O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Raquel Martins da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/28683
Resumo: Um evento é considerado uma parte importante na criação de uma boa experiência. É necessário ter em conta que o comportamento do consumidor está em constante alteração e que também as necessidades vão variando ao longo do tempo. Desta forma, muitos estudos têm-se focado na segmentação de mercado de forma a entender quem são os visitantes de um evento. O principal objetivo do presente trabalho é identificar segmentos de visitantes da 9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A abordagem quantitativa está na base da investigação e assim, aplicou-se um inquérito por questionário no recinto da Feira Medieval de Torre de Moncorvo nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, onde foram obtidas 300 respostas. Pela análise dos dados registaram-se três segmentos: os “culturais”, indivíduos caracterizados por um maior interesse pela vertente cultural procurando um maior contacto com a cultura; os “relaxados” constituídos por indivíduos que dão mais importância ao fator relaxamento quando procuram este tipo de eventos, e os “exigentes” que são aquelas pessoas que acabam por não ter gostos nem preferências por qualquer um dos fatores de eleição e por consequência menor grau de satisfação.
id RCAP_0e8054ca410c6f11a411a434c671b899
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira MedievalEventos culturaisFeira medievalPerfil do visitanteMotivações de visitaSegmentaçãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisUm evento é considerado uma parte importante na criação de uma boa experiência. É necessário ter em conta que o comportamento do consumidor está em constante alteração e que também as necessidades vão variando ao longo do tempo. Desta forma, muitos estudos têm-se focado na segmentação de mercado de forma a entender quem são os visitantes de um evento. O principal objetivo do presente trabalho é identificar segmentos de visitantes da 9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A abordagem quantitativa está na base da investigação e assim, aplicou-se um inquérito por questionário no recinto da Feira Medieval de Torre de Moncorvo nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, onde foram obtidas 300 respostas. Pela análise dos dados registaram-se três segmentos: os “culturais”, indivíduos caracterizados por um maior interesse pela vertente cultural procurando um maior contacto com a cultura; os “relaxados” constituídos por indivíduos que dão mais importância ao fator relaxamento quando procuram este tipo de eventos, e os “exigentes” que são aquelas pessoas que acabam por não ter gostos nem preferências por qualquer um dos fatores de eleição e por consequência menor grau de satisfação.An event is considered an important part of creating a good experience. It is necessary to bear in mind that consumer behavior is constantly changing and that needs also vary over time. Thus, many studies have focused on market segmentation to understand who the visitors to an event are. The main objective of the present work is to identify visitor segments of the 9th edition of Torre de Moncorvo's Medieval Fair. The quantitative approach is at the basis of the research and thus, a questionnaire survey was applied at the premises of the Medieval Fair of Torre de Moncorvo on April 8, 9 and 10, 2022, where 300 responses were obtained. By data analysis three segments were registered: the "cultural", individuals characterized by a greater interest in the cultural aspect seeking a greater contact with culture; the "relaxed" consisting of individuals who give more importance to the relaxation factor when seeking this type of events, and the "demanding" which are those people who end up having no tastes or preferences for any of the factors of choice and therefore a lower degree of satisfaction.Esteves, Elsa TavaresBiblioteca Digital do IPBMoreira, Ana Raquel Martins da Silva2023-08-30T08:53:34Z202320222023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28683TID:203345185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:40.316795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
title O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
spellingShingle O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
Moreira, Ana Raquel Martins da Silva
Eventos culturais
Feira medieval
Perfil do visitante
Motivações de visita
Segmentação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
title_full O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
title_fullStr O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
title_full_unstemmed O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
title_sort O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
author Moreira, Ana Raquel Martins da Silva
author_facet Moreira, Ana Raquel Martins da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Elsa Tavares
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Raquel Martins da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Eventos culturais
Feira medieval
Perfil do visitante
Motivações de visita
Segmentação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Eventos culturais
Feira medieval
Perfil do visitante
Motivações de visita
Segmentação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Um evento é considerado uma parte importante na criação de uma boa experiência. É necessário ter em conta que o comportamento do consumidor está em constante alteração e que também as necessidades vão variando ao longo do tempo. Desta forma, muitos estudos têm-se focado na segmentação de mercado de forma a entender quem são os visitantes de um evento. O principal objetivo do presente trabalho é identificar segmentos de visitantes da 9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A abordagem quantitativa está na base da investigação e assim, aplicou-se um inquérito por questionário no recinto da Feira Medieval de Torre de Moncorvo nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, onde foram obtidas 300 respostas. Pela análise dos dados registaram-se três segmentos: os “culturais”, indivíduos caracterizados por um maior interesse pela vertente cultural procurando um maior contacto com a cultura; os “relaxados” constituídos por indivíduos que dão mais importância ao fator relaxamento quando procuram este tipo de eventos, e os “exigentes” que são aquelas pessoas que acabam por não ter gostos nem preferências por qualquer um dos fatores de eleição e por consequência menor grau de satisfação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-30T08:53:34Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/28683
TID:203345185
url http://hdl.handle.net/10198/28683
identifier_str_mv TID:203345185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135482559332352