Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato G.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4664
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se um estudo com delineamento quasi-experimental envolvendo a realização de um programa de intervenção com adolescentes que visou promover a capacidade de perspectivar o futuro e de tomar decisões na transição do ensino básico para o secundário. Participaram no estudo 106 estudantes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos (MIdade = 15 anos), distribuídos pelos grupos experimental (GE) e de controlo, conforme participassem ou não no programa. A avaliação da eficácia do programa, efectuada com recurso ao Questionário de Tomada de Decisão na Carreira, que foi construído para a investigação, evidenciou diferenças significativas entre os grupos, em benefício do GE. Os resultados são discutidos considerando a im portância e os desafios às práticas de intervenção vocacional em contexto escolar, bem como da sua avaliação, tendo em vista o desenvolvimento de perspectivas de futuro e trajectórias mais adaptativas e geradoras de satis fação por parte dos adolescentes.
id RCAP_0e813ade4cf78522ff0ab7ec8dc71481
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológicaDevelopment of Projects in Adolescence: Assessment and Perspectives on Psychological InterventionEducação para a carreiraProgramas de intervençãoIntervenção psicológicaTransições escolaresAdolescentesCareer educationIntervention programsPsychological intervention in schoolsSchool transitionsAdolescents.Escola Superior de Tecnologias e GestãoNeste trabalho, apresenta-se um estudo com delineamento quasi-experimental envolvendo a realização de um programa de intervenção com adolescentes que visou promover a capacidade de perspectivar o futuro e de tomar decisões na transição do ensino básico para o secundário. Participaram no estudo 106 estudantes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos (MIdade = 15 anos), distribuídos pelos grupos experimental (GE) e de controlo, conforme participassem ou não no programa. A avaliação da eficácia do programa, efectuada com recurso ao Questionário de Tomada de Decisão na Carreira, que foi construído para a investigação, evidenciou diferenças significativas entre os grupos, em benefício do GE. Os resultados são discutidos considerando a im portância e os desafios às práticas de intervenção vocacional em contexto escolar, bem como da sua avaliação, tendo em vista o desenvolvimento de perspectivas de futuro e trajectórias mais adaptativas e geradoras de satis fação por parte dos adolescentes.In this paper we present a quasi-experimental study that involved the implementation of a program that in tended to promote adolescents’ ability to put the future in perspective and make decisions in the transition from middle to high school. Participants were 106 Portuguese students aged from 14 to 17 years (MAge = 15 years), which were distributed by the experimental group (EG), which in turn was divided into 4 subgroups, and the control group, whether they respectively participated or not in the intervention program. The assessment of the program effectiveness, through a pre vs post-test comparison, and performed with the Career Decision Making Questionnaire, showed significant differences between the groups in favor of GE. The results are discussed con sidering the importance and the challenges to career education practices in schools, as a relevant tool to promote more adaptive and satisfaction generating paths among adolescents.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica PortugalDigitUMaCarvalho, Renato G.2022-09-28T13:52:36Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4664porCarvalho, Renato G. (2015). Desenvolvimento de Projectos na Adolescência: Avaliação e Perspectivas sobre a Intervenção Psicológica. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica, 1(39),91-101.[fecha de Consulta 28 de Septiembre de 2022]. ISSN: 1135-3848. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=459645431009info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T03:30:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:31.917676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
Development of Projects in Adolescence: Assessment and Perspectives on Psychological Intervention
title Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
spellingShingle Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
Carvalho, Renato G.
Educação para a carreira
Programas de intervenção
Intervenção psicológica
Transições escolares
Adolescentes
Career education
Intervention programs
Psychological intervention in schools
School transitions
Adolescents
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
title_short Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
title_full Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
title_fullStr Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
title_sort Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica
author Carvalho, Renato G.
author_facet Carvalho, Renato G.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato G.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a carreira
Programas de intervenção
Intervenção psicológica
Transições escolares
Adolescentes
Career education
Intervention programs
Psychological intervention in schools
School transitions
Adolescents
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
topic Educação para a carreira
Programas de intervenção
Intervenção psicológica
Transições escolares
Adolescentes
Career education
Intervention programs
Psychological intervention in schools
School transitions
Adolescents
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
description Neste trabalho, apresenta-se um estudo com delineamento quasi-experimental envolvendo a realização de um programa de intervenção com adolescentes que visou promover a capacidade de perspectivar o futuro e de tomar decisões na transição do ensino básico para o secundário. Participaram no estudo 106 estudantes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos (MIdade = 15 anos), distribuídos pelos grupos experimental (GE) e de controlo, conforme participassem ou não no programa. A avaliação da eficácia do programa, efectuada com recurso ao Questionário de Tomada de Decisão na Carreira, que foi construído para a investigação, evidenciou diferenças significativas entre os grupos, em benefício do GE. Os resultados são discutidos considerando a im portância e os desafios às práticas de intervenção vocacional em contexto escolar, bem como da sua avaliação, tendo em vista o desenvolvimento de perspectivas de futuro e trajectórias mais adaptativas e geradoras de satis fação por parte dos adolescentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2022-09-28T13:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4664
url http://hdl.handle.net/10400.13/4664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Renato G. (2015). Desenvolvimento de Projectos na Adolescência: Avaliação e Perspectivas sobre a Intervenção Psicológica. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica, 1(39),91-101.[fecha de Consulta 28 de Septiembre de 2022]. ISSN: 1135-3848. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=459645431009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica Portugal
publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561952874496