trade thus proposing ten indicators based on four dimensions, which are the number of destination countries trade, the volume, the balance between markets and the distance traveled by trade, studying these dimensions isolated and aggregated. We analyzed bilateral trade to a sample of 75 countries using the database CHELEM-IT, between 1967 and 2010, analyzed in every 3 years. The results indicate an increase of internationalization and that there was an improvement in terms of the four dimensions, middleweight considered. Therefore it is verified that: (i) each country exports to more trading partners, (ii) the volume of trade has shown a positive development, (iii) there is a greater tendency for the balance between destination markets, with a decrease in the concentration degree of exports and (iv) trade has traveled, on average, increasing distances.2014-01-22T13:14:52Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6302porRamos, Patrícia Torrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:12.423416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a internacionalização comercial
title Sobre a internacionalização comercial
spellingShingle Sobre a internacionalização comercial
Ramos, Patrícia Torrão
Globalização
Internacionalização
Medição
Índices
Globalization
Internationalization
Measurement
Index
title_short Sobre a internacionalização comercial
title_full Sobre a internacionalização comercial
title_fullStr Sobre a internacionalização comercial
title_full_unstemmed Sobre a internacionalização comercial
title_sort Sobre a internacionalização comercial
author Ramos, Patrícia Torrão
author_facet Ramos, Patrícia Torrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Patrícia Torrão
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Internacionalização
Medição
Índices
Globalization
Internationalization
Measurement
Index
topic Globalização
Internacionalização
Medição
Índices
Globalization
Internationalization
Measurement
Index
description A presente dissertação teve como principal objetivo analisar o comportamento de um conjunto de países no que respeita ao seu comércio internacional, propondo assim dez indicadores baseados em quatro dimensões, sendo estas o número de países de destino do comércio, o volume, o equilíbrio entre mercados e a distância percorrida pelo comércio, estudando estas dimensões isolada e conjuntamente. Analisou-se o comércio bilateral para uma amostra de 75 países utilizando a base de dados CHELEM-IT, entre os anos de 1967 e 2010, analisados de 3 em 3 anos. Os resultados obtidos apontam para um aumento da internacionalização, verificando-se uma melhoria em termos médios das quatro dimensões consideradas. Assim verifica-se que: (i) cada país exporta para mais parceiros comerciais; (ii) o volume do comércio tem apresentado uma evolução positiva; (iii) existe uma maior tendência para o equilíbrio entre mercados de destino, com uma diminuição do grau de concentração das exportações; e (iv) o comércio tem vindo a percorrer, em média, distâncias cada vez maiores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-10
2014-01-22T13:14:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6302
url http://hdl.handle.net/10071/6302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134751375753216