Educação digital mediada por estudos de design instrucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckstein, Manuela Pires Weissböck
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Knuppel, Maria Aparecida Crissi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13108
Resumo: O presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital.
id RCAP_0e84f9d30bd34c50756e45a75bb33904
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação digital mediada por estudos de design instrucionalDigital education mediated by instructional design studiesEducação digitalDesenvolvimento docenteDesign instrucionalDigital educationTeacher developmentInstructional designODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital.The present study might be considered as an active-research. It brings light on the importance of instructional design in the pedagogical activities of college teachers. The research emerged from the authors’ experiences in management, planning, and teaching online courses. Using the online education concepts as reference (Moreira & Schlemmer, 2020), the research intends to sort instructional design forms (Filatro, 2002), and find out the ones that can be useful in digital education courses. To sort the various forms, the study introduces those able to maximize knowledge exchange among teachers, designers and students. The research also brings the varieties able to highlight the teacher’s role in instructional design. The discussions undertaken start from the various concepts of digital education because the authors believe that they bring the essential foundations for the analysis. Hereafter, the article presents the different types of instructional design and their functions and highlights the actions that have been conducted to create the programs and contents for the courses offered by Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Afterwards, the study lists perspectives on team work with teachers, instructional designers, and other professionals in the fields of education and technology. Lastly, it poses the need of teacher’s development for this digital era.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoEckstein, Manuela Pires WeissböckKnuppel, Maria Aparecida Crissi2023-01-11T09:25:48Z2022-12-302022-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/13108porEckstein, MPW e Knuppel, MAC (2022). Educação digital mediada por estudos de design instrucional. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 85–101. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.222795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:12Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:14.907115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação digital mediada por estudos de design instrucional
Digital education mediated by instructional design studies
title Educação digital mediada por estudos de design instrucional
spellingShingle Educação digital mediada por estudos de design instrucional
Eckstein, Manuela Pires Weissböck
Educação digital
Desenvolvimento docente
Design instrucional
Digital education
Teacher development
Instructional design
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Educação digital mediada por estudos de design instrucional
title_full Educação digital mediada por estudos de design instrucional
title_fullStr Educação digital mediada por estudos de design instrucional
title_full_unstemmed Educação digital mediada por estudos de design instrucional
title_sort Educação digital mediada por estudos de design instrucional
author Eckstein, Manuela Pires Weissböck
author_facet Eckstein, Manuela Pires Weissböck
Knuppel, Maria Aparecida Crissi
author_role author
author2 Knuppel, Maria Aparecida Crissi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckstein, Manuela Pires Weissböck
Knuppel, Maria Aparecida Crissi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação digital
Desenvolvimento docente
Design instrucional
Digital education
Teacher development
Instructional design
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Educação digital
Desenvolvimento docente
Design instrucional
Digital education
Teacher development
Instructional design
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
2022-12-30T00:00:00Z
2023-01-11T09:25:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13108
url http://hdl.handle.net/10400.2/13108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Eckstein, MPW e Knuppel, MAC (2022). Educação digital mediada por estudos de design instrucional. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 85–101. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22
2795-5745
https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135114923343872