A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Daniel Filipe Saraiva Diniz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43654
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio na empresa Speculum Artigos Médicos, SA, com vista à conclusão do Mestrado em Gestão Estratégica e Empresarial, realizado na Universidade Europeia, cita em Lisboa. Tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na entidade que acolheu o estágio, tendo o mesmo decorrido ao longo de 6 semanas, entre 6 de setembro e 22 de outubro de 2021, na área de cobranças no departamento financeiro. A Speculum Artigos Médicos, localizada em Alfragide, insere-se no sector do comércio por grosso de produtos farmacêuticos. A empresa com mais de 20 anos no mercado, tem como principal foco a distribuição de produtos de consumo regular e equipamentos hospitalares, em áreas como a Ginecologia e Obstetrícia, entre outras. O tema abordado no estudo empírico efetuado durante o estágio é a relação entre a gestão de cobranças e a negociação, a escolha da conjugação de estilos de negociação que apresentem maior eficácia negocial, em dois parâmetros: tempo para o recebimento e a totalidade do recebimento em cobranças. Com vista ao cumprimento do objetivo preconizado pela empresa e pela Universidade Europeia, foi possível rever conceitos e procedimentos teóricos sobre os temas da cobrança e da gestão de conflitos/negociação, comparando-os posteriormente com os procedimentos práticos e experiência profissional previamente adquirida. Por fim, são discutidos aspetos relevantes decorrentes do trabalho de investigação realizado e são também apresentadas sugestões para uma maior eficácia na cobrança das dívidas à empresa. As conclusões apresentadas contribuem, por um lado, para robustecer a literatura existente, no sentido em que é escassa e, por outro lado, para uma maior eficácia na gestão de cobranças das empresas no geral.
id RCAP_0ea23da015be72bc4c0d706f71af9e01
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultadosCobrançasEficácia NegocialEstilos de NegociaçãoGestão de ConflitosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio na empresa Speculum Artigos Médicos, SA, com vista à conclusão do Mestrado em Gestão Estratégica e Empresarial, realizado na Universidade Europeia, cita em Lisboa. Tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na entidade que acolheu o estágio, tendo o mesmo decorrido ao longo de 6 semanas, entre 6 de setembro e 22 de outubro de 2021, na área de cobranças no departamento financeiro. A Speculum Artigos Médicos, localizada em Alfragide, insere-se no sector do comércio por grosso de produtos farmacêuticos. A empresa com mais de 20 anos no mercado, tem como principal foco a distribuição de produtos de consumo regular e equipamentos hospitalares, em áreas como a Ginecologia e Obstetrícia, entre outras. O tema abordado no estudo empírico efetuado durante o estágio é a relação entre a gestão de cobranças e a negociação, a escolha da conjugação de estilos de negociação que apresentem maior eficácia negocial, em dois parâmetros: tempo para o recebimento e a totalidade do recebimento em cobranças. Com vista ao cumprimento do objetivo preconizado pela empresa e pela Universidade Europeia, foi possível rever conceitos e procedimentos teóricos sobre os temas da cobrança e da gestão de conflitos/negociação, comparando-os posteriormente com os procedimentos práticos e experiência profissional previamente adquirida. Por fim, são discutidos aspetos relevantes decorrentes do trabalho de investigação realizado e são também apresentadas sugestões para uma maior eficácia na cobrança das dívidas à empresa. As conclusões apresentadas contribuem, por um lado, para robustecer a literatura existente, no sentido em que é escassa e, por outro lado, para uma maior eficácia na gestão de cobranças das empresas no geral.This report was prepared within the scope of the internship at the company Speculum Artigos Médicos, SA, to complete the Master's in Strategic and Business Management, held at the European University, cited in Lisbon. It aims to describe the activities carried out in the entity that hosted the internship, which took place in 6 weeks, between September 6th and October 22nd, 2021, in the area of collections in the financial department. Speculum Medical Articles, located in Alfragide, is part of the pharmaceutical products wholesale sector. The company with more than 20 years in the market, has as its main focus the distribution of regular consumption products and hospital equipment, in areas such as Gynecology and Obstetrics, among others. The topic addressed in the empirical study carried out during the internship is the relationship between collection management and negotiation, the choice of the combination of negotiation styles that present greater negotiation effectiveness, in two parameters: time for payment and the total payment in charges. To fulfill the objective recommended by the company and the European University, it was possible to review theoretical concepts and procedures on the themes of collection and conflict/negotiation management, comparing them later with practical procedures and previously acquired professional experience. Finally, relevant aspects arising from the research work carried out are discussed and suggestions are also made for greater efficiency in the collection of debts to the company. The conclusions presented contribute, on the one hand, to strengthening the existing literature, in the sense that it is scarce and, on the other hand, to a greater effectiveness in the management of collections of companies in general.Martins, Ana LucasMelo, PedroRepositório ComumPinto, Daniel Filipe Saraiva Diniz2023-02-06T16:46:11Z2022-05-302022-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43654TID:203210182pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:32:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:31.569450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
title A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
spellingShingle A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
Pinto, Daniel Filipe Saraiva Diniz
Cobranças
Eficácia Negocial
Estilos de Negociação
Gestão de Conflitos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
title_full A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
title_fullStr A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
title_full_unstemmed A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
title_sort A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultados
author Pinto, Daniel Filipe Saraiva Diniz
author_facet Pinto, Daniel Filipe Saraiva Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ana Lucas
Melo, Pedro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Daniel Filipe Saraiva Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Cobranças
Eficácia Negocial
Estilos de Negociação
Gestão de Conflitos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Cobranças
Eficácia Negocial
Estilos de Negociação
Gestão de Conflitos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio na empresa Speculum Artigos Médicos, SA, com vista à conclusão do Mestrado em Gestão Estratégica e Empresarial, realizado na Universidade Europeia, cita em Lisboa. Tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na entidade que acolheu o estágio, tendo o mesmo decorrido ao longo de 6 semanas, entre 6 de setembro e 22 de outubro de 2021, na área de cobranças no departamento financeiro. A Speculum Artigos Médicos, localizada em Alfragide, insere-se no sector do comércio por grosso de produtos farmacêuticos. A empresa com mais de 20 anos no mercado, tem como principal foco a distribuição de produtos de consumo regular e equipamentos hospitalares, em áreas como a Ginecologia e Obstetrícia, entre outras. O tema abordado no estudo empírico efetuado durante o estágio é a relação entre a gestão de cobranças e a negociação, a escolha da conjugação de estilos de negociação que apresentem maior eficácia negocial, em dois parâmetros: tempo para o recebimento e a totalidade do recebimento em cobranças. Com vista ao cumprimento do objetivo preconizado pela empresa e pela Universidade Europeia, foi possível rever conceitos e procedimentos teóricos sobre os temas da cobrança e da gestão de conflitos/negociação, comparando-os posteriormente com os procedimentos práticos e experiência profissional previamente adquirida. Por fim, são discutidos aspetos relevantes decorrentes do trabalho de investigação realizado e são também apresentadas sugestões para uma maior eficácia na cobrança das dívidas à empresa. As conclusões apresentadas contribuem, por um lado, para robustecer a literatura existente, no sentido em que é escassa e, por outro lado, para uma maior eficácia na gestão de cobranças das empresas no geral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
2022-05-30T00:00:00Z
2023-02-06T16:46:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43654
TID:203210182
url http://hdl.handle.net/10400.26/43654
identifier_str_mv TID:203210182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135493754978304