Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25247
Resumo: Na última década a violência na escola é um fator preocupante, principalmente na sociedade santomense. A escola promove por si só um ambiente social em que os jovens vão experimentando e aprendendo a conviver com as diferenças, ou seja, a viver em sociedade em que o conflito e a violência são um fator predominante. A presente dissertação tem como objetivo analisar quais são os fatores que dão origem à violência na Escola. Neste caso, específico, na escola Secundária de Bombom (Distrito de Mé-Zochi) de São Tomé e Príncipe. Procurámos compreender qual a perceção dos professores acerca do fenómeno da violência, e que medidas poderão ser tomadas para diminuir o fluxo da violência, proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor. Recorreu-se a uma metodologia de investigação baseada numa abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva, para nos permitir aprofundar conhecimentos sobre o fenómeno de violência. Atendendo á escassez de informação neste domínio e a necessidade de criação de base de dados sobre a violência na escola, os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, estruturado em nove seções. Tendo em conta a própria conjuntura do país e as realidades sociais, o processo de mudança de comportamento e atitude requerem algum tempo para serem interiorizados, mas é possível a construção de uma educação baseada no convívio sem violência, de forma a contribuir para uma cultura para a cidadania, na edificação de paz prosperidade e simetria. Os resultados desta investigação apontam para um alto índice de violência física. Verificou-se que este fenómeno é muito comum no cenário escolar. É remota a ideia de se considerar este estudo como um produto acabado pronto a resolver os problemas extremamente complexo como o fenómeno da violência carregado de simbolismos culturais, sociais, psicológicos. Contudo este estudo serve para o desabrochar de programas e projetos no domínio de violência na escola e de mediação de conflito escolar estendendo para outras escolas; Abstract: CONCEPTIONS AND REPRESENTATIONS OF TEACHERS ON VIOLENCE AT SCHOOL: THE CASE OF THE SECONDARY SCHOOL OF BOMBOM, DISTRICT OF MÉZOCHI-S. TOMÉ AND PRINCIPE In the last decade, violence in schools is a cause for concern, especially in São Tomé and society. The school itself promotes a social environment in which young people experience and learn to live with differences, that is, to live in a society in which conflict and violence are a predominant factor. The present dissertation aims to analyze what are the factors that give rise to violence in the School. In this specific case, at the Secondary School of Bombom (District of Mé-Zochi) of Sao Tome and Principe. We sought to understand how teachers perceive the phenomenon of violence and what measures can be taken to reduce the flow of violence, providing a healthier and more welcoming environment. We used a research methodology based on a quantitative approach of an exploratory and descriptive nature, in order to allow us to deepen knowledge about the phenomenon of violence. In view of the scarcity of information in this field and the need to create a database on violence at school, the data collection instruments were the questionnaire survey, structured into nine sections. Taking into account the country's own situation and social realities, the process of changing behavior and attitude requires some time to be internalized, but it is possible to build an education based on nonviolent living, in order to contribute to a culture for citizenship, in building peace, prosperity and symmetry. The results of this investigation point to a high rate of physical violence. It has been found that this phenomenon is very common in the school setting. It is remote the idea of considering this study as a finished product ready to solve the problems extremely complex as the phenomenon of violence loaded with cultural, social, psychological symbolism. However, this study serves to develop programs and projects in the field of violence in school and to mediation of school conflict extending to other schools.
id RCAP_0ea6e5d4712177da6a03d9fffaf311d2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e PrincipeViolência na escolaAlunosProfessoresFamíliaViolence in schoolStudentsTeachersFamilyNa última década a violência na escola é um fator preocupante, principalmente na sociedade santomense. A escola promove por si só um ambiente social em que os jovens vão experimentando e aprendendo a conviver com as diferenças, ou seja, a viver em sociedade em que o conflito e a violência são um fator predominante. A presente dissertação tem como objetivo analisar quais são os fatores que dão origem à violência na Escola. Neste caso, específico, na escola Secundária de Bombom (Distrito de Mé-Zochi) de São Tomé e Príncipe. Procurámos compreender qual a perceção dos professores acerca do fenómeno da violência, e que medidas poderão ser tomadas para diminuir o fluxo da violência, proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor. Recorreu-se a uma metodologia de investigação baseada numa abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva, para nos permitir aprofundar conhecimentos sobre o fenómeno de violência. Atendendo á escassez de informação neste domínio e a necessidade de criação de base de dados sobre a violência na escola, os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, estruturado em nove seções. Tendo em conta a própria conjuntura do país e as realidades sociais, o processo de mudança de comportamento e atitude requerem algum tempo para serem interiorizados, mas é possível a construção de uma educação baseada no convívio sem violência, de forma a contribuir para uma cultura para a cidadania, na edificação de paz prosperidade e simetria. Os resultados desta investigação apontam para um alto índice de violência física. Verificou-se que este fenómeno é muito comum no cenário escolar. É remota a ideia de se considerar este estudo como um produto acabado pronto a resolver os problemas extremamente complexo como o fenómeno da violência carregado de simbolismos culturais, sociais, psicológicos. Contudo este estudo serve para o desabrochar de programas e projetos no domínio de violência na escola e de mediação de conflito escolar estendendo para outras escolas; Abstract: CONCEPTIONS AND REPRESENTATIONS OF TEACHERS ON VIOLENCE AT SCHOOL: THE CASE OF THE SECONDARY SCHOOL OF BOMBOM, DISTRICT OF MÉZOCHI-S. TOMÉ AND PRINCIPE In the last decade, violence in schools is a cause for concern, especially in São Tomé and society. The school itself promotes a social environment in which young people experience and learn to live with differences, that is, to live in a society in which conflict and violence are a predominant factor. The present dissertation aims to analyze what are the factors that give rise to violence in the School. In this specific case, at the Secondary School of Bombom (District of Mé-Zochi) of Sao Tome and Principe. We sought to understand how teachers perceive the phenomenon of violence and what measures can be taken to reduce the flow of violence, providing a healthier and more welcoming environment. We used a research methodology based on a quantitative approach of an exploratory and descriptive nature, in order to allow us to deepen knowledge about the phenomenon of violence. In view of the scarcity of information in this field and the need to create a database on violence at school, the data collection instruments were the questionnaire survey, structured into nine sections. Taking into account the country's own situation and social realities, the process of changing behavior and attitude requires some time to be internalized, but it is possible to build an education based on nonviolent living, in order to contribute to a culture for citizenship, in building peace, prosperity and symmetry. The results of this investigation point to a high rate of physical violence. It has been found that this phenomenon is very common in the school setting. It is remote the idea of considering this study as a finished product ready to solve the problems extremely complex as the phenomenon of violence loaded with cultural, social, psychological symbolism. However, this study serves to develop programs and projects in the field of violence in school and to mediation of school conflict extending to other schools.Universidade de Évora2019-02-28T10:04:35Z2019-02-282019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25247http://hdl.handle.net/10174/25247TID:202178013porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoivete_39@yahoo.com.br229Correia, Ivete da Graça dos Santos Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:43.753705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
title Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
spellingShingle Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima
Violência na escola
Alunos
Professores
Família
Violence in school
Students
Teachers
Family
title_short Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
title_full Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
title_fullStr Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
title_full_unstemmed Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
title_sort Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe
author Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima
author_facet Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Violência na escola
Alunos
Professores
Família
Violence in school
Students
Teachers
Family
topic Violência na escola
Alunos
Professores
Família
Violence in school
Students
Teachers
Family
description Na última década a violência na escola é um fator preocupante, principalmente na sociedade santomense. A escola promove por si só um ambiente social em que os jovens vão experimentando e aprendendo a conviver com as diferenças, ou seja, a viver em sociedade em que o conflito e a violência são um fator predominante. A presente dissertação tem como objetivo analisar quais são os fatores que dão origem à violência na Escola. Neste caso, específico, na escola Secundária de Bombom (Distrito de Mé-Zochi) de São Tomé e Príncipe. Procurámos compreender qual a perceção dos professores acerca do fenómeno da violência, e que medidas poderão ser tomadas para diminuir o fluxo da violência, proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor. Recorreu-se a uma metodologia de investigação baseada numa abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva, para nos permitir aprofundar conhecimentos sobre o fenómeno de violência. Atendendo á escassez de informação neste domínio e a necessidade de criação de base de dados sobre a violência na escola, os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, estruturado em nove seções. Tendo em conta a própria conjuntura do país e as realidades sociais, o processo de mudança de comportamento e atitude requerem algum tempo para serem interiorizados, mas é possível a construção de uma educação baseada no convívio sem violência, de forma a contribuir para uma cultura para a cidadania, na edificação de paz prosperidade e simetria. Os resultados desta investigação apontam para um alto índice de violência física. Verificou-se que este fenómeno é muito comum no cenário escolar. É remota a ideia de se considerar este estudo como um produto acabado pronto a resolver os problemas extremamente complexo como o fenómeno da violência carregado de simbolismos culturais, sociais, psicológicos. Contudo este estudo serve para o desabrochar de programas e projetos no domínio de violência na escola e de mediação de conflito escolar estendendo para outras escolas; Abstract: CONCEPTIONS AND REPRESENTATIONS OF TEACHERS ON VIOLENCE AT SCHOOL: THE CASE OF THE SECONDARY SCHOOL OF BOMBOM, DISTRICT OF MÉZOCHI-S. TOMÉ AND PRINCIPE In the last decade, violence in schools is a cause for concern, especially in São Tomé and society. The school itself promotes a social environment in which young people experience and learn to live with differences, that is, to live in a society in which conflict and violence are a predominant factor. The present dissertation aims to analyze what are the factors that give rise to violence in the School. In this specific case, at the Secondary School of Bombom (District of Mé-Zochi) of Sao Tome and Principe. We sought to understand how teachers perceive the phenomenon of violence and what measures can be taken to reduce the flow of violence, providing a healthier and more welcoming environment. We used a research methodology based on a quantitative approach of an exploratory and descriptive nature, in order to allow us to deepen knowledge about the phenomenon of violence. In view of the scarcity of information in this field and the need to create a database on violence at school, the data collection instruments were the questionnaire survey, structured into nine sections. Taking into account the country's own situation and social realities, the process of changing behavior and attitude requires some time to be internalized, but it is possible to build an education based on nonviolent living, in order to contribute to a culture for citizenship, in building peace, prosperity and symmetry. The results of this investigation point to a high rate of physical violence. It has been found that this phenomenon is very common in the school setting. It is remote the idea of considering this study as a finished product ready to solve the problems extremely complex as the phenomenon of violence loaded with cultural, social, psychological symbolism. However, this study serves to develop programs and projects in the field of violence in school and to mediation of school conflict extending to other schools.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28T10:04:35Z
2019-02-28
2019-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25247
http://hdl.handle.net/10174/25247
TID:202178013
url http://hdl.handle.net/10174/25247
identifier_str_mv TID:202178013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ivete_39@yahoo.com.br
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136639362007040