O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/28683 |
Resumo: | Um evento é considerado uma parte importante na criação de uma boa experiência. É necessário ter em conta que o comportamento do consumidor está em constante alteração e que também as necessidades vão variando ao longo do tempo. Desta forma, muitos estudos têm-se focado na segmentação de mercado de forma a entender quem são os visitantes de um evento. O principal objetivo do presente trabalho é identificar segmentos de visitantes da 9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A abordagem quantitativa está na base da investigação e assim, aplicou-se um inquérito por questionário no recinto da Feira Medieval de Torre de Moncorvo nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, onde foram obtidas 300 respostas. Pela análise dos dados registaram-se três segmentos: os “culturais”, indivíduos caracterizados por um maior interesse pela vertente cultural procurando um maior contacto com a cultura; os “relaxados” constituídos por indivíduos que dão mais importância ao fator relaxamento quando procuram este tipo de eventos, e os “exigentes” que são aquelas pessoas que acabam por não ter gostos nem preferências por qualquer um dos fatores de eleição e por consequência menor grau de satisfação. |
id |
RCAP_0e8054ca410c6f11a411a434c671b899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28683 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira MedievalEventos culturaisFeira medievalPerfil do visitanteMotivações de visitaSegmentaçãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisUm evento é considerado uma parte importante na criação de uma boa experiência. É necessário ter em conta que o comportamento do consumidor está em constante alteração e que também as necessidades vão variando ao longo do tempo. Desta forma, muitos estudos têm-se focado na segmentação de mercado de forma a entender quem são os visitantes de um evento. O principal objetivo do presente trabalho é identificar segmentos de visitantes da 9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A abordagem quantitativa está na base da investigação e assim, aplicou-se um inquérito por questionário no recinto da Feira Medieval de Torre de Moncorvo nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, onde foram obtidas 300 respostas. Pela análise dos dados registaram-se três segmentos: os “culturais”, indivíduos caracterizados por um maior interesse pela vertente cultural procurando um maior contacto com a cultura; os “relaxados” constituídos por indivíduos que dão mais importância ao fator relaxamento quando procuram este tipo de eventos, e os “exigentes” que são aquelas pessoas que acabam por não ter gostos nem preferências por qualquer um dos fatores de eleição e por consequência menor grau de satisfação.An event is considered an important part of creating a good experience. It is necessary to bear in mind that consumer behavior is constantly changing and that needs also vary over time. Thus, many studies have focused on market segmentation to understand who the visitors to an event are. The main objective of the present work is to identify visitor segments of the 9th edition of Torre de Moncorvo's Medieval Fair. The quantitative approach is at the basis of the research and thus, a questionnaire survey was applied at the premises of the Medieval Fair of Torre de Moncorvo on April 8, 9 and 10, 2022, where 300 responses were obtained. By data analysis three segments were registered: the "cultural", individuals characterized by a greater interest in the cultural aspect seeking a greater contact with culture; the "relaxed" consisting of individuals who give more importance to the relaxation factor when seeking this type of events, and the "demanding" which are those people who end up having no tastes or preferences for any of the factors of choice and therefore a lower degree of satisfaction.Esteves, Elsa TavaresBiblioteca Digital do IPBMoreira, Ana Raquel Martins da Silva2023-08-30T08:53:34Z202320222023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28683TID:203345185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:40.316795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval |
title |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval |
spellingShingle |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval Moreira, Ana Raquel Martins da Silva Eventos culturais Feira medieval Perfil do visitante Motivações de visita Segmentação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval |
title_full |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval |
title_fullStr |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval |
title_full_unstemmed |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval |
title_sort |
O visitante de Torre de Moncorvo: estudo de caso da Feira Medieval |
author |
Moreira, Ana Raquel Martins da Silva |
author_facet |
Moreira, Ana Raquel Martins da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Elsa Tavares Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Raquel Martins da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eventos culturais Feira medieval Perfil do visitante Motivações de visita Segmentação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Eventos culturais Feira medieval Perfil do visitante Motivações de visita Segmentação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Um evento é considerado uma parte importante na criação de uma boa experiência. É necessário ter em conta que o comportamento do consumidor está em constante alteração e que também as necessidades vão variando ao longo do tempo. Desta forma, muitos estudos têm-se focado na segmentação de mercado de forma a entender quem são os visitantes de um evento. O principal objetivo do presente trabalho é identificar segmentos de visitantes da 9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A abordagem quantitativa está na base da investigação e assim, aplicou-se um inquérito por questionário no recinto da Feira Medieval de Torre de Moncorvo nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, onde foram obtidas 300 respostas. Pela análise dos dados registaram-se três segmentos: os “culturais”, indivíduos caracterizados por um maior interesse pela vertente cultural procurando um maior contacto com a cultura; os “relaxados” constituídos por indivíduos que dão mais importância ao fator relaxamento quando procuram este tipo de eventos, e os “exigentes” que são aquelas pessoas que acabam por não ter gostos nem preferências por qualquer um dos fatores de eleição e por consequência menor grau de satisfação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-08-30T08:53:34Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/28683 TID:203345185 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/28683 |
identifier_str_mv |
TID:203345185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135482559332352 |