As práticas de Gestão de Recursos Humanos “presentes” na criação de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Helder de Jesus Ginja
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6469
Resumo: O elemento Humano nas organizações apela ao relevo das práticas de Gestão de Recursos Humanos nas pequenas empresas. A identidade na economia, especificidades e diversidades justificam maior incidência de investigação nesta dimensão organizacional. As práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) produzem impacto nos esforços empresariais, tornam a assunção de riscos e a inovação mais proactivas. Medeiam o empreendedorismo corporativo e o desempenho, enfatizam construções de comportamento, atitudes, trabalho em equipa e formação profissional. Torna-se necessário compreender e identificar as práticas de GRH na criação de pequenas empresas, no seu desenvolvimento, e caraterizar as necessidades de formação profissional, assim como novas competências. Neste trabalho optou-se por um estudo qualitativo, numa abordagem subjetivista em quatro empresas regionais, foram entrevistados empresários e colaboradores. Recorreu-se a análise de conteúdo para análise de dados, privilegiando-se a perceção dos participantes. Integrando as teorias da gestão estratégica de Recursos Humanos e a visão baseada nos recursos, foram analisados dois momentos, identificaram-se como práticas de GRH presentes na criação e desenvolvimento da empresa, o recrutamento e seleção e a formação profissional. A avaliação de desempenho foi identificada no momento do desenvolvimento da empresa, aumentando a formalização e complexidade, com a evolução no tempo e número de colaboradores. O desenvolvimento de carreiras foi identificado nos dois momentos e aumenta na proporção do número de colaboradores. As recompensas e prémios são afetadas na sua formalização com o aumento da dimensão da empresa, nos dois momentos. Na criação da empresa são necessárias ações de formação em gestão financeira e GRH, No desenvolvimento organizacional são necessárias competências técnicas da área de negócio, continuidade de desenvolvimento das áreas de gestão e de desenvolvimento de Recursos Humanos.
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