A presença de ópera portuguesa na programação do Teatro Nacional de São Carlos entre 1940 e 2019
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155505 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio descreve as atividades levadas a cabo no estágio de seis meses (800 horas) passados no Centro Histórico do Teatro Nacional de São Carlos, no contexto do Mestrado em Ciências Musicais – vertente de Musicologia Histórica. Os trabalhos desenvolvidos compreendem duas dimensões complementares, uma de investigação a partir de uma temática definida, relacionada com o processo e práticas associadas ao estágio, e outra de desenvolvimento deste último, incluindo um trabalho de identificação, organização e catalogação de materiais, e reflexão escrita sobre este processo. Encontra-se neste Relatório a descrição de diverso material que se encontrava já no arquivo, bem como de material que foi adquirido pelo TNSC e resultado de doações que foram sido recebidas pelo Centro Histórico. Paralelamente à dimensão arquivística e atendendo ao conteúdo teórico deste trabalho, são abordadas e apresentadas diversas informações relativas à história do TNSC, bem como as várias etapas da programação de ópera apresentada no mesmo. Este trabalho também reflete a vertente de investigação que foi sendo feita ao longo do tempo para a realização do trabalho aqui apresentado. Na vertente de estágio foram realizadas várias tarefas, tais como a catalogação de todos os programas relacionados com o TNSC que se encontram no Centro Histórico, o que me permitiu fundamentar melhor o trabalho de investigação através do conhecimento das óperas ali produzidas bem como dos cantores, encenações, cenografias e outros elementos relevantes relacionados com as produções. Também foi feita a catalogação de diversos documentos, plantas e maquetes relativas ao teatro e a produções de ópera, que me permitiram não só observar e analisar as transformações do próprio teatro em termos arquitetónicos, mas também o modo como essas alterações tiveram impacto no modo como se acolhiam os públicos no local. Com as maquetes de palco e produção foi interessante ver como eram as grandes produções de ópera nos anos 1970/80, numa escala maior da que é apresentada atualmente, e com maior número de representações. Para além destas áreas, também foi desenvolvido algum trabalho junto da receção dos espetáculos pela imprensa, com a finalidade de melhor compreender o modo como as produções foram sendo recebidas bem como o ,desenvolvimento do comportamento do público que frequentava o TNSC ao longo dos anos em estudo. |
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A presença de ópera portuguesa na programação do Teatro Nacional de São Carlos entre 1940 e 2019ÓperaÓpera PortuguesaÓpera em PortugalTeatro Nacional de São CarlosArquivísticaPortugueseOperaOpera in PortugalNational Theater of São CarlosArchiveArchival ScienceDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente Relatório de Estágio descreve as atividades levadas a cabo no estágio de seis meses (800 horas) passados no Centro Histórico do Teatro Nacional de São Carlos, no contexto do Mestrado em Ciências Musicais – vertente de Musicologia Histórica. Os trabalhos desenvolvidos compreendem duas dimensões complementares, uma de investigação a partir de uma temática definida, relacionada com o processo e práticas associadas ao estágio, e outra de desenvolvimento deste último, incluindo um trabalho de identificação, organização e catalogação de materiais, e reflexão escrita sobre este processo. Encontra-se neste Relatório a descrição de diverso material que se encontrava já no arquivo, bem como de material que foi adquirido pelo TNSC e resultado de doações que foram sido recebidas pelo Centro Histórico. Paralelamente à dimensão arquivística e atendendo ao conteúdo teórico deste trabalho, são abordadas e apresentadas diversas informações relativas à história do TNSC, bem como as várias etapas da programação de ópera apresentada no mesmo. Este trabalho também reflete a vertente de investigação que foi sendo feita ao longo do tempo para a realização do trabalho aqui apresentado. Na vertente de estágio foram realizadas várias tarefas, tais como a catalogação de todos os programas relacionados com o TNSC que se encontram no Centro Histórico, o que me permitiu fundamentar melhor o trabalho de investigação através do conhecimento das óperas ali produzidas bem como dos cantores, encenações, cenografias e outros elementos relevantes relacionados com as produções. Também foi feita a catalogação de diversos documentos, plantas e maquetes relativas ao teatro e a produções de ópera, que me permitiram não só observar e analisar as transformações do próprio teatro em termos arquitetónicos, mas também o modo como essas alterações tiveram impacto no modo como se acolhiam os públicos no local. Com as maquetes de palco e produção foi interessante ver como eram as grandes produções de ópera nos anos 1970/80, numa escala maior da que é apresentada atualmente, e com maior número de representações. Para além destas áreas, também foi desenvolvido algum trabalho junto da receção dos espetáculos pela imprensa, com a finalidade de melhor compreender o modo como as produções foram sendo recebidas bem como o ,desenvolvimento do comportamento do público que frequentava o TNSC ao longo dos anos em estudo.This Internship Report describes the activities carried out in the six-month internship (800 hours) spent in the Historic Center of the National Theater of São Carlos, in the context of the Master in Musical Sciences – Historical Musicology. The work carried out comprises two complementary dimensions, one of investigation based on a defined theme, related to the process and practices associated with the internship, and another of development of the latter, including a work of identification, organization and cataloging of materials, and written reflection. about this process. This Report contains a description of various material that was already in the archive, as well as material that was acquired by the TNSC and the result of donations that were received by the Historic Center. In parallel with the archival dimension and taking into account the theoretical content of this work, various information relating to the history of the TNSC, as well as the various stages of the opera programming presented in it, are addressed and presented. This work also reflects the investigation that has been carried out over time to carry out the work presented here. In the internship area, several tasks were carried out, such as the cataloging of all the programs related to the TNSC that are located in the Historic Center, which allowed me to better base the research work through the knowledge of the operas produced there as well as the singers, staging, scenography and other relevant elements related to the productions. A catalog of documents, plans and models relating to theater and opera productions was also carried out, which allowed me not only to observe and analyze the transformations of the theater itself in architectural terms, but also the way in which these changes had an impact on the way in which the public were welcomed on site. With the stage and production models, it was interesting to see what the great opera productions were like in the 1970s/80s, on a larger scale than what is presented today, and with a greater number of representations. In addition to these areas, some work was also carried out with the reception of the shows by the press, in order to better understand how the productions were being received as well as the development of the behavior of the public that attended the TNSC over the years under study.Brandão, Paula Cristina Roberto Gomes RibeiroRUNMarques, Mariana Loureiro2023-02-152022-04-112026-02-15T00:00:00Z2023-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155505TID:203247027porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:13:08Zoai:run.unl.pt:10362/155505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:13:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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