O papel das bibliotecas públicas na inclusão social de refugiados e de requerentes de asilo na Área Metropolitana de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Sofia Margarida Silvério
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54736
Resumo: A resposta às necessidades informacionais é um dos aspetos centrais na inclusão social dos migrantes forçados. Este trabalho procura compreender, através da análise das perceções dos bibliotecários públicos, qual o papel desempenhado pelas bibliotecas públicas nesse processo em Portugal. A investigação enquadra-se no paradigma construtivista e utiliza o método de estudo de caso para, através da técnica do inquérito por entrevista semidiretiva, investigar dezasseis bibliotecas públicas municipais da Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados mostram que estas bibliotecas não têm migrantes forçados como seus utilizadores identificados e que admitem o desconhecimento das suas particularidades. Porém, há uma tendência para os equiparar aos migrantes económicos nas necessidades e comportamentos informacionais e nos hábitos de utilização da biblioteca. Na resposta das bibliotecas, destaca-se a importância do acesso gratuito à internet, dos recursos em língua estrangeira, dos cursos de literacia digital e da ajuda na interação com plataformas governativas em linha. Como lacunas, existem poucos cursos de português para estrangeiros, reduzida prática nas áreas da procura de emprego e de habitação, da literacia da saúde e na colaboração com as escolas direcionada para a inclusão, assim como limitações espaciais e de recursos humanos e financeiros. Estas dificuldades podem ser ultrapassadas pela existência de motivação pessoal para cumprimento da missão social inclusiva da biblioteca pública, pela acessibilidade e ambiente informal, e pelo fomento da coesão e do capital social. A missão das bibliotecas está ajustada ao propósito de inclusão de migrantes forçados, mas a formação dos bibliotecários poderá ser melhorada nesta área. Perante os resultados, recomenda-se que a biblioteca pública incremente a colaboração com entidades que já trabalham com migrantes forçados. Em conclusão, esta investigação pretende sensibilizar para a premência do desenvolvimento de um plano estratégico para as bibliotecas públicas portuguesas, em matéria de inclusão social de migrantes forçados, e promover a legitimação institucional das mesmas, neste âmbito, perante as tutelas e a sociedade.
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Globalmente, os resultados mostram que estas bibliotecas não têm migrantes forçados como seus utilizadores identificados e que admitem o desconhecimento das suas particularidades. Porém, há uma tendência para os equiparar aos migrantes económicos nas necessidades e comportamentos informacionais e nos hábitos de utilização da biblioteca. Na resposta das bibliotecas, destaca-se a importância do acesso gratuito à internet, dos recursos em língua estrangeira, dos cursos de literacia digital e da ajuda na interação com plataformas governativas em linha. Como lacunas, existem poucos cursos de português para estrangeiros, reduzida prática nas áreas da procura de emprego e de habitação, da literacia da saúde e na colaboração com as escolas direcionada para a inclusão, assim como limitações espaciais e de recursos humanos e financeiros. Estas dificuldades podem ser ultrapassadas pela existência de motivação pessoal para cumprimento da missão social inclusiva da biblioteca pública, pela acessibilidade e ambiente informal, e pelo fomento da coesão e do capital social. A missão das bibliotecas está ajustada ao propósito de inclusão de migrantes forçados, mas a formação dos bibliotecários poderá ser melhorada nesta área. Perante os resultados, recomenda-se que a biblioteca pública incremente a colaboração com entidades que já trabalham com migrantes forçados. Em conclusão, esta investigação pretende sensibilizar para a premência do desenvolvimento de um plano estratégico para as bibliotecas públicas portuguesas, em matéria de inclusão social de migrantes forçados, e promover a legitimação institucional das mesmas, neste âmbito, perante as tutelas e a sociedade.Responding to information needs is one of the central aspects of the social inclusion of forced migrants. This work seeks to understand, through the perceptions of public librarians, what is the role of public libraries in Portugal in such process. The research framework is the constructivist paradigm and uses the case study method to, through the semi-directive interview technique, investigate sixteen municipal public libraries in the Lisbon Metropolitan Area. Overall, the results show that these libraries do not have forced migrants identified as their users, and do not know what their particularities are. Nonetheless, they mostly equate them to the economic migrants in their knowledge needs, informational behaviour, and library habits. What stands out in the response of libraries is the importance of free internet access, the resources in foreign languages, the digital literacy courses, and the help to interact with online government platforms. Regarding its gaps, there are few Portuguese courses for foreigners, reduced help in areas such as employment, housing, and health literacy, little inclusive cooperation with schools, and problems with library space, human, and financial resources. These difficulties can be overcome with the personal drive to fulfil the inclusive social mission of the library, its informal environment, its accessibility, and the promotion of social capital and social cohesion. The libraries' mission fits the purpose of forced migrants’ inclusion, but there is room for improvement in the education and training of librarians. It is recommended that the public libraries increase their collaboration with entities that already work with forced migrants. In conclusion, this research aims to raise awareness of the urgency of developing a strategic plan for Portuguese public libraries related to the social inclusion of forced migrants and to promote libraries’ institutional legitimacy in this context in the face of the authorities and society.Revez, Jorge Manuel RiasRepositório da Universidade de LisboaSerra, Sofia Margarida Silvério2022-10-11T14:04:04Z2022-07-212022-06-072022-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54736TID:203061055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:31.358382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Serra, Sofia Margarida Silvério
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