As práticas de Gestão de Recursos Humanos “presentes” na criação de empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6469 |
Resumo: | O elemento Humano nas organizações apela ao relevo das práticas de Gestão de Recursos Humanos nas pequenas empresas. A identidade na economia, especificidades e diversidades justificam maior incidência de investigação nesta dimensão organizacional. As práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) produzem impacto nos esforços empresariais, tornam a assunção de riscos e a inovação mais proactivas. Medeiam o empreendedorismo corporativo e o desempenho, enfatizam construções de comportamento, atitudes, trabalho em equipa e formação profissional. Torna-se necessário compreender e identificar as práticas de GRH na criação de pequenas empresas, no seu desenvolvimento, e caraterizar as necessidades de formação profissional, assim como novas competências. Neste trabalho optou-se por um estudo qualitativo, numa abordagem subjetivista em quatro empresas regionais, foram entrevistados empresários e colaboradores. Recorreu-se a análise de conteúdo para análise de dados, privilegiando-se a perceção dos participantes. Integrando as teorias da gestão estratégica de Recursos Humanos e a visão baseada nos recursos, foram analisados dois momentos, identificaram-se como práticas de GRH presentes na criação e desenvolvimento da empresa, o recrutamento e seleção e a formação profissional. A avaliação de desempenho foi identificada no momento do desenvolvimento da empresa, aumentando a formalização e complexidade, com a evolução no tempo e número de colaboradores. O desenvolvimento de carreiras foi identificado nos dois momentos e aumenta na proporção do número de colaboradores. As recompensas e prémios são afetadas na sua formalização com o aumento da dimensão da empresa, nos dois momentos. Na criação da empresa são necessárias ações de formação em gestão financeira e GRH, No desenvolvimento organizacional são necessárias competências técnicas da área de negócio, continuidade de desenvolvimento das áreas de gestão e de desenvolvimento de Recursos Humanos. |
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As práticas de Gestão de Recursos Humanos “presentes” na criação de empresasA necessidade de formação profissional e de novas competênciasDesenvolvimento de Pequenas EmpresasEmpreendedorismoFormação ProfissionalNovas CompetênciasPráticas de Gestão de Recursos HumanosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO elemento Humano nas organizações apela ao relevo das práticas de Gestão de Recursos Humanos nas pequenas empresas. A identidade na economia, especificidades e diversidades justificam maior incidência de investigação nesta dimensão organizacional. As práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) produzem impacto nos esforços empresariais, tornam a assunção de riscos e a inovação mais proactivas. Medeiam o empreendedorismo corporativo e o desempenho, enfatizam construções de comportamento, atitudes, trabalho em equipa e formação profissional. Torna-se necessário compreender e identificar as práticas de GRH na criação de pequenas empresas, no seu desenvolvimento, e caraterizar as necessidades de formação profissional, assim como novas competências. Neste trabalho optou-se por um estudo qualitativo, numa abordagem subjetivista em quatro empresas regionais, foram entrevistados empresários e colaboradores. Recorreu-se a análise de conteúdo para análise de dados, privilegiando-se a perceção dos participantes. Integrando as teorias da gestão estratégica de Recursos Humanos e a visão baseada nos recursos, foram analisados dois momentos, identificaram-se como práticas de GRH presentes na criação e desenvolvimento da empresa, o recrutamento e seleção e a formação profissional. A avaliação de desempenho foi identificada no momento do desenvolvimento da empresa, aumentando a formalização e complexidade, com a evolução no tempo e número de colaboradores. O desenvolvimento de carreiras foi identificado nos dois momentos e aumenta na proporção do número de colaboradores. As recompensas e prémios são afetadas na sua formalização com o aumento da dimensão da empresa, nos dois momentos. Na criação da empresa são necessárias ações de formação em gestão financeira e GRH, No desenvolvimento organizacional são necessárias competências técnicas da área de negócio, continuidade de desenvolvimento das áreas de gestão e de desenvolvimento de Recursos Humanos.The Human element in organizations, calls for the relief of the practices of human resources management in small businesses. The identity of the economy, specificities and diversities justify higher incidence of research in this organizational dimension. HRM practices, have an impact on entrepreneurial efforts, risk taking and more proactive innovation. Mediate the corporate entrepreneurship and performance, emphasize behavior of buildings, attitudes, teamwork and training. It is necessary to understand and identify HRM practices in the creation of small businesses in their development, and characterize vocational training needs as well as new skills. In this work we opted for a qualitative study, a subjectivist approach into four regional companies, were interviewed entrepreneurs and employees. Resorted to content analysis for data analysis, privileging the perception of the participants. Integrating theories of strategic management of human resources and the vision based on resources, two moments were analyzed, they identified themselves as HRM practices present at the creation and development of the company, recruitment and selection and training. The performance evaluation was identified at the time of the company's development, increasing formalization and complexity, with the evolution on time and number of employees. The career development, was identified in both times and increases in proportion to the number of employees. The rewards and bonuses are affected in its formalization with increasing company size, the two moments. The creation of the company are necessary training initiatives in financial management and HRM, in organizational development are necessary technical skills of the business area, continued development of the areas of management and development of Human ResourcesNunes, António João SantosuBibliorumAntunes, Helder de Jesus Ginja2018-11-22T16:45:30Z2015-10-52015-11-022015-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6469TID:201647079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:11.284718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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