À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13558 |
Resumo: | O presente estudo pretendia promover a motivação de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico pela leitura de obras de literatura infanto-juvenil e o seu uso no desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Assim, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, uma pesquisa sobre obras de literatura infanto-juvenil semelhantes à explorada com uma turma do 3º ano de escolaridade: Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e à sua motivação para a abordagem deste tipo de obras. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e revelavam bastante interesse pela abordagem de obras que podemos situar entre os “clássicos” da literatura infanto-juvenil. |
id |
RCAP_0ea57b5f2d32483dbd1439a6a20f9066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da leituraMotivação dos alunosEnsino básico 1º cicloCompreensão da leituraLiteratura infanto-juvenilO presente estudo pretendia promover a motivação de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico pela leitura de obras de literatura infanto-juvenil e o seu uso no desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Assim, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, uma pesquisa sobre obras de literatura infanto-juvenil semelhantes à explorada com uma turma do 3º ano de escolaridade: Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e à sua motivação para a abordagem deste tipo de obras. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e revelavam bastante interesse pela abordagem de obras que podemos situar entre os “clássicos” da literatura infanto-juvenil.This study aimed to develop competencies in reading comprehension and promote the interest of children in primary school (8-9 year old) for the classics of children and adolescent literature. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the study of relevant episodes of Robinson Crusoe, by Daniel Defoe. It included tasks involving the use of certain reading strategies: producing hypotheses before reading, gathering information while reading, validating the hypotheses after reading and identifying main ideas in texts. One of them consisted of a research on children and adolescent literature meant to lead the pupils to reading such novels. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired a certain taste for this kind of literature.Universidade de Aveiro2015-03-02T17:04:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13558TID:201570076porAlmeida, Cátia Sofia Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:47Zoai:ria.ua.pt:10773/13558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:24.890826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico Almeida, Cátia Sofia Gomes de Ensino da leitura Motivação dos alunos Ensino básico 1º ciclo Compreensão da leitura Literatura infanto-juvenil |
title_short |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil : Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Almeida, Cátia Sofia Gomes de |
author_facet |
Almeida, Cátia Sofia Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Cátia Sofia Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da leitura Motivação dos alunos Ensino básico 1º ciclo Compreensão da leitura Literatura infanto-juvenil |
topic |
Ensino da leitura Motivação dos alunos Ensino básico 1º ciclo Compreensão da leitura Literatura infanto-juvenil |
description |
O presente estudo pretendia promover a motivação de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico pela leitura de obras de literatura infanto-juvenil e o seu uso no desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Assim, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, uma pesquisa sobre obras de literatura infanto-juvenil semelhantes à explorada com uma turma do 3º ano de escolaridade: Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e à sua motivação para a abordagem deste tipo de obras. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e revelavam bastante interesse pela abordagem de obras que podemos situar entre os “clássicos” da literatura infanto-juvenil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-03-02T17:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13558 TID:201570076 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13558 |
identifier_str_mv |
TID:201570076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137545196404736 |