Educação digital mediada por estudos de design instrucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13108 |
Resumo: | O presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. |
id |
RCAP_0e84f9d30bd34c50756e45a75bb33904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação digital mediada por estudos de design instrucionalDigital education mediated by instructional design studiesEducação digitalDesenvolvimento docenteDesign instrucionalDigital educationTeacher developmentInstructional designODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital.The present study might be considered as an active-research. It brings light on the importance of instructional design in the pedagogical activities of college teachers. The research emerged from the authors’ experiences in management, planning, and teaching online courses. Using the online education concepts as reference (Moreira & Schlemmer, 2020), the research intends to sort instructional design forms (Filatro, 2002), and find out the ones that can be useful in digital education courses. To sort the various forms, the study introduces those able to maximize knowledge exchange among teachers, designers and students. The research also brings the varieties able to highlight the teacher’s role in instructional design. The discussions undertaken start from the various concepts of digital education because the authors believe that they bring the essential foundations for the analysis. Hereafter, the article presents the different types of instructional design and their functions and highlights the actions that have been conducted to create the programs and contents for the courses offered by Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Afterwards, the study lists perspectives on team work with teachers, instructional designers, and other professionals in the fields of education and technology. Lastly, it poses the need of teacher’s development for this digital era.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoEckstein, Manuela Pires WeissböckKnuppel, Maria Aparecida Crissi2023-01-11T09:25:48Z2022-12-302022-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/13108porEckstein, MPW e Knuppel, MAC (2022). Educação digital mediada por estudos de design instrucional. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 85–101. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.222795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:12Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:14.907115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional Digital education mediated by instructional design studies |
title |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional |
spellingShingle |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional Eckstein, Manuela Pires Weissböck Educação digital Desenvolvimento docente Design instrucional Digital education Teacher development Instructional design ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional |
title_full |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional |
title_fullStr |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional |
title_full_unstemmed |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional |
title_sort |
Educação digital mediada por estudos de design instrucional |
author |
Eckstein, Manuela Pires Weissböck |
author_facet |
Eckstein, Manuela Pires Weissböck Knuppel, Maria Aparecida Crissi |
author_role |
author |
author2 |
Knuppel, Maria Aparecida Crissi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eckstein, Manuela Pires Weissböck Knuppel, Maria Aparecida Crissi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação digital Desenvolvimento docente Design instrucional Digital education Teacher development Instructional design ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Educação digital Desenvolvimento docente Design instrucional Digital education Teacher development Instructional design ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
O presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 2022-12-30T00:00:00Z 2023-01-11T09:25:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13108 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Eckstein, MPW e Knuppel, MAC (2022). Educação digital mediada por estudos de design instrucional. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 85–101. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22 2795-5745 https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135114923343872 |