Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25247 |
Resumo: | Na última década a violência na escola é um fator preocupante, principalmente na sociedade santomense. A escola promove por si só um ambiente social em que os jovens vão experimentando e aprendendo a conviver com as diferenças, ou seja, a viver em sociedade em que o conflito e a violência são um fator predominante. A presente dissertação tem como objetivo analisar quais são os fatores que dão origem à violência na Escola. Neste caso, específico, na escola Secundária de Bombom (Distrito de Mé-Zochi) de São Tomé e Príncipe. Procurámos compreender qual a perceção dos professores acerca do fenómeno da violência, e que medidas poderão ser tomadas para diminuir o fluxo da violência, proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor. Recorreu-se a uma metodologia de investigação baseada numa abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva, para nos permitir aprofundar conhecimentos sobre o fenómeno de violência. Atendendo á escassez de informação neste domínio e a necessidade de criação de base de dados sobre a violência na escola, os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, estruturado em nove seções. Tendo em conta a própria conjuntura do país e as realidades sociais, o processo de mudança de comportamento e atitude requerem algum tempo para serem interiorizados, mas é possível a construção de uma educação baseada no convívio sem violência, de forma a contribuir para uma cultura para a cidadania, na edificação de paz prosperidade e simetria. Os resultados desta investigação apontam para um alto índice de violência física. Verificou-se que este fenómeno é muito comum no cenário escolar. É remota a ideia de se considerar este estudo como um produto acabado pronto a resolver os problemas extremamente complexo como o fenómeno da violência carregado de simbolismos culturais, sociais, psicológicos. Contudo este estudo serve para o desabrochar de programas e projetos no domínio de violência na escola e de mediação de conflito escolar estendendo para outras escolas; Abstract: CONCEPTIONS AND REPRESENTATIONS OF TEACHERS ON VIOLENCE AT SCHOOL: THE CASE OF THE SECONDARY SCHOOL OF BOMBOM, DISTRICT OF MÉZOCHI-S. TOMÉ AND PRINCIPE In the last decade, violence in schools is a cause for concern, especially in São Tomé and society. The school itself promotes a social environment in which young people experience and learn to live with differences, that is, to live in a society in which conflict and violence are a predominant factor. The present dissertation aims to analyze what are the factors that give rise to violence in the School. In this specific case, at the Secondary School of Bombom (District of Mé-Zochi) of Sao Tome and Principe. We sought to understand how teachers perceive the phenomenon of violence and what measures can be taken to reduce the flow of violence, providing a healthier and more welcoming environment. We used a research methodology based on a quantitative approach of an exploratory and descriptive nature, in order to allow us to deepen knowledge about the phenomenon of violence. In view of the scarcity of information in this field and the need to create a database on violence at school, the data collection instruments were the questionnaire survey, structured into nine sections. Taking into account the country's own situation and social realities, the process of changing behavior and attitude requires some time to be internalized, but it is possible to build an education based on nonviolent living, in order to contribute to a culture for citizenship, in building peace, prosperity and symmetry. The results of this investigation point to a high rate of physical violence. It has been found that this phenomenon is very common in the school setting. It is remote the idea of considering this study as a finished product ready to solve the problems extremely complex as the phenomenon of violence loaded with cultural, social, psychological symbolism. However, this study serves to develop programs and projects in the field of violence in school and to mediation of school conflict extending to other schools. |
id |
RCAP_0ea6e5d4712177da6a03d9fffaf311d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25247 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e PrincipeViolência na escolaAlunosProfessoresFamíliaViolence in schoolStudentsTeachersFamilyNa última década a violência na escola é um fator preocupante, principalmente na sociedade santomense. A escola promove por si só um ambiente social em que os jovens vão experimentando e aprendendo a conviver com as diferenças, ou seja, a viver em sociedade em que o conflito e a violência são um fator predominante. A presente dissertação tem como objetivo analisar quais são os fatores que dão origem à violência na Escola. Neste caso, específico, na escola Secundária de Bombom (Distrito de Mé-Zochi) de São Tomé e Príncipe. Procurámos compreender qual a perceção dos professores acerca do fenómeno da violência, e que medidas poderão ser tomadas para diminuir o fluxo da violência, proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor. Recorreu-se a uma metodologia de investigação baseada numa abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva, para nos permitir aprofundar conhecimentos sobre o fenómeno de violência. Atendendo á escassez de informação neste domínio e a necessidade de criação de base de dados sobre a violência na escola, os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, estruturado em nove seções. Tendo em conta a própria conjuntura do país e as realidades sociais, o processo de mudança de comportamento e atitude requerem algum tempo para serem interiorizados, mas é possível a construção de uma educação baseada no convívio sem violência, de forma a contribuir para uma cultura para a cidadania, na edificação de paz prosperidade e simetria. Os resultados desta investigação apontam para um alto índice de violência física. Verificou-se que este fenómeno é muito comum no cenário escolar. É remota a ideia de se considerar este estudo como um produto acabado pronto a resolver os problemas extremamente complexo como o fenómeno da violência carregado de simbolismos culturais, sociais, psicológicos. Contudo este estudo serve para o desabrochar de programas e projetos no domínio de violência na escola e de mediação de conflito escolar estendendo para outras escolas; Abstract: CONCEPTIONS AND REPRESENTATIONS OF TEACHERS ON VIOLENCE AT SCHOOL: THE CASE OF THE SECONDARY SCHOOL OF BOMBOM, DISTRICT OF MÉZOCHI-S. TOMÉ AND PRINCIPE In the last decade, violence in schools is a cause for concern, especially in São Tomé and society. The school itself promotes a social environment in which young people experience and learn to live with differences, that is, to live in a society in which conflict and violence are a predominant factor. The present dissertation aims to analyze what are the factors that give rise to violence in the School. In this specific case, at the Secondary School of Bombom (District of Mé-Zochi) of Sao Tome and Principe. We sought to understand how teachers perceive the phenomenon of violence and what measures can be taken to reduce the flow of violence, providing a healthier and more welcoming environment. We used a research methodology based on a quantitative approach of an exploratory and descriptive nature, in order to allow us to deepen knowledge about the phenomenon of violence. In view of the scarcity of information in this field and the need to create a database on violence at school, the data collection instruments were the questionnaire survey, structured into nine sections. Taking into account the country's own situation and social realities, the process of changing behavior and attitude requires some time to be internalized, but it is possible to build an education based on nonviolent living, in order to contribute to a culture for citizenship, in building peace, prosperity and symmetry. The results of this investigation point to a high rate of physical violence. It has been found that this phenomenon is very common in the school setting. It is remote the idea of considering this study as a finished product ready to solve the problems extremely complex as the phenomenon of violence loaded with cultural, social, psychological symbolism. However, this study serves to develop programs and projects in the field of violence in school and to mediation of school conflict extending to other schools.Universidade de Évora2019-02-28T10:04:35Z2019-02-282019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25247http://hdl.handle.net/10174/25247TID:202178013porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoivete_39@yahoo.com.br229Correia, Ivete da Graça dos Santos Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:43.753705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe |
title |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe |
spellingShingle |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima Violência na escola Alunos Professores Família Violence in school Students Teachers Family |
title_short |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe |
title_full |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe |
title_fullStr |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe |
title_full_unstemmed |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe |
title_sort |
Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe |
author |
Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima |
author_facet |
Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência na escola Alunos Professores Família Violence in school Students Teachers Family |
topic |
Violência na escola Alunos Professores Família Violence in school Students Teachers Family |
description |
Na última década a violência na escola é um fator preocupante, principalmente na sociedade santomense. A escola promove por si só um ambiente social em que os jovens vão experimentando e aprendendo a conviver com as diferenças, ou seja, a viver em sociedade em que o conflito e a violência são um fator predominante. A presente dissertação tem como objetivo analisar quais são os fatores que dão origem à violência na Escola. Neste caso, específico, na escola Secundária de Bombom (Distrito de Mé-Zochi) de São Tomé e Príncipe. Procurámos compreender qual a perceção dos professores acerca do fenómeno da violência, e que medidas poderão ser tomadas para diminuir o fluxo da violência, proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor. Recorreu-se a uma metodologia de investigação baseada numa abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva, para nos permitir aprofundar conhecimentos sobre o fenómeno de violência. Atendendo á escassez de informação neste domínio e a necessidade de criação de base de dados sobre a violência na escola, os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, estruturado em nove seções. Tendo em conta a própria conjuntura do país e as realidades sociais, o processo de mudança de comportamento e atitude requerem algum tempo para serem interiorizados, mas é possível a construção de uma educação baseada no convívio sem violência, de forma a contribuir para uma cultura para a cidadania, na edificação de paz prosperidade e simetria. Os resultados desta investigação apontam para um alto índice de violência física. Verificou-se que este fenómeno é muito comum no cenário escolar. É remota a ideia de se considerar este estudo como um produto acabado pronto a resolver os problemas extremamente complexo como o fenómeno da violência carregado de simbolismos culturais, sociais, psicológicos. Contudo este estudo serve para o desabrochar de programas e projetos no domínio de violência na escola e de mediação de conflito escolar estendendo para outras escolas; Abstract: CONCEPTIONS AND REPRESENTATIONS OF TEACHERS ON VIOLENCE AT SCHOOL: THE CASE OF THE SECONDARY SCHOOL OF BOMBOM, DISTRICT OF MÉZOCHI-S. TOMÉ AND PRINCIPE In the last decade, violence in schools is a cause for concern, especially in São Tomé and society. The school itself promotes a social environment in which young people experience and learn to live with differences, that is, to live in a society in which conflict and violence are a predominant factor. The present dissertation aims to analyze what are the factors that give rise to violence in the School. In this specific case, at the Secondary School of Bombom (District of Mé-Zochi) of Sao Tome and Principe. We sought to understand how teachers perceive the phenomenon of violence and what measures can be taken to reduce the flow of violence, providing a healthier and more welcoming environment. We used a research methodology based on a quantitative approach of an exploratory and descriptive nature, in order to allow us to deepen knowledge about the phenomenon of violence. In view of the scarcity of information in this field and the need to create a database on violence at school, the data collection instruments were the questionnaire survey, structured into nine sections. Taking into account the country's own situation and social realities, the process of changing behavior and attitude requires some time to be internalized, but it is possible to build an education based on nonviolent living, in order to contribute to a culture for citizenship, in building peace, prosperity and symmetry. The results of this investigation point to a high rate of physical violence. It has been found that this phenomenon is very common in the school setting. It is remote the idea of considering this study as a finished product ready to solve the problems extremely complex as the phenomenon of violence loaded with cultural, social, psychological symbolism. However, this study serves to develop programs and projects in the field of violence in school and to mediation of school conflict extending to other schools. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-28T10:04:35Z 2019-02-28 2019-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25247 http://hdl.handle.net/10174/25247 TID:202178013 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25247 |
identifier_str_mv |
TID:202178013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação ivete_39@yahoo.com.br 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136639362007040 |