À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cátia Sofia Gomes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13558
Resumo: O presente estudo pretendia promover a motivação de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico pela leitura de obras de literatura infanto-juvenil e o seu uso no desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Assim, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, uma pesquisa sobre obras de literatura infanto-juvenil semelhantes à explorada com uma turma do 3º ano de escolaridade: Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e à sua motivação para a abordagem deste tipo de obras. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e revelavam bastante interesse pela abordagem de obras que podemos situar entre os “clássicos” da literatura infanto-juvenil.
id RCAP_0ea57b5f2d32483dbd1439a6a20f9066
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da leituraMotivação dos alunosEnsino básico 1º cicloCompreensão da leituraLiteratura infanto-juvenilO presente estudo pretendia promover a motivação de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico pela leitura de obras de literatura infanto-juvenil e o seu uso no desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Assim, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, uma pesquisa sobre obras de literatura infanto-juvenil semelhantes à explorada com uma turma do 3º ano de escolaridade: Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e à sua motivação para a abordagem deste tipo de obras. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e revelavam bastante interesse pela abordagem de obras que podemos situar entre os “clássicos” da literatura infanto-juvenil.This study aimed to develop competencies in reading comprehension and promote the interest of children in primary school (8-9 year old) for the classics of children and adolescent literature. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the study of relevant episodes of Robinson Crusoe, by Daniel Defoe. It included tasks involving the use of certain reading strategies: producing hypotheses before reading, gathering information while reading, validating the hypotheses after reading and identifying main ideas in texts. One of them consisted of a research on children and adolescent literature meant to lead the pupils to reading such novels. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired a certain taste for this kind of literature.Universidade de Aveiro2015-03-02T17:04:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13558TID:201570076porAlmeida, Cátia Sofia Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:47Zoai:ria.ua.pt:10773/13558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:24.890826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
title À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
Almeida, Cátia Sofia Gomes de
Ensino da leitura
Motivação dos alunos
Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Literatura infanto-juvenil
title_short À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Almeida, Cátia Sofia Gomes de
author_facet Almeida, Cátia Sofia Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Cátia Sofia Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura
Motivação dos alunos
Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Literatura infanto-juvenil
topic Ensino da leitura
Motivação dos alunos
Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Literatura infanto-juvenil
description O presente estudo pretendia promover a motivação de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico pela leitura de obras de literatura infanto-juvenil e o seu uso no desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Assim, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, uma pesquisa sobre obras de literatura infanto-juvenil semelhantes à explorada com uma turma do 3º ano de escolaridade: Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e à sua motivação para a abordagem deste tipo de obras. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e revelavam bastante interesse pela abordagem de obras que podemos situar entre os “clássicos” da literatura infanto-juvenil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-03-02T17:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13558
TID:201570076
url http://hdl.handle.net/10773/13558
identifier_str_mv TID:201570076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137545196404736